Hoje em dia, é praticamente impossível pensar na organização de qualquer atividade sem um auxílio tecnológico — e os eventos não fogem disso. Responsáveis por trazer novidades para os mais variados mercados e nichos, os organizadores de eventos precisam saber como trabalhar com as tendências certas de tecnologia em eventos para diferenciar a sua produção.
Inclusive, com tanta informação disponível, e com tantos eventos acontecendo em curtos períodos, é preciso se destacar cada vez mais, e a tecnologia é um meio bastante propício para isso. Abaixo, destacamos algumas tecnologias para que você fique atento ao organizar o próximo evento!
Tecnologia em eventos que você precisa utilizar
As tecnologias abaixo já estão disponíveis em eventos no Brasil e no mundo. Por isso, se você não quiser ficar para trás, não deixe de utilizá-las:
Interatividade e aplicativos
Um evento precisa ser interativo. A partir do momento que você divulga o evento na internet, já está abrindo um canal de comunicação fundamental com o público.
Dessa forma, nada melhor do que pensar em soluções tecnológicas para que a interatividade aconteça da maneira mais orgânica e agradável possível. Uma boa opção é criar um aplicativo exclusivo do seu evento, no qual o participante consegue organizar o seu tempo e participar das atividades que mais tem vontade.
Ainda é possível incluir no app o mapa do evento, os horários, permitir avaliações e até mesmo que o participante monte sua agenda de palestras e mostras de maior interesse.
Telas touch screen
Todo mundo já está acostumado com as telas touch screen dos smartphones, certo? Mas oferecer esse tipo de tecnologia em soluções simples e elegantes para o público do seu evento é uma ótima maneira de facilitar a vida dos participantes. Que tal espalhar totens com informações essenciais por todo o espaço?
Monitores touch screen estão cada vez mais acessíveis e fáceis de serem encontrados, o que permite um maior número de totens no evento. Isso diminui a necessidade de vários postos de informação e ainda evita filas e aglomerações desnecessárias para cadastramento, por exemplo.
Experiências integradas
Vender ingressos pela internet é uma prática presente em praticamente todos os eventos. Afinal, isso gera mais conforto ao público que pode comprar o ingresso com apenas alguns cliques, sem a necessidade de sair de casa.
Mas, uma outra forma de gerar experiências reais e que complementem a jornada do participante é por meio das tecnologias de viagens. Por exemplo, ter um site personalizado para o participante escolher e comprar hospedagens, passagens aéreas e serviços de transporte, é um benefício que traz mais conforto e segurança não só durante planejamento da viagem mas até o momento em que ele voltar para casa.
Tendências em tecnologias em eventos
As tecnologias a seguir já são mais avançadas, e estão sendo utilizadas em grandes eventos corporativos. Fique atento a essas tendências!
Reconhecimento facial
Os softwares de reconhecimento facial já são uma realidade em eventos e agilizam o credenciamento dos participantes, diminuindo as filas e aumentando a satisfação do público.
A tendência é que o reconhecimento facial seja utilizado em grande escala, principalmente como uma maneira de tornar o check-in dos participantes rápido e seguro, além de causar uma ótima impressão!
RFID para compras internas
A tecnologia RFID ainda é uma novidade para muita gente, mas promete facilitar a vida dos organizadores de eventos. Ela pode ser utilizada, por exemplo, como uma pulseira “carregada” com créditos, facilitando e agilizando o consumo dos participantes dentro do seu evento.
Além de trazer mais segurança para as transações, auxilia no controle financeiro do público e dos vendedores. Tudo isso sem contar que as pulseiras permitem uma redução drástica nas filas para pagamento e ainda podem ser personalizadas de acordo com a temática do próprio evento.
Realidade virtual
Durante muitos anos, a realidade virtual foi tida como algo característico dos filmes de ficção científica que levavam personagens a entrarem em mundos virtuais. Porém, hoje, essa tecnologia é real e pode ser usada em eventos.
Atrações que incluem realidade virtual costumam reunir grandes filas de pessoas interessadas em testar os equipamentos e viver essa experiência, por isso, prepare bem a sua estratégia e qual tipo de interação quer oferecer ao público. Algumas ideias para este tipo de ação são tours, jogos ou passeios diferenciados.
Concluindo…
Hoje, tudo se resume à experiência do cliente, e assim também acontece com o mercado de eventos corporativos. Como um evento é um momento de aprendizado, mas também de sair da rotina, quanto mais criatividade o organizador englobar, melhor. E a tecnologia é fonte tanto de aprendizado quanto de criatividade. É por isso que você precisa ficar de olho nas tendências nacionais e internacionais de tecnologias em eventos!
Leia também: 9 ideias criativas para fazer do seu evento um sucesso