pt +55 (48) 3039 1404 contato@apino.com.br

Team building: o que é e como utilizá-lo na gestão de equipes

Traduzido ao pé da letra, o termo team building significa “construção de equipe”. No entanto, seu conceito vai muito além dessa ideia e envolve uma série de estratégias imprescindíveis para o sucesso da sua empresa e o engajamento de suas equipes.

Essa ferramenta pode ser aplicada de diferentes formas e garante resultados incríveis. Seu principal foco está na integração dos colaboradores, no aumento dos níveis de produtividade e desempenho dos negócios.

Quer entender melhor as vantagens de investir em ações de team building? Então, confira dicas a seguir e conheça algumas atividades interessantes que sua empresa pode aplicar.

Mas, de fato, o que é o team building?

O conceito de team building nasceu há muito tempo, entre as décadas de 20 e 30, com algumas experiências em uma fábrica de Chicago. O foco principal era analisar uma série de fatores como o ambiente de trabalho, as condições, o volume de tarefas e o desempenho das equipes.

Após os estudos, os especialistas chegaram à conclusão de que, quanto maior o sentimento de grupo e de uma cultura de trabalho positiva, maior era a produtividade. A partir daí o team building passou a ser aplicado como uma estratégia fundamental para os mais diversos tipos de negócios. Entre as principais vantagens, separamos a lista abaixo.

Maior capacitação

Team building nada mais é do que um treinamento com foco na integração e motivação da equipe. Os temas podem ser variados, assim com as suas atividades. No entanto, é indiscutível a capacidade de agregar novos conhecimentos, teóricos e técnicos dos participantes envolvidos.

Incentivo

Não é à toa que o conceito de team building quase sempre está associado às campanhas de incentivo nas empresas. Afinal, o engajamento é uma das metas a serem alcançadas durante as atividades.

A pratica de team building ajuda também a desenvolver a liderança, comportamentos e novas relações que podem ser o primeiro passo motivacional para novas posições na empresa.

Integração

As atividades de team building sempre são interativas. Um dos principais objetivos desta estratégia é fortalecer, ou mesmo criar, laços entre colaboradores e equipes. Ao “jogarem” juntos, os participantes criam relações mais reais e mais dinâmicas, transformando experiências divertidas e motivacionais, em aprimoramento e conhecimento.

Como adotar o team building na empresa?

Apesar das atividades serem diversas, algumas empresas ainda não sabem como adotá-las no seu calendário, devido a uma série de fatores. Afinal, o team building, assim como qualquer outro tipo de treinamento corporativo, requer planejamento, organização, conhecimento e de um suporte logístico sem falhas.

Por isso, para ajudar, preparamos algumas dicas do que você precisa levar em consideração para realizar as atividades com sucesso. Confira!

Estabeleça propósitos

O primeiro passo para adotar a prática de team building é definir qual o objetivo das atividades. Ou seja, você pretende capacitar seus colaboradores com novas técnicas, busca integrar melhor as equipes, aproximar parceiros e clientes etc.?

Os propósitos podem ser os mais variáveis possíveis e, sem dúvidas, as atividades, se bem executadas, trarão sempre os resultados esperados. No entanto, é imprescindível que haja essa definição com antecedência, para que a empresa consiga planejar as ações de forma eficiente.

Escolha ambientes diferentes

Uma das principais características do team building é o cenário que ele é realizado. Enquanto treinamentos padrão ocorrem em ambientes fechados, como uma simples sala de reunião da empresa, o team building busca lugares externos como campos, praias, florestas, entre outros. Por esse motivo, uma excelente dica é incluir algumas atividades durante viagens de incentivo também.

Busque assessoria especializada

Qualquer atividade dentro de uma campanha de incentivo pode pesar no orçamento. Principalmente, quando tudo é realizado de qualquer forma e sem o devido planejamento.

É fundamental ter experiência na produção de um evento com esse propósito e, por causa disso, a recomendação é trabalhar em conjunto com uma agência especializada e com todo o conhecimento e suporte necessário para que sua empresa atinja os objetivos desejados.

Quais as atividades de team building podem ser implementadas?

Atividades outdoor

Realizar ações em uma sala fechada no ambiente corporativo pode até ser eficiente. Porém, convenhamos que quando há a possibilidade de trabalhar o team building ao ar livre, a motivação é muito maior. Por isso, muitas empresas passaram a adotar atividades outdoor com o objetivo de integrar suas equipes, como em alguns exemplos a seguir. Confira!

Rafting

Colocar equipes em botes infláveis para descer corredeiras pode parecer divertido. E não deixa de ser, porém, ao mesmo tempo, essa estratégia é uma ótima oportunidade para incentivar o espírito de equipe de seus funcionários e avaliar como eles reagem em momentos de tensão. Afinal, cada um terá uma importante participação e qualquer erro individual pode resultar em um belo banho de rio nos demais integrantes.

Acampamento

Outra atividade outdoor que pode ser utilizada no conceito de team building é organizar um acampamento, no qual os funcionários precisem, obrigatoriamente, recorrer aos companheiros para “sobreviver”. Neste cenário, é possível motivar ações coletivas e avaliar o trabalho de cada um em situações de escassez de recursos.

Escape Games

Essa atividade indoor nada mais é do que a criação de um ambiente real de jogo, em que os participantes geralmente têm 60 minutos para decifrar os enigmas e escapar das salas. As regras e os desafios são definidos estrategicamente para motivar ações coletivas entre os participantes.

Esse modelo de team building é usado no mundo inteiro e vem ganhando força no Brasil.

Jogos participativos

Jogos são ótimos para integração de equipes, pois oferecem um ambiente descontraído e ao mesmo tempo essencial para aproximar o contato e o trabalho em conjunto. Os tipos de atividades desse segmento são infinitos. Alguns já são bem famosos, mas é possível usar a criatividade para inventar jogos e regras próprios. O importante é manter o objetivo do team building.

Atividades gastronômicas

Que tal motivar o lado Master Chef de seus funcionários? Atividades envolvendo gastronomia são formas prazerosas de interagir suas equipes.

Geralmente, as ações envolvem desafios em grupos para elaborar pratos com os ingredientes disponíveis. É divertido, informal e motivacional. Por outro lado, é extremamente importante para praticar e vivenciar competências como liderança, organização e planejamento.

Dinâmicas de grupo

Para empresas com menos recursos para atividades externas ou participação em eventos, a velha dinâmica de grupo ainda é uma excelente solução de team building. Essas ações podem ser realizadas dentro do próprio ambiente de trabalho, mas é importante saber criar formas interativas e atrativas para que as atividades não sejam monótonas e cansativas. Use a criatividade e consulte os próprios colaboradores.

Algumas atividades de team building podem ser atreladas a viagens e eventos corporativos. Afinal, não há nada mais motivacional para um funcionário do que receber um convite para visitar um hotel ou destino incrível. Essa estratégia valoriza e incentiva a participação dos colaboradores. O empenho e os resultados certamente serão nítidos!

Gostou do nosso post sobre team building? Quer outras dicas de ações e estratégias que podem ser implementadas em sua empresa? Então, faça parte de nossa newsletter! Inscreva-se e receba tudo em primeira mão.

Team building: o que é e como utilizá-lo na gestão de equipes
5 (100%) 2 votes

Inscreva-se