Despesas de viagem: aprenda a realizar um relatório profissional – Blog da Apino Turismo
pt +55 (48) 3039 1404 [email protected]

Despesas de viagem: como fazer um relatório profissional?

despesas de viagem

Um bom relatório possibilita uma visão muito clara dos gastos com passagens aéreas, hospedagem, alimentação, transporte terrestre, entre outros, e assim a mensuração dos retornos com volume de vendas, novos contratos ou retenção de clientes, por exemplo. Dessa forma, a empresa consegue destinar o orçamento necessário para cada centro de custo de forma eficiente.

Algumas informações necessárias em um relatório de viagens são:

  • Objetivo da viagem
  • Custos gerais
  • Custo de passagens aéreas
  • Custo de hospedagem
  • Custo de seguro-viagem
  • Custo de traslados
  • Custo de alimentação

E como fazer um relatório de viagens profissional?

Escolha a ferramenta mais apropriada

Para criar o documento com as despesas de viagem é recomendado que se utilize ferramentas próprias para isso. Para casos mais simples, planilhas do Excel ou aplicativos podem ser suficientes e, em outros mais complexos — que envolvam mais informações — o ideal é contar com ajuda de um software mais arrojado. O importante é que, em ambos os casos, haja uma padronização do relatório de viagem para facilitar seu preenchimento e entendimento de forma clara e objetiva.

Defina as despesas da empresa

Após a decisão de qual ferramenta atende melhor sua necessidade, é imprescindível elencar todas as possíveis despesas que sejam de responsabilidade da empresa. Para tornar mais fácil esse processo, o ideal é que já exista uma política de viagem estabelecida na companhia, pois ela vai estabelecer regras e controles das despesas de viagem do funcionário.Deve-se considerar valores de hospedagem, traslados, táxi, alimentação, entre outros. Como exemplo prático, a empresa pode estipular um custo máximo para refeições ou combustível por quilometragem. O que ultrapassar o valor, sem a devida justificativa por parte do viajante, passa a ser responsabilidade dele. Geralmente, o documento de política de viagem é produzido em parceria com o setor de recursos humanos e o financeiro.

Divida os gastos em custos antecipáveis e reembolsáveis

Basicamente, os custos de uma viagem corporativa envolvem gastos com hotel, passagem aérea, alimentação, transporte e seguro. No entanto, essas despesas são definidas em dois grupos: custos antecipados e reembolsáveis. Os antecipados são aqueles que devem ser pagos pela empresa antes da viagem, como reserva de hotel, passagem aérea e seguro viagem. Já os reembolsáveis são aqueles pagos pelo colaborador e, posteriormente, reembolsados pela empresa. Geralmente, esses gastos são com alimentação e transporte. Para melhor controle contábil, sugere-se que esses custos, que também devem estar discriminados na política de viagem, sejam separados dentro dos relatórios em questão.

Use a tecnologia a seu favor Conheça a ferramenta da Apino para viagens corporativas tudo acontece em uma única plataforma, centralizada, da seguinte maneira:

Self-booking 

Com dados pré-cadastrados, o próprio viajante solicita a passagem, traslados, aluguel de veículos, reservas de hotéis, etc. O sistema faz toda a pesquisa de acordo com a política de viagens da empresa e somente permite o que for autorizado por ela. Caso, por algum motivo, o viajante precise de algo que não esteja dentro das regras, ele irá precisar justificar.

Aprovação

Dentro do próprio sistema, o profissional encarregado da aprovação de viagens irá aprovar e confirmar as reservas (ou não). 

Relatórios

O sistema produz relatórios de acordo com a preferência do gestor: por centro de custo, por projeto, por pessoa, entre outros. Além disso, o viajante consegue adicionar as informações de custos reembolsáveis em tempo real.

Customização dos painéis de controle

O gestor responsável pelas viagens terá um painel de controle de acordo com suas preferências, podendo acessar solicitações e relatórios a qualquer momento.

Quer saber como a Apino pode auxiliar com suas despesas de viagem corporativa? Entre em contato conosco!