Você está pronto para fazer networking em eventos? (Confira essas dicas!) – Blog da Apino Turismo
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Você está pronto para fazer networking em eventos? (Confira essas dicas!)

Eventos corporativos são um ótimo meio para, além de aprender sobre o tema que está sendo debatido, entrar em contato com profissionais que atuam no mesmo ou em algum segmento próximo, e trocar ideias, obter novas perspectivas sobre um ponto, entre outras questões. Mas será que você sabe fazer networking em eventos? Você está aproveitando essa ferramenta importantíssima para o seu desenvolvimento profissional ou está deixando passar oportunidades?

As empresas precisam realizar networking para serem lembradas de forma positiva pelos seus stakeholders, ou seja, pessoas e empresas de interesse para o seu negócio, sejam elas clientes, fornecedores, colaboradores ou pessoas que possam vir a fazer parte desse grupo. Já um profissional, seja ele autônomo ou colaborador de uma empresa necessita do networking para estar sempre visível para o mercado, seja para atuar junto a uma empresa ou outros profissionais, ou para ser efetivamente contratado por alguma organização.

O que é networking?

Networking é a formação e a manutenção de uma rede de contatos profissionais. Não é exatamente uma novidade, mas está se tornando cada vez mais importante para o sucesso pessoal ou de uma corporação. Além disso, novas formas de se fazer networking estão sendo criadas, principalmente por meio da internet. O networking em eventos, ou seja, presencial, no entanto, continua sendo uma das principais formas de interagir com outros profissionais de interesse. 

O networking serve para:

  • Obter informações relevantes sobre assuntos de interesse
  • Aprofundar relações com clientes e parceiros
  • Tornar uma empresa mais conhecida
  • Aumentar a visibilidade profissional
  • Detectar oportunidades de negócio
  • Desenvolver uma carreira
  • Vender seu produto ou serviço

Fazem parte do network de uma empresa ou de um profissional todas as pessoas e instituições que têm interesses em comum e que podem auxiliá-lo em sua jornada profissional.

Networking em eventos: o que você deve fazer para otimizar essa oportunidade

O networking geralmente acontece de uma forma natural e descontraída durante os eventos, mas algumas ações podem ser pensadas para que a sua presença em um local (e assim o gasto de tempo e dinheiro) possa trazer resultados mais efetivos. São elas:

Defina seus objetivos para o evento

Tenha em mente um objetivo ao participar de um determinado evento, de acordo com suas necessidades atuais e futuras. Para se propor um objetivo de acordo com a realidade do evento, responda a alguns questionamentos, como: Quem estará lá? Com quem você precisará falar? Quem você quer encontrar? O que você precisa obter de cada profissional? Quais serão seus objetivos ao participar desse evento? Além disso, saiba como a sua empresa pode ser útil para essas pessoas e, a partir disso, pré-defina algumas pautas para conversas.

Saiba qual será a agenda do evento

Conheça as palestras que serão ministradas, a que horas e em que loca elas acontecerão. Assim, você saberá onde e quando será mais provável encontrar pessoas do seu interesse. Não se esqueça de também participar dos momentos de confraternização. Com todos mais relaxados e descontraídos, fica mais fácil de conversar sobre qualquer assunto, inclusive sobre as pautas que você definiu no planejamento prévio.

Deixe o celular de lado

Apesar de ser bastante difícil nos dias atuais, tente usar o seu celular o mínimo possível. Envolva-se verdadeiramente para otimizar seu networking em eventos. Tente não usar de jeito nenhum seu aparelho durante o tempo em que você estiver nas atividades. Esteja realmente presente nas situações. Ninguém interage com pessoas que estão constantemente no celular. Ao contrário, cria-se uma barreira para a aproximação física.

Caminhe pelo evento

Não fique em um só lugar. Movimente-se pelo evento; circule; vá em busca de oportunidades. O papo com uma pessoa não foi pra frente? Suas expectativas não foram cumpridas? Vá atrás de outros profissionais. Mas não fique parado!

Não perca tempo com questões sem interesse

Encontrou um amigo e quer conversar? Marque outra hora, em outro momento. Não desperdice networking! Seu amigo estará à disposição em outra oportunidade. Muitas daquelas pessoas que estão ali, não. Além disso, não dê prosseguimento a uma conversa que não dará em nada. Dê uma desculpa e busque outras pessoas. Afinal, sabemos que participar de eventos não é barato e demanda um bom tempo do seu trabalho diário.

Anote seus contatos

Anote todos os contatos com quem você conversou durante o evento e classifique-os em categorias, como parceiros, clientes, potenciais parceiros, etc. Envie um e-mail de agradecimento após o evento e os adicione em suas redes sociais. Mantenha-os à vista e faça com que eles lembrem de você, seja postando sobre assuntos de interesse, marcando uma conversa pessoalmente vez ou outra, etc.

Gostou das dicas? Entendeu como fazer um bom networking em eventos? Quer saber mais sobre a importância de estar sempre em contato com seus stakeholders? Acompanhe os posts do nosso blog!

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