Métodos de avaliação de desempenho: o que você precisa saber!
pt +55 (48) 3039 1404 [email protected]

Métodos de avaliação de desempenho: o que você precisa saber!

Se a sua empresa busca por resultados reais e seguros para entender a performance da companhia, não pode se limitar somente às planilhas. Atualmente, tornou-se imprescindível a utilização de técnicas modernas de avaliação para buscar melhorias ainda maiores para as equipes. 

Todo colaborador responsável pela gestão de pessoas deve conhecer alguns métodos de avaliação de desempenho. Por isso, separamos 6 métodos de avaliação de desempenho muito utilizados nos dias atuais e suas vantagens para organização. Confira!

1. Autoavaliação ou autofeedback

Até mesmo fora do ambiente profissional é comum as pessoas avaliarem, criticarem ou elogiarem determinadas atitudes, serviços, produtos etc. No trabalho é a mesma coisa. No entanto, é necessário olhar para si mesmo e para nossas próprias rotinas.

Para que isso ocorra, quase sempre precisamos de uma forcinha extra, que pode ser por meio de exercícios, questionários, pesquisas ou entrevistas. Conhecer os interesses, visões, perspectivas e opiniões de cada funcionário é importante para a avaliação geral do negócio.

2. Avaliação 360 graus

Como o próprio nome dá a entender, o método de avaliação de desempenhos de 360 graus é muito mais abrangente. O conceito consiste em que cada colaborador seja avaliado por toda a empresa, desde supervisores e coordenadores até o colega de mesa. Esse modelo permite uma visão macro de como cada colaborador é visto por diferentes pessoas e setores da companhia.

3. Avaliação Top Down

Esse método de avaliação de desempenho é o mais tradicional. Ao pé da letra, seria avaliar de cima para baixo, ou seja, o superior monitora, avalia e passa o feedback aos seus colaboradores.

Obviamente, este tipo de avaliação se faz necessária em todos os setores. Porém, visando uma coleta de dados mais ampla e sem opiniões pessoais, é recomendado realizar outros métodos em conjunto com o Top Down.

4. Avaliação de desempenho por competências

Essa técnica pode ser utilizada junto aos demais métodos para somar às outras informações a serem coletadas. É importante utilizar esse tipo de avaliação para mensurar as competências técnicas e comportamentais do colaborador.

Por exemplo, qualificar as habilidades e conhecimentos no trabalho, assim como o comportamento em equipe, cumprimento de horários e produtividade.

5. Avaliação por objetivos

Um dos métodos de avaliação de desempenho mais eficazes é o por objetivos. Nesses casos, os gestores estipulam metas a serem cumpridas em determinados períodos. Após a conclusão do prazo, é realizada uma análise mais detalhada sobre o desempenho de cada funcionário e equipe perante o objetivo estipulado. É uma ótima ferramenta para ajustar os times e realocar alguns colaboradores nos setores que mais se saem bem.

6. Avaliação por escala

Esse processo é bem simples e de fácil aplicação. Trata-se de uma tabela comparativa com os principais dados a serem avaliados, como produtividade, trabalho em equipe, pontualidade, entre outros. Na outra coluna ficam as notas ou avaliações, como excelente, bom, regular e ruim.

O método é eficaz, porém devido à simplicidade e limitações, é sempre recomendado aplicar outras técnicas em conjunto caso necessite coletar mais dados.

Vantagens dos métodos de avaliação de desempenho

Saber quais são os métodos é importante. Contudo, também é fundamental entender quais são os impactos deles no cotidiano organizacional. Afinal, quando estamos dispostos a fazer algo, temos que entender exatamente o motivo disso e onde queremos chegar. Nesse sentido, selecionamos algumas vantagens que os métodos podem apresentar para a empresa.

Maior engajamento dos funcionários

Não é novidade que o ser humano sente a necessidade de viver em grupo. Isso significa que ele precisa sentir-se pertencendo a algo.

Quando uma instituição valoriza métodos de avaliação, isso passa a mensagem de que ela realmente se importa com o bem-estar, desenvolvimento profissional e opinião de cada colaborador. Nesse sentido, ele passa a sentir que faz realmente parte da organização e não é um mero trabalhador.

O impacto do sentimento de pertencimento a um grupo faz com que os colaboradores tenham um maior engajamento do trabalho. Isso significa que haverá, certamente, um impacto positivo na produtividade. Desta forma, as chances de melhorar os resultados e alcançar as metas estipuladas são, consideravelmente, muito maiores.

Aumento da produtividade dentro da empresa

A avaliação estrutural permite que os colaboradores possam fazer autocríticas muito positivas. Ou seja, eles não somente estarão interessados em atingir as metas, mas também em se destacar profissionalmente de forma exemplar para conquistar novas oportunidades dentro da empresa.

De forma mais prática, isso impactará na produtividade da instituição e também gerará menos rotatividade. Ocorre que quando há avaliações positivas, isso gera um estímulo, faz com que a equipe se sinta pertencida e engajada a continuar melhorando.

Afinal, a empresa passa a mensagem que valoriza o empenho e que bons profissionais podem conquistar posições cada vez melhores.

Tomadas de decisão mais seguras

Os métodos de avaliação também são excelentes indicadores para tomadas de decisões. Isso porque eles oferecem não só pesquisas quantitativas, mas também qualitativas.

Desta forma, um gestor consegue ter maior embasamento para produzir ações específicas visando melhorar o que não está indo bem ou até mesmo aperfeiçoar o que já está bem encaminhado.

Melhora da comunicação interna

A comunicação interna é um dos pilares de qualquer empresa que tenha interesse em manter um relacionamento transparente com sua equipe. Sendo assim, ao iniciar métodos de avaliação, a empresa conseguirá melhorar significativamente a comunicação interna. Como? Simples, por meio de feedbacks honestos e conversas transparentes.

Com isso, o colaborador sentirá que possui um apoio em sua carreira. Funciona, basicamente, como um “coaching” profissional. A empresa precisa avaliar, mas não julgar. Ou seja, precisa oferecer caminhos e aconselhamentos para que o profissional consiga entender onde está errando, o que precisa melhorar e quais são os pontos positivos do seu trabalho.

Ao trabalhar seguindo a linha do “coach”, ou feedbacks, a empresa pode até pensar na possibilidade de oferecer cursos de aperfeiçoamento para sua equipe. De forma geral, isso mostrará que há uma relação positiva entre ambas as partes e que todos podem crescer juntos.

Por fim, vale ressaltar que métodos de avaliação de desempenho são muito importante, mas um bom gestor precisa estar antenado com outras estratégias que permitam aumentar a produtividade da equipe. Sendo assim, recomendamos continuar pesquisando sobre o assunto.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Então, leia nosso artigo sobre 5 tipos de premiação para funcionário que vão além do dinheiro. Boa leitura!