Existem três principais tipos de funcionários: os detratores, os neutros e os promotores da sua marca. Enquanto os dois primeiros tipos são imparciais ou até falam mal do empreendimento, o terceiro tipo — promotor — atua como um embaixador da empresa, defendendo-a.
Funcionários promotores falam bem da empresa para seus amigos e familiares, ajudando a fortalecer a marca. Eles também contribuem para potencializar a estratégia de Employer Branding, tornando sua companhia mais atraente para os talentos.
Tudo isso é muito bom. A questão é: como fazer os funcionários virarem promotores da sua marca? Pensando nisso, criamos um guia para você. Confira!
1. Faça um diagnóstico inicial
Antes de começar qualquer ação, é preciso fazer um diagnóstico interno. Quantos promotores há em sua empresa? Essa pergunta parece complexa, mas ao usar o Employee Net Promoter Score (E-NPS) fica muito mais fácil responder.
Peça que os funcionários respondam à seguinte questão “de 0 a 10, o quanto indicaria nossa empresa como um bom lugar para trabalhar para seus amigos?”. Respostas entre 0 e 6 representam detratores e entre 9 e 10 representam funcionários promotores.
2. Reconheça os profissionais
O reconhecimento é um importante aliado à gestão de pessoas. De acordo com pesquisa, funcionários reconhecidos por seus superiores imediatos tiveram um aumento médio de 60% em seu desempenho. Isso beneficia todo o negócio!
Entretanto, não é indicado sair distribuindo elogios, pois assim perdem valor. Fale dos trabalhos que realmente foram bem-feitos — como: metas alcançadas e projetos no prazo —, indicando que está observando o que a equipe faz de positivo. Em seguida, recompense pelos resultados.
3. Possibilite o crescimento na empresa
Um dos principais motivadores é a possibilidade de crescimento dentro da empresa. Quando um funcionário passa anos no mesmo cargo, torna-se desmotivado e, por consequência, um detrator da marca empregadora. A solução é criar um plano de carreira.
Esse plano busca nortear o crescimento dos profissionais, indicando os cargos que podem ser ocupados e o que é preciso para isso. Além do tempo de “casa”, esse plano considera aspectos como: metas alcançadas e assiduidade do profissional.
4. Invista no bem-estar interno
Sem dúvida, o bem-estar no trabalho é um fator que influencia na satisfação dos colaboradores. A empresa é um segundo lar para todos, onde passam grande parte dos seus dias, por isso, é preciso torná-la mais agradável.
Há muitas coisas que podem ser feitas. Incentive a prática de exercícios físicos, o equilíbrio entre a vida pessoal/profissional e reserve um espaço para descanso. Também é importante melhorar a comunicação interna, implementando novos canais para diálogo.
5. Ofereça viagens de incentivo
Existem muitas maneiras de recompensar um funcionário, como lhe oferecer uma bonificação financeira. O problema é que esse é um estímulo passageiro, que logo é esquecido e perde seu efeito. Como, então, criar memórias significativas?
A viagem de incentivo é uma das melhores recompensas, pois deixa ótimas lembranças que são associadas à empresa. Contudo, é preciso contar com uma empresa especializada no assunto, para criar rotas seguras e com um ótimo custo/benefício.
Veja, agora você está por dentro do assunto. Aproveite para aplicar as dicas aqui citadas e tornar seus funcionários verdadeiros promotores da marca. Além dos benefícios citados inicialmente, sua empresa também se tornará muito mais produtiva e rentável.
Gostou do conteúdo? Pronto para tornar os funcionários promotores da sua marca? Aproveite para nos seguir nas redes sociais (Facebook, LinkedIn). Vamos lá!