Como incentivar funcionários a cumprir metas na empresa? – Blog da Apino Turismo
pt +55 (48) 3039 1404 [email protected]

Como incentivar funcionários a cumprir metas na empresa?

Uma das coisas mais importantes dentro de uma empresa é incentivar os funcionários a cumprir metas, pois, dessa forma todo o empreendimento é beneficiado. Mas, isso nem sempre é uma tarefa fácil, porque uma série de variáveis — internas e externas — podem influenciar nos resultados desejados.

Por isso, é preciso definir uma meta inteligente, associá-la a uma recompensa que seja realmente desejada pelo time e oferecer feedback contínuo. Assim, sempre que ela for conquistada, toda a empresa estará um passo mais perto do seu principal objetivo.

Pensando nisso, criamos esse artigo para te mostrar como incentivar os funcionários a cumprir metas na empresa de forma prática e eficaz. Continue lendo nosso conteúdo e fique por dentro do assunto!

Defina metas inteligentes e realistas

Tudo deve começar ainda no planejamento da meta, pois é preciso defini-la de forma inteligente. Muitos gestores a definem de forma complexa e distante demais da rotina da empresa e dos colaboradores, o que elimina a expectativa de alcance do time.

Uma boa meta deve ser realista e desenvolvida de acordo com a realidade da companhia e dos seus profissionais. Para isso, analise os relatórios dos três últimos meses, monitore o macroambiente e a concorrência. Assim, você terá bases sólidas para desenvolvê-la da melhor forma possível.

Ofereça feedbacks contínuos

O feedback é um retorno de informação onde você oferece uma resposta para os profissionais sobre seu desempenho em determinada atividade — nesse caso, no alcance das metas. Ao fazer isso, é possível manter todos eles engajados e comprometidos com os resultados almejados.

É importante que a periodicidade do feedback seja curta, especialmente em casos de metas mensais. Reúna a equipe ao menos uma vez por semana, fale sobre quem está mais próximo de atingi-la e instigue uma competitividade saudável. O importante é nunca deixar de oferecer esse retorno.

Implemente elementos lúdicos

Para tornar tudo mais divertido e engajar ainda mais os profissionais, é possível investir em elemento lúdicos extraídos de jogos. Essa técnica também é conhecida como gamificação e tem ganhado cada vez mais espaço dentro das companhias.

Para implementar esse método de forma precisa, associe as metas a alguma forma de pontuação, troféu ou ranking — elementos comuns nos games. Atualize o status constantemente e permita que cada profissional entenda sua posição. Com isso, você conseguirá mantê-los envolvidos constantemente.

Esteja disponível para ajudar

Boas metas são realistas, mas, na maioria das vezes também são desafiadoras. Por isso, é importante se manter disposto a ajudar cada profissional — seja em uma negociação mais complexa ou em uma tarefa que exija atenção redobrada, por exemplo. Nesses casos, é preciso que você assuma o papel de líder exemplar.

Incentive resultados fora da curva

Para finalizar, é importante destacar a necessidade de associar as metas a uma recompensa que seja desejada por todos. Ao fazer isso, todos se sentirão ainda mais motivados na busca pelos resultados e se empenharão ainda mais para otimizar a performance no trabalho.

Porém, não recompense com dinheiro, pois isso não deixa nenhuma lembrança positiva associada a empresa. Uma ótima dica é investir em viagens de incentivo, já que esse tipo de recompensa associa a meta a um dia de lazer, descanso e muita felicidade.

Essa recordação ficará gravada na mente dos seus funcionários e esse tipo de reconhecimento manterá todos eles sempre ávidos por resultados melhores.

Como você pode notar, todas as dicas desse artigo são bastante importantes! Ao aplicá-las, você conseguirá incentivar os funcionários no sentido correto e, por consequência, a cumprir metas inicialmente definidas.

E aí, gostou desse conteúdo? Quer continuar aprendendo? Então, aproveite para ler nosso guia sobre viagens de incentivo e a motivação que faltava para as equipes. Vamos lá!