Blog da Apino Turismo

Entenda a importância do turismo corporativo e como preparar um orçamento anual!

O turismo corporativo é um importante segmento para a economia do Brasil, movimentando diversos setores. Entre 60 e 70% das viagens domésticas no país são motivadas por trabalho, segundo a Associação Latino Americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev).  

Mas o turismo corporativo não é apenas um bom negócio para os prestadores de serviço. Ele é também parte importante nas estratégias das empresas. Entenda agora o que é o turismo corporativo, qual a sua importância e como preparar um orçamento anual.

O que é o turismo corporativo?

O turismo corporativo é a modalidade de viagem motivada por questões profissionais, em que o viajante se desloca com a finalidade de representar a empresa. 

Ao contrário do turismo de lazer, o corporativo leva em conta às necessidade e o objetivo da empresa com esse deslocamento. Por isso, são viagens estipuladas por um orçamento e uma política já pré estabelecidas. 

Qual a importância do turismo corporativo?

O turismo corporativo é considerado por muitas empresas um setor estratégico para os negócios e, inclusive, assim como a folha de pagamento, já faz parte do orçamento como despesa fixa. Isso porque, em meio a um mercado cada vez mais competitivo e exigente, ele é capaz de expandir oportunidades, melhor capacitar colaboradores ou até mesmo acompanhar com mais proximidade as atividades desenvolvidas à distância. 

Firmar parcerias

Um dos principais benefícios do turismo corporativo é aumentar as chances de parcerias, seja ela com um novo cliente ou um fornecedor. Existem várias formas de estabelecer essas  parcerias, uma delas é na participação de eventos, por exemplo. 

Ao enviar colaboradores representando a empresa em viagens corporativas, a marca está sendo representada em ambientes favoráveis para o desenvolvimento de novos negócios. 

Tornar o seu negócio mais competitivo

O turismo corporativo é uma ótima forma de seus funcionários realizarem networking e trocarem informações sobre produtos, serviços e processos. Tudo isso possibilita novas ideias capazes de potencializar os negócios das empresa. 

Capacitação da sua equipe

Não apenas de parcerias e prospecção de novos clientes se baseia o turismo corporativo. Outra forma de viagem é a capacitação dos trabalhadores. Além da satisfação pessoal e profissional do colaborador que realiza o treinamento, manter equipes alinhadas com soluções inovadoras e preparados para os desafios do futuro é uma das maneiras mais eficazes de se manter competitivo num mercado cada vez mais exigente.  

Orçamento anual para turismo corporativo

O turismo corporativo pode ser considerado um elemento estratégico dentro das empresas, mas ele envolve custos consideráveis que dependem de planejamento para o sucesso. Por isso, é fundamental realizar o orçamento anual da organização com o turismo corporativo. 

Como fazer o orçamento anual?

O primeiro e principal passo para estabelecer o orçamento anual com viagens corporativas para a sua empresa é criar um política interna de viagem. 

Essa política define as determinações para as viagens corporativas. É neste documento que constam as regras para reembolso, compra de passagens, aluguel de automóveis e reserva de hotéis, por exemplo. 

Outro passo importante para a projeção é levantar as principais características das viagens realizadas pela sua empresa. Por exemplo, quais os principais destinos, qual a duração média das viagens e quais os objetivos do deslocamento?

Sabendo quais são os principais tipos de viagens, seus destinos e qual a política interna é hora de pesquisar os valores. Liste todos os gastos como passagens, hotéis, deslocamentos dentro da cidade e alimentação. Não deixe de fora algumas despesas como o seguro de viagem (em caso de viagens internacionais) e despacho de bagagens. Dessa maneira o orçamento estimado estará mais próximo dos valores reais. 

Como obter o melhor custo-benefício?

Para otimizar processos e garantir o máximo de economia, a melhor dica é contar com uma agência de viagens corporativas que, além de entregar vantagens financeiras com diversos parceiros, entrega também sistemas de automação na gestão de viagens e o suporte de um time de especialistas. Tudo isso simplificando os processos e trazendo maior controle para as empresas que as contratam. 

Conheça mais vantagens de uma agência de viagem corporativa.

Fique por dentro de mais dicas sobre turismo corporativo no Blog da Apino.