Dois dos maiores objetivos de uma empresa são ter uma base de clientes fiel e contar com uma equipe de profissionais talentosos, engajados e felizes. Sabe o que pode fazer desse sonho uma realidade? A realização de eventos corporativos.
Esses momentos de interação têm um efeito poderoso que muitos empresários não enxergam. Seja para os colaboradores, seja para os clientes, os eventos são importantíssimos para a estratégia de marketing organizacional.
Confira, neste artigo, como você pode ver os frutos desse método na sua empresa!
Como identificar as vantagens desse investimento?
O retorno realizado em um evento corporativo não costuma vir de imediato. No entanto, com paciência, é possível ver mudanças significativas.
Por exemplo: uma confraternização interna é capaz de aproximar os colaboradores, reforçar a ideia de parceria e impulsionar a motivação para o cumprimento das metas.
Já no caso de eventos com clientes, tanto atuais quanto futuros, a principal vantagem está na construção de um relacionamento sólido. Além disso, a confirmação do profissionalismo gerada pela qualidade do evento oferece um motivo a mais para esses clientes confiarem na sua empresa.
Como realizar eventos corporativos para o público interno?
O filósofo Mário Sérgio Cortella é um dos defensores do uso do reconhecimento como forma de estimular as pessoas. E o motivo é muito simples: nada é tão inspirador para o ser humano quanto se sentir valorizado.
Uma das maneiras pelas quais você pode fazer isso na sua empresa é por meio de workshops e cursos. Tais eventos corporativos têm por objetivo aprimorar o conhecimento dos colaboradores, corroborando o quanto a empresa acredita e investe em seu potencial.
Outra forma eficiente é promover viagens de incentivo e organizar confraternizações mensais em homenagem aos aniversariantes. Enquanto o primeiro pode ser uma recompensa por alto desempenho, o segundo ajuda a fortalecer a união entre os colaboradores.
Como organizá-los para o público externo?
Na maioria das vezes, os eventos corporativos, para os clientes, têm um caráter mais sério e sóbrio, o que acaba refletindo em uma atenção maior aos detalhes.
Em ações voltadas para o público externo, é necessário que haja uma afinidade com o que essas pessoas esperam do evento. Afinal de contas, ele pode ser o fator decisivo para o fechamento ou não de um negócio.
Uma ideia que você pode adotar na sua empresa é a organização de um evento anual para apresentar as novidades. Nesse caso, vale a pena investir em um local de renome, com comidas, bebidas e música ambiente de bom gosto.
Agora, caso sua organização tenha um perfil mais despojado, há a possibilidade de realizar eventos corporativos em cafés ou restaurantes.
Uma estratégia de marketing de sucesso demanda a realização de eventos corporativos regularmente. É por meio dessas ações que a empresa conseguirá entender e estreitar o contato com duas peças essenciais para seu desenvolvimento: o capital humano e a clientela.
Uma última dica para você coordenar eventos incríveis é a elaboração de uma pesquisa com o público-alvo. Você pode realizá-la por e-mail, com duas ou três perguntas, no máximo, apenas para averiguar a percepção dos participantes e coletar sugestões.
Essa atitude fará com que sua organização invista melhor os recursos. Dessa maneira, os eventos corporativos conseguirão encantar, incentivar e ficar na memória de todos.
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