Aprenda a acompanhar o desempenho de funcionários que viajam
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Aprenda a acompanhar o desempenho de funcionários que viajam

Para que uma empresa atinja seus objetivos e metas, é preciso contar com o adequado desempenho de funcionários. Sem uma equipe comprometida e produtiva, dificilmente bons resultados serão conquistados.

De acordo com uma pesquisa da Microsoft, estima-se que 17 horas semanais sejam improdutivas. Quando o funcionário está na empresa, é fácil acompanhar seu desempenho, contudo, como fazer isso quando ele está viajando?

É preciso contar com a ajuda de algumas ferramentas: gerenciadores de tarefas, metas SMART e videoconferências. Separamos essas e outras dicas para você. Continue lendo o post e veja como acompanhar o desempenho de funcionários que viajam!

Conte com um gerenciador de tarefas online

Há diversos tipos de viagens corporativas — para treinamentos, prospecção de clientes, acompanhamento de filiais etc. Em todas, é preciso deixar claro ao profissional as tarefas que devem ser feitas, como e quais resultados são esperados.

Para tal finalidade, é muito importante contar com um gerenciador de tarefas ou projetos online. Assim, será possível acompanhar o que está por ser feito, o que está em andamento e o que já foi realizado. O Trello é um dos mais usados.

Estabeleça metas realistas e desafiadoras

Outro ponto muito importante é estabelecer o que deve ser feito por meio de metas, estimulando, assim, uma melhor performance. As metas podem estar associadas ao número de clientes adquiridos, a novos negócios fechados e à aquisição de novas habilidades ou conhecimentos, por exemplo.

Aqui, é preciso estabelecer uma meta clara, objetiva e consistente. Um dos métodos mais conhecidos é o SMART. Nele, as metas devem ser: específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com tempo bem definido.

Use um aplicativo de controle de ponto

Mesmo fora da empresa, é necessário que certos horários sejam cumpridos, pois esse é um importante indicador de desempenho. Para facilitar esse controle, é possível contar com a ajuda de aplicativos de controle de ponto online. Logo, o funcionário, do seu smartphone, poderá registrar seus horários.

Realize reuniões em videoconferências

Atualmente, a distância não é mais desculpa para não alinhar ideias, solicitar feedbacks ou dar feedbacks de melhoria. Por isso, é importante agendar videoconferências e ordenar tudo o que está sendo feito em viagem.

Há diversos aplicativos que podem ser usados para isso, como o Skype ou Google Hangouts. Nas reuniões online, solicite relatórios, projeções e indicadores de desempenho da viagem. Assim, você poderá ter uma visão sistêmica do que está  acontecendo.

Realize a multiplicação do conhecimento

Se a viagem for para participar de um treinamento ou conferência, as dicas citadas não terão o melhor efeito, afinal, o que realmente conta é o aprendizado. Nesse caso, informe ao funcionário que em sua chegada ele será responsável por multiplicar, com seus colegas, tudo o que aprender. Dessa maneira, será possível motivá-lo a aprender, avaliar sua curva de aprendizagem e, ainda, beneficiar a equipe.

Como se pode observar, existem muitas formas de acompanhar o desempenho de funcionários ao longo de uma viagem. No final, é importante lembrar de reconhecê-los e, na medida do possível, recompensá-los pela performance apresentada.

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