Tipos de premiação para funcionário que vão além do dinheiro
pt +55 (48) 3039 1404 [email protected]

Tipos de premiação para funcionário que vão além do dinheiro

Se você está procurando por tipos de premiação para funcionários, provavelmente está pensando em como fazer para motivar a sua equipe, certo? Ou então, está preparando uma ação de incentivo e quer garantir que os colaboradores recebam uma premiação incrível? 

Olha, você está no caminho certo: uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, junto à LTM, apontou que os funcionários que recebem algum tipo de premiação são 45% mais satisfeitos com os seus trabalhos. 

Além disso, este estudo mostrou que 87% dos 1.019 entrevistados enxergam as premiações como uma forma de valorização, e 80% entendem que essas ações podem aumentar a produtividade e melhorar o ambiente de trabalho.

Ou seja, você está prestes a elevar não só a satisfação e o relacionamento com os colaboradores mas também melhorar a eficiência da premiação. 

Por que experiências em vez de dinheiro?

Dinheiro é sempre bom e é claro que todo mundo gosta de receber. No entanto, promover uma experiência diferente ao seu colaborador é uma forma ainda mais eficiente de motivá-lo, pois envolve uma questão social e psicológica. 

O dinheiro, por si só, como premiação, após um tempo, passa a ser percebido como um complemento de salário e pode perder a essência da premiação. Para que uma premiação seja efetiva, é importante que o funcionário receba algo que proporcione momentos marcantes e que mostre que ele é especial.

Mas, como escolher uma premiação ideal? Para te ajudar, nós preparamos uma lista com as melhores formas de premiar os funcionários que se destacam na empresa:

Outros assuntos que podem te interessar: como planejar e criar uma campanha de incentivo de vendas?

1. Viagens de incentivo

Uma das formas mais eficientes de fazer uma ação de incentivo é oferecendo uma viagem para o(s) colaborador(es). Podendo ser para um destino regional, nacional ou até mesmo internacional, as viagens de incentivo rendem experiências enriquecedoras e são uma excelente alternativa para reconhecer a dedicação dos colaboradores de uma organização e promover novas interações.

Uma forma eficiente de proporcionar a experiência é contratando uma agência de viagens de incentivo, pois ela poderá criar um roteiro personalizado, de acordo com o orçamento da empresa, perfil dos colaboradores e com a necessidade da empresa.

2. Novas experiências com atividades “fora da caixa”

Que tal oferecer um voo panorâmico na cidade ou uma aventura de bungee jumping? Achou muito radical demais? Sem problemas! Aos que não curtirem a ideia, é possível oferecer um simples passeio de barco, por exemplo. Não importa o perfil da atividade, a ideia é propor algo diferenciado por um dia como forma de premiação “fora da caixa”.

Saiba mais: por que promover atividades e experiências ao ar livre?

3. Dia de folga com direito a SPA

Quem não gosta de uma folga no meio da semana, não é mesmo? Melhor ainda é ter uma folga e passar um dia todo em um SPA bacana, recebendo tratamentos especiais e sendo mimado. O dia livre com SPA é realmente uma ótima forma de reconhecimento, pois oferece diversos benefícios para a saúde física e psicológica do funcionário.

4. Cursos e participação em eventos

Um outro formato de premiação para funcionário pode ser colocado em prática por meio de inscrições em cursos, seminários, palestras e workshops importantes para sua carreira. Dessa forma, cria-se também uma imagem de valorização do profissional e, consequentemente, ele se sente mais motivado pela sua profissão.

5. Prêmios para a família do colaborador

Sua empresa pode também oferecer prêmios que envolvam os familiares de seu colaborador — um dia em um parque aquático da cidade ou um clube conhecido, por exemplo. Nesse caso, um final de semana completo em uma fazenda também é uma opção. Independentemente da ideia, essa estratégia é um excelente incentivo à motivação do profissional e uma forma de aproximação da empresa com sua família.

6. Cartão multicultural

Outra grande ideia de premiação de funcionário é incentivar sua participação em atividades culturais, como cinemas, teatros, livrarias e exposições diversas. Tudo isso pode ser feito por meio de um cartão especifico, no qual, a cada resultado apresentado pelo colaborador, um crédito é adicionado para que ele possa utilizar.

7. Jantares ou ingressos para shows

Um momento de descanso, em um lugar requintado e com pratos especiais ou ir ao show de um artista reconhecido? Sair da rotina e ir a um lugar a que ele normalmente não iria faz com que o colaborador se sinta especial. Para isso, você pode realizar uma pesquisa na empresa, descobrir quais são os artistas mais queridos da equipe e elaborar uma ação de incentivo que ofereça ingressos de show como recompensa.

8. Medalhas

Outra forma de reconhecimento são as medalhas. A princípio, podem parecer prêmios insignificantes, mas engana-se quem pensa isso. No imaginário coletivo, quem conquista uma medalha é uma pessoa reconhecida e importante. Dessa forma, organizar uma cerimônia para entregar a medalha dá um toque todo especial e faz o funcionário se sentir realmente valorizado.

9. Prêmios físicos, brindes e presentes

Com esse tipo de premiação, você tem um mundo de possibilidades para escolher o que, de fato, agradaria seus colaboradores. Podem ser eletroeletrônicos, notebooks, celulares de última geração ou qualquer outro item que seja de interesse do ganhador. Inclusive, você pode estipular um valor máximo e deixar que o próprio funcionário escolha, dentro de um catálogo, o produto que quiser.

10. Pontos em troca de prêmios

Uma ideia bem criativa e funcional para a premiação de funcionário é criar um esquema de pontuação acumulativa a cada resultado positivo que o colaborador conquistar. Esses pontos podem ser revertidos em prêmios, viagens ou qualquer outro benefício. Funcionam em um formato de metas a serem alcançadas e, além de motivacionais, podem ser algo que ajude na produtividade individual.

Gostou das nossas dicas de premiação para funcionário? Temos vários outros conteúdos sobre esse assunto e diversos mais. Quer ficar por dentro? Assine nossa newsletter e receba postagens exclusivas por e-mail!