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Como planejar e criar uma campanha de incentivo de vendas?

Como planejar e criar uma campanha de incentivo de vendas?
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Funcionários pouco motivados e a alta rotatividade deles são situações comuns em algumas empresas, contudo, isso gera consequências ruins, como baixa produtividade e engajamento entre as equipes. Se você já passou ou passa por isso, não se preocupe! Organizar uma campanha de incentivo de vendas pode mudar esse cenário.

Mas, afinal, o que é esse tipo de campanha e como ela pode ser aplicada? Para responder essa pergunta, redigimos este artigo. Confira!

O que é uma campanha de incentivo de vendas?

Uma campanha de incentivo de vendas é aplicada nos times comerciais, pois sua intenção é alavancar as vendas e conseguir conquistar novos clientes.

Para isso, é criado um incentivo que faça os vendedores ficarem mais motivados e produtivos. Esse bônus pode ser um valor em dinheiro, um produto, uma viagem, serviços, enfim, qualquer coisa que seja do interesse dos membros da equipe.

A campanha precisa ser embasada em três pilares: motivação, reconhecimento e recompensa. Afinal, o membro da equipe que estiver mais motivado a alcançar a meta determinada terá seu esforço reconhecido pela empresa e será recompensado pelo prêmio.

Planejamento e comunicação da campanha de incentivo de vendas

Para desenvolver a campanha, é fundamental que você tenha um regulamento. O regulamento para a campanha de incentivo será de extrema importância para definir os passos a serem tomados ao longo do processo. Confira alguns passos que você pode adotar no seu planejamento:

  1. Tenha definidos quais são os objetivos da campanha. Você quer simplesmente aumentar o faturamento da empresa? Quer promover o engajamento entre seus funcionários? Isso precisa estar claro desde o início.
  2. Estabeleça metas que os vendedores precisam atingir. Elas devem ser claras e também dentro das possibilidades de entrega das equipes.
  3. Crie as regras. Os vendedores precisam conhecê-las muito bem para saber se é permitido oferecer descontos, se todos os produtos se aplicam à campanha etc.
  4. Estabeleça o período da campanha. De preferência, períodos curtos para que as equipes não percam o foco.
  5. Escolha junto com o time qual será o prêmio, pois isso o deixará motivado para ir atrás e conquistá-lo.
  6. Faça a divulgação interna da campanha. Dessa forma todos os colaboradores poderão se preparar e a expectativa irá deixá-los bem animados para que ela comece logo. Faça uso de todos os canais de comunicação interna da empresa.

Exemplos de campanhas de vendas

Agora, vejamos alguns tipos de campanhas que você pode aplicar para o time comercial.

Prêmio para quem vende mais: esta costuma ser a mais comum e pode premiar mais de um vendedor;

Prêmio para quem vende mais, desde que o time bata a meta: aqui, os vendedores que trouxerem melhores resultados são beneficiados. Porém, é preciso que o time como todo atinja a meta;

Sorteio com base no número de vendas: neste tipo, os vendedores recebem um ticket para concorrer ao sorteio do prêmio. Ou seja, quem vender mais conseguirá mais tickets e terá mais chances de ganhar.

Lembre-se que para criar uma campanha de incentivo de vendas, nem sempre os prêmios precisam ser em dinheiro. Afinal, há outros tipos de bônus que podem agradar às equipes.

Premiação para campanha de vendas

Ao definir a premiação para os vendedores, certifique-se de escolher algo memorável. As viagens de incentivo são uma excelente opção para as empresas que querem inovar na hora de premiar o seus colaboradores, pois proporcionam uma experiência inesquecível ou até mesmo impagável ao ganhador.

Recentemente, diversos canais de comunicação divulgaram o sucesso da campanha de vendas da startup Ocktadesk que alcançou um crescimento de 40% acima do esperado e, como resultado, concedeu a sua equipe uma viagem com tudo pago para Orlando.

O depoimento do CEO da empresa, Rodrigo Ricco, mostra como o reconhecimento ao esforço dos colaboradores pode funcionar muito bem quando alinhado as estratégias da empresa:

Vimos como nosso produto já estava ajustado e era hora de buscar três vezes o nosso crescimento em relação ao ano anterior. Analisando os números, porém, vimos como isso seria difícil. (…) Como lidamos com experiência do cliente, pensamos em dar uma experiência a nossos colaboradores. Pensamos em uma viagem com todo o time e queríamos levar pessoas a lugares que muitas nunca haviam ido.” 

Outro exemplo interessante é o da Resultados Digitais, que concedeu aos seus colaboradores o benefício de escolher entre dois modelos de premiações ao conquistarem diferentes níveis de vendas no RD Summit 2017. Podendo escolher entre a premiação em dinheiro convertida em viagem ou passagens aéreas e hospedagens.

A Helena, nossa colaboradora responsável pela criação dos roteiros, criou um roteiro personalizado de 4 dias, no Chile, para um dos seus colaboradores e outros mais simples, conhecidos como “escapadas”, para um final de semana em Bombinhas/SC e outro na Praia do Rosa/SC com acompanhante.

Quer saber mais sobre as viagens de incentivo? Então clique aqui para saber mais sobre os principais tipos de premiação para funcionário ou fale com um dos consultores por meio desse link aqui.

 

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