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6 práticas para encontrar bons fornecedores para sua empresa

Em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, as empresas buscam se destacar uma das outras. Para isso, não basta somente inovar em produtos e serviços. É fundamental atender seus clientes com excelência e, na maior parte das vezes, esse objetivo pode ser alcançado através de bons fornecedores.

Problemas como atrasos de entrega, falta de peças de reposição ou até mesmo falta dos produtos finais nas prateleiras são as principais insatisfações dos clientes ao realizarem uma compra, e em grande parte,  estão relacionados diretamente ao fornecedor.

Por isso, preparamos seis práticas para auxiliar sua empresa a encontrar os fornecedores ideais.

1. Participe de eventos, feiras e congressos

Esses eventos são uma excelente forma para promover uma aproximação entre empresas e fornecedores, e facilitam muito na hora de escolher as melhores opções.

Procure se informar sobre o calendário de eventos ligados a sua área de atuação, participe expondo seus produtos e serviços e interaja ao máximo com possíveis parceiros.

2. Tenha sempre o contato de outros fornecedores

Mesmo que seu fornecedor principal nunca tenha falhado em seu negócio, é sempre recomendado ter um plano B, e ainda mais, um plano C.

Mantenha sempre atualizado o máximo de contatos de outras empresas fornecedoras que possam atender suas necessidades em casos emergenciais, ou até mesmo, por um aumento na demanda de sua produção.

3. Certifique-se da estrutura logística e prazos de entregas

Um fornecedor ideal é aquele que, além de entregar um produto de qualidade, atenda também dentro dos prazos definidos. Por isso é importante entender todo o processo logístico de seu fornecedor. Avalie desde a produção até a entrega final e veja se de fato está apto a atender sua empresa.

Visite também sua fábrica ou escritório, agende reuniões e mantenha-se sempre em contato.

4. Realize pesquisas de mercado

Tanto para encontrar novos fornecedores, como para se atualizar sobre as tendências do mercado, uma pesquisa de mercado pode permitir enxergar de forma mais ampla como outras empresas concorrentes estão trabalhando e como seus fornecedores estão atuando no mercado.

Isso pode funcionar tanto para trocar de fornecedores como para buscar melhorias dos serviços prestados pelo seu fornecedor atual.

5. Pesquise em revistas e catálogos

Uma forma inteligente de encontrar bons fornecedores é por meio de revistas e catálogos de assuntos e produtos ligados a seu negócio. Esses materiais costumam apresentar de forma mais atualizada anúncios e contatos de possíveis parcerias.

6. Trate seu fornecedor sempre como um parceiro, e não somente como um prestador de serviços

Já foi o tempo das empresas considerarem os fornecedores com um simples prestador de serviço. Hoje, é preciso ir muito além disso. É fundamental entender cada processo de seu fornecedor e trazê-lo para dentro da sua empresa como parte dela, além de estudarem juntos novas soluções, sugerindo inovações e propondo ideias.

Obviamente que encontrar bons fornecedores que atendam perfeitamente todas as necessidades de sua empresa não é uma tarefa fácil, mas essas seis práticas com certeza irão facilitar o caminho para novas parcerias.

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