O que é turismo de experiência? – Blog da Apino Turismo
pt +55 (48) 3039 1404 [email protected]
Você sabe o que é turismo de experiência e como ele pode trazer benefícios no meio corporativo? Saiba mais neste artigo.

Viajar é uma oportunidade de conhecer novos locais, novas culturas, uma nova gastronomia, novas pessoas, arquitetura, entre outras milhares de experiências. Uma viagem corporativa, no entanto, pode não deixar uma brecha para que esse lado mais lúdico seja aproveitado. Mas será que é preciso se restringir aos compromissos profissionais? Será que não existe a possibilidade de realizar um turismo de experiência nesses casos?

A resposta é: sim, existe essa possibilidade e ela precisa ser aproveitada. E essa experiência pode ser tão boa para os profissionais quanto para as empresas. Neste artigo, te contamos por que e como conciliar as duas coisas. Acompanhe!

Saiba tudo sobre turismo corporativo!

Mas o que é turismo de experiência?

O turismo de experiência não é um turismo tradicional, de visita a lugares turísticos, como museus, monumentos históricos e restaurantes finos. Trata-se de uma verdadeira inserção na cultura local, transformando a viagem em uma verdadeira experiência e aprendizado, incluindo atividades como:

  • Trilhas ecológicas
  • Tour por locais de população nativa
  • Passeio para acompanhar a produção de um insumo tradicional, como vinhos
  • Prova de cultivos direto da plantação

Entre muitas outras.

Que benefícios o turismo de experiência pode trazer para a empresa?

Inovação

Hoje, a palavra da vez é inovação. Empresas que não inovam não sobrevivem em um mercado com uma competição tão acirrada. E isso requer profissionais inovadores, ou seja, com pensamento fora da caixa, com uma visão além e ideias inusitadas. E uma das maneiras de desenvolver essas capacidades é vivenciando experiências totalmente diferentes do que se está habituado, para criar visões de mundo mais amplas.

Empatia

Colocar-se no lugar do outro é outra habilidade necessária para bons profissionais, que formam boas equipes e boas empresas. E essa é uma característica que uma viagem de turismo de experiência pode proporcionar, com a inserção mais aprofundada em outras culturas, sentindo as necessidades de pessoas com modos de vida totalmente diferentes.

Comunicação 

Viver experiências tão marcantes faz com que as pessoas desenvolvam uma melhor comunicação, conseguindo trocar ideias não somente com seus pares, ou pessoas que pensam e vivem de maneira mais ou menos parecidas, mas também com indivíduos distintos, com outras culturas, outras vivências e outros valores.

Responsabilidade social

A empatia e a comunicação fazem com que se pense mais a fundo em responsabilidade social, ou o que a empresa pode fazer para auxiliar determinadas culturas a serem preservadas, ou mesmo levar seus produtos até essas pessoas com um determinado propósito. Hoje, a responsabilidade social anda lado a lado com a inovação dentro das empresas. 

Como aliar o turismo corporativo ao turismo de experiência?

Todas as viagens necessitam de investimento por parte das empresas. Passagens e estadias não são itens dos mais baratos, e é exatamente por isso que é preciso aproveitar ao máximo cada viagem. Se um grupo de colaboradores precisa comparecer a compromissos em algum local mais distante, por que não aproveitar para realizar atividades de engajamento e colaboração entre eles no local? 

Para isso, o turismo de experiência é bastante indicado, já que algumas atividades exigem esforço e ajuda mútua para serem realizadas, como é o caso de trilhas, por exemplo. Aproveite para reunir o time de gestão de pessoas para criar um roteiro mais abrangente e proveitoso.

Se o próprio colaborador quiser estender a viagem e arcar com os custos extras, também é uma ideia interessante. Mesmo sem um planejamento de atividades focadas em resultados para a empresa, essa experiência será certamente válida em algum campo profissional.

No fim, experiências a mais são sempre bem-vindas. Para conseguir otimizar os custos, elaborar um roteiro ajustado às necessidades da empresa e do profissional, além de escolher as melhores condições de viagem, o melhor a se fazer é contar com o apoio de uma agência de viagens corporativas. Essas empresas são especializadas em planejar as melhores soluções de viagens, que caibam no bolso das corporações e possam ser aproveitadas ao máximo, trazendo o melhor custo x benefício. 

Quer saber mais sobre turismo corporativo? Entenda aqui qual é o impacto dessas viagens para as empresas.