pt +55 (48) 3039 1404 contato@apino.com.br

5 motivos pelos quais funcionários motivados rendem mais

Se houvesse uma lista de mandamentos da gestão de pessoas, sem dúvida a motivação ocuparia o primeiro lugar desse rol. Não importa o tamanho ou a natureza da equipe: ter funcionários estimulados é o ponto primordial e elementar para que um líder obtenha resultados satisfatórios na rotina empresarial.

Em teoria essa tarefa é muito simples, porém, ela exige dedicação permanente e acompanhamento diário. Afinal, é preciso entender profundamente as necessidades e os perfis de cada um dos membros do time e, com base nessa observação, instituir uma política interna de incentivo que atenda a todos os colaboradores de maneira uniforme e eficaz.

Quando bem implementada, essa prática é capaz de trazer resultados sólidos e duradouros, tanto no engajamento das equipes quanto na mentalidade dos funcionários, o que opera uma mudança positiva na cultura da empresa. E motivos para isso não faltam.

Entenda por que funcionários motivados têm uma produtividade até 50% maior e aprenda as melhores formas de incentivar sua equipe:

1. Benefícios impulsionam a competitividade

Instituir uma gratificação, seja na forma de bonificações, percentuais nos resultados ou distribuição de prêmios, não só instiga a equipe, mas cria uma meta pela qual todos os integrantes de um time precisam unir esforços para atingi-la. E isso vai refletir tanto no empenho conjunto quanto na produtividade.

2. Treinamento e formação são via de mão dupla

Investir no crescimento profissional de um colaborador traz ganhos para todos os envolvidos. De um lado, o funcionário se sente reconhecido e tende a se comprometer muito mais com o trabalho. Do outro, a empresa, além de incentivá-lo, também ganha com uma equipe mais preparada e atualizada com as demandas do mercado.

3. Viagens de incentivo encorajam colaboradores

Assim como a promoção de treinamentos, a prática de encaminhar, rotineiramente, os funcionários para eventos corporativos, como feiras e congressos, garante o enriquecimento na formação profissional, o que reverte em favor da empresa.

O encorajamento do colaborador e a melhora da produtividade também costumam ser consequências das viagens de incentivo. Se a viagem é em grupo, há outro bônus: o estímulo à socialização e o entrosamento da equipe.

4. Qualidade das refeições importa mais do que se imagina

A oferta de alimentação na empresa tem uma importância, muitas vezes, negligenciada pelos gestores. Além do ganho em saúde, oferecer refeições de qualidade, balanceadas e saborosas é um diferencial enorme para os funcionários.

O ambiente em que elas são servidas é outro ponto essencial. E isso parte de uma questão elementar: quando bem tratados, os colaboradores tendem a dar a contrapartida à empresa.

5. Instituir uma cultura de feedback é medida simples e eficaz

Ter o retorno do trabalho, seja na forma de elogios — prática, muitas vezes, esquecida pelos gestores — ou de críticas construtivas é crucial para o desempenho dos colaboradores.

Cientes dos seus acertos e erros, os funcionários conseguem se autogerir de maneira mais eficaz e trabalhar alinhados com as expectativas e exigências da empresa.

Pequenas mudanças na gestão de pessoal nas empresas são capazes de se converter em ganhos reais, tanto para o empreendimento quanto para seus funcionários. Especificamente, com relação à produtividade e à eficácia, conseguir manter funcionários motivados é uma das principais chaves para impulsionar os resultados de uma empresa.

E isso, como foi visto, pode ser feito com a instituição de medidas muitas vezes simples e fáceis do ponto de vista gerencial.

Quer saber mais sobre viagens corporativas e ficar por dentro das novidades da área? Curta a nossa página no Facebook.

5 motivos pelos quais funcionários motivados rendem mais
Avalie este post!

Inscreva-se