Team building: o que é e como utilizá-lo na gestão de equipes
pt +55 (48) 3039 1404 [email protected]

Team building: o que é e como utilizá-lo na gestão de equipes

Traduzido ao pé da letra, o termo team building significa “construção de equipe”. No entanto, seu conceito vai muito além dessa ideia e envolve uma série de estratégias imprescindíveis para o sucesso da sua empresa e o engajamento de suas equipes.

Essa ferramenta pode ser aplicada de diferentes formas e garante resultados incríveis. Seu principal foco está na integração dos colaboradores, no aumento dos níveis de produtividade e desempenho dos negócios.

Quer entender melhor as vantagens de investir em ações de team building? Então, confira dicas a seguir e conheça algumas atividades interessantes que sua empresa pode aplicar.

Mas o que é o team building?

O conceito de team building nasceu há muito tempo, entre as décadas de 20 e 30, com algumas experiências em uma fábrica de Chicago. O foco principal era analisar uma série de fatores como o ambiente de trabalho, as condições, o volume de tarefas e o desempenho das equipes.

Após os estudos, os especialistas chegaram à conclusão de que, quanto maior o sentimento de grupo e de uma cultura de trabalho positiva, maior era a produtividade. A partir daí o team building passou a ser aplicado como uma estratégia fundamental para os mais diversos tipos de negócios. Entre as principais vantagens, separamos a lista abaixo.

Maior capacitação

Team building nada mais é do que um treinamento com foco na integração e motivação da equipe. Os temas podem ser variados, assim com as suas atividades. No entanto, é indiscutível a capacidade de agregar novos conhecimentos, teóricos e técnicos dos participantes envolvidos.

Incentivo

Não é à toa que o conceito de team building quase sempre está associado às campanhas de incentivo nas empresas. Afinal, o engajamento é uma das metas a serem alcançadas durante as atividades.

A pratica de team building ajuda também a desenvolver a liderança, comportamentos e novas relações que podem ser o primeiro passo motivacional para novas posições na empresa.

Integração

As atividades de team building sempre são interativas. Um dos principais objetivos desta estratégia é fortalecer, ou mesmo criar, laços entre colaboradores e equipes. Ao “jogarem” juntos, os participantes criam relações mais reais e mais dinâmicas, transformando experiências divertidas e motivacionais, em aprimoramento e conhecimento.

Como adotar o team building na empresa?

Apesar das atividades serem diversas, algumas empresas ainda não sabem como adotá-las no seu calendário, devido a uma série de fatores. Afinal, o team building, assim como qualquer outro tipo de treinamento corporativo, requer planejamento, organização, conhecimento e de um suporte logístico sem falhas.

Por isso, para ajudar, preparamos algumas dicas do que você precisa levar em consideração para realizar as atividades com sucesso. Confira!

Estabeleça propósitos

O primeiro passo para adotar a prática de team building é definir qual o objetivo das atividades. Ou seja, você pretende capacitar seus colaboradores com novas técnicas, busca integrar melhor as equipes, aproximar parceiros e clientes etc.?

Os propósitos podem ser os mais variáveis possíveis e, sem dúvidas, as atividades, se bem executadas, trarão sempre os resultados esperados. No entanto, é imprescindível que haja essa definição com antecedência, para que a empresa consiga planejar as ações de forma eficiente.

Escolha ambientes diferentes

Uma das principais características do team building é o cenário que ele é realizado. Enquanto treinamentos padrão ocorrem em ambientes fechados, como uma simples sala de reunião da empresa, o team building busca lugares externos como campos, praias, florestas, entre outros. Por esse motivo, uma excelente dica é incluir algumas atividades durante viagens de incentivo também.

Busque assessoria especializada

Qualquer atividade dentro de uma campanha de incentivo pode pesar no orçamento. Principalmente, quando tudo é realizado de qualquer forma e sem o devido planejamento.

É fundamental ter experiência na produção de um evento com esse propósito e, por causa disso, a recomendação é trabalhar em conjunto com uma agência especializada e com todo o conhecimento e suporte necessário para que sua empresa atinja os objetivos desejados.

Tipos de atividades de team building:

Atividades outdoor

Realizar ações em uma sala fechada no ambiente corporativo pode até ser eficiente. Porém, convenhamos que quando há a possibilidade de trabalhar o team building ao ar livre, a motivação é muito maior. Por isso, muitas empresas passaram a adotar atividades outdoor com o objetivo de integrar suas equipes, como em alguns exemplos a seguir. Confira!

Rafting

Colocar equipes em botes infláveis para descer corredeiras pode parecer divertido. E não deixa de ser, porém, ao mesmo tempo, essa estratégia é uma ótima oportunidade para incentivar o espírito de equipe de seus funcionários e avaliar como eles reagem em momentos de tensão. Afinal, cada um terá uma importante participação e qualquer erro individual pode resultar em um belo banho de rio nos demais integrantes.

Acampamento

Outra atividade outdoor que pode ser utilizada no conceito de team building é organizar um acampamento, no qual os funcionários precisem, obrigatoriamente, recorrer aos companheiros para “sobreviver”. Neste cenário, é possível motivar ações coletivas e avaliar o trabalho de cada um em situações de escassez de recursos.

Escape Games

Essa atividade indoor nada mais é do que a criação de um ambiente real de jogo, em que os participantes geralmente têm 60 minutos para decifrar os enigmas e escapar das salas. As regras e os desafios são definidos estrategicamente para motivar ações coletivas entre os participantes.

Esse modelo de team building é usado no mundo inteiro e vem ganhando força no Brasil.

Jogos participativos

Jogos são ótimos para integração de equipes, pois oferecem um ambiente descontraído e ao mesmo tempo essencial para aproximar o contato e o trabalho em conjunto. Os tipos de atividades desse segmento são infinitos. Alguns já são bem famosos, mas é possível usar a criatividade para inventar jogos e regras próprios. O importante é manter o objetivo do team building.

Atividades gastronômicas

Que tal motivar o lado Master Chef de seus funcionários? Atividades envolvendo gastronomia são formas prazerosas de interagir suas equipes.

Geralmente, as ações envolvem desafios em grupos para elaborar pratos com os ingredientes disponíveis. É divertido, informal e motivacional. Por outro lado, é extremamente importante para praticar e vivenciar competências como liderança, organização e planejamento.

Dinâmicas de grupo

Para empresas com menos recursos para atividades externas ou participação em eventos, a velha dinâmica de grupo ainda é uma excelente solução de team building. Essas ações podem ser realizadas dentro do próprio ambiente de trabalho, mas é importante saber criar formas interativas e atrativas para que as atividades não sejam monótonas e cansativas. Use a criatividade e consulte os próprios colaboradores.

Algumas atividades de team building podem ser atreladas a viagens e eventos corporativos. Afinal, não há nada mais motivacional para um funcionário do que receber um convite para visitar um hotel ou destino incrível. Essa estratégia valoriza e incentiva a participação dos colaboradores. O empenho e os resultados certamente serão nítidos!

Gostou do nosso post sobre team building? Quer outras dicas de ações e estratégias que podem ser implementadas em sua empresa? Então, faça parte de nossa newsletter! Inscreva-se e receba tudo em primeira mão.