Viagens de Incentivo - a motivação que faltava para as equipes
pt +55 (48) 3039 1404 [email protected]

Viagens de Incentivo – a motivação que faltava para as equipes

viagens-de-incentivo-a -motivacao-que-faltava-para-as-equipes

Os colaboradores têm papel fundamental na conquista dos objetivos de uma organização, afinal eles vivem o dia a dia da empresa e se empenham na busca pelos resultados esperados dentro das suas equipes.

Por isso, os gestores devem sempre ter em mente a preocupação de oferecer as devidas condições para que seu time procure sempre melhorar. Nesse sentido, as viagens de incentivo funcionam como uma grande estratégia.

Pensando nisso, para que você saiba tudo a respeito dessa ação que pode aumentar a satisfação e a produtividade do seu time, criamos este artigo detalhando o tema e listando as principais dicas relacionadas ao assunto. Confira!

Quer saber como desenvolver a cultura organizacional da sua empresa? Baixe o nosso e-book!

Por que e como manter a sua equipe motivada?

Além de uma boa gestão, um ambiente de trabalho agradável e um salário compatível, é preciso incentivar as pessoas a trabalharem por algo além do mero crescimento da companhia ou do próprio desenvolvimento profissional. É necessário, portanto, criar ações que estimulem seus colaboradores a pensarem na empresa como se ela pertencesse a cada um deles: o velho e bom vestir a camisa.

Quando um funcionário se sente parte não só importante, mas fundamental no funcionamento da organização, isso naturalmente provoca atitudes de proteção e de empenho pessoal pelo crescimento da empresa.

Assim como um cliente satisfeito, um colaborador realizado também funciona como um multiplicador: elogia espontaneamente a companhia entre os amigos e nas redes sociais, dissemina as iniciativas da empresa entre o seu círculo de contatos e desperta em outros potenciais talentos a vontade de fazer parte daquela equipe.

Além disso, ele ajuda a criar uma concorrência saudável — se muitos profissionais querem entrar para uma empresa, quem já está dentro dela fará de tudo para permanecer, entregando resultados que farão a diferença. Eis um dos grandes motivos pelos quais é importante criar ações de retribuição que aumentem o incentivo por um bom trabalho.

Essa retribuição pode vir em forma de bônus em dinheiro ou até mesmo em prêmios — sob a forma de produtos em destaque no mercado. Mas nada disso é tão exclusivo e inesquecível quanto uma viagem desenhada especialmente para aquele colaborador.

Dessa forma, as viagens de incentivo são uma excelente solução para aumentar o engajamento e o comprometimento da equipe, funcionando tanto como uma contrapartida pelos bons serviços prestados quanto como uma maneira eficiente de estimular a dedicação e os bons resultados de um time.

O que são viagens de incentivo?

Como dissemos no tópico anterior, o incentivo com bônus financeiro é bem comum, mas uma viagem inesquecível pode marcar muito mais a vida de uma pessoa.

Imagine você, trabalhando na sua empresa. Certo dia, chega às suas mãos um novo projeto a ser implementado ou um objetivo a ser alcançado, uma meta audaciosa. Como forma de reconhecer seu esforço e empenho, a empresa lhe oferece um bônus em dinheiro significativo.

Diante do desafio, a resposta é lógica: você vai correr atrás de todas as formas para que os resultados sejam alcançados, pensando não só no bônus, mas no reconhecimento do seu trabalho. Se a meta for batida, certamente a satisfação própria será grande.

Imagine, no entanto, a mesma situação, mas com o bônus convertido em uma viagem. O destino será um lugar que você nunca conheceu, talvez que sempre tenha sonhado em visitar. Os gastos relacionados com passagem, hospedagem e outros serão custeados pela empresa. O seu papel será somente aproveitar a estadia.

Passado algum tempo dessa conquista, qual dos dois benefícios você acha que ficará guardado em sua memória? O dinheiro pode, sim, ser muito útil para que você compre algo que deseja ou para ajudar nas contas do dia a dia, mas uma viagem certamente vai ficar marcada nas suas melhores lembranças para sempre!

Quais são os benefícios das viagens de incentivo?

Para que você fique convencido de que tornar as viagens de incentivo uma prática constante é algo vantajoso, salientamos alguns dos muitos benefícios gerados por essa estratégia:

Aumento da criatividade

Um colaborador reconhecido e motivado se sente mais estimulado e livre para criar soluções, melhorar processos e inovar na sua área de atuação. Além disso, o estímulo e as novas perspectivas proporcionados por uma viagem são motores para incentivar novas visões dentro da empresa e a proposição de ideias.

Outro ponto a ser considerado é o fato de tais viagens também se transformarem em um prêmio cobiçado, entusiasmando, assim, os colaboradores a se destacarem dentro dos seus respectivos setores.

Desenvolvimento da autoconfiança

Uma viagem de incentivo é um dos reconhecimentos mais categóricos que uma companhia pode conceder a um colaborador que faz a diferença. Com isso, ela também se transforma em um grande impulso para a autoconfiança. Cientes de suas potencialidades, os colabores tendem a crescer e a se destacar, impulsionando a eficiência da empresa na medida em que sua própria autoestima cresce.

Estímulo ao conhecimento

Os novos horizontes, as novas culturas, a convivência com pessoas e as perspectivas diversas de mundo oferecidas por uma viagem não são só elementos que ficarão guardados na memória de um colaborador. Experimentar novos ares e vivenciar realidades distintas da que se tem no dia a dia já são, por si só, um grande enriquecimento na perspectiva pessoal e profissional de um funcionário.

E todos esses elementos são grandes incentivadores da curiosidade e da busca por novos conhecimentos, o que transforma as viagens de incentivo em um grande enriquecimento educacional.

Aumento da qualidade de vida

O reconhecimento do trabalho de um colaborador e o oferecimento de um prêmio na forma de uma viagem de incentivo são capazes de melhorar a qualidade de vida de um colaborador como um todo, reforçando sua autoestima e refletindo diretamente tanto na sua vida pessoal quanto na profissional, o que se reverte em benefícios indiretos para a própria empresa.

Estímulo ao crescimento individual e da equipe

Um time valorizado e reconhecido tende a crescer em conjunto e a se unir para o atingimento de metas. Dessa forma, além da melhora na atuação da própria equipe, as viagens de incentivo levam também a um desenvolvimento profissional individual marcante.

Valorização dos profissionais e atração de novos talentos

Não há forma mais clara e eficiente de se elogiar e reconhecer um colaborador do que lhe oferecer uma premiação importante.

Essa valorização é hoje o ponto principal para o estímulo do colaborador na melhoria do seu trabalho, além de funcionar como ferramenta importante para a atração e a retenção de talentos, na medida em que uma boa política de premiação é um dos grandes diferenciais de uma empresa no mercado.

Melhora no ambiente de trabalho

Funcionários felizes, reconhecidos e motivados são a grande chave para harmonizar a dinâmica de uma empresa. Em um ambiente saudável e estimulante, formado por uma equipe satisfeita e orgulhosa dos seus feitos, a integração é inegavelmente maior e a boa convivência traz rebatimentos na qualidade do trabalho e na eficiência da equipe.

Aumento da produtividade e do lucro do negócio

Para uma empresa que adota e consegue estruturar uma boa política de viagens de incentivo, o investimento nesse tipo de premiação tem retorno certo nos resultados.

Com colaboradores entusiasmados e estimulados a alcançar novas metas, o ganho na eficiência do trabalho e nos indicadores financeiros é mera consequência da aplicação de esforços para melhorar o reconhecimento e estimular quem se destaca na companhia.

Como planejar viagens como essas?

Para criar momentos que ficarão guardados na memória dos colaboradores, é importante conhecê-los. Afinal, oferecer uma viagem para um destino com foco em esportes para uma pessoa que não gosta dessa prática definitivamente não é nada interessante.

Por isso, antes de criar um programa de incentivo com viagens, você precisa conhecer a sua equipe e identificar quais são os principais pontos que tornariam a gratificação atrativa para cada colaborador.

Esse trabalho de identificação deve ser feito com uma equipe especializada, ou seja, uma agência de turismo que desenvolverá o melhor plano de viagens para cada caso específico.

Isso garante que as melhores estratégias sejam desenhadas e que tudo fique dentro do orçamento da empresa — até porque não adianta criar benefícios que podem prejudicar a saúde financeira da organização.

Quais são os tipos de viagens de incentivo?

É importante dizer que há diferentes tipos de viagens de incentivo. Por isso, conheça cada um deles a seguir:

Individuais

Além de um período de folga, o colaborador ganha uma viagem para desfrutar sozinho ou com sua família. As viagens de incentivo individuais são produzidas por agências especializadas, que buscam identificar os gostos, os hobbies e os desejos de cada funcionário.

Com base em um conjunto de informações, essas agências usam a criatividade para inserir o momento “UAU” durante o passeio — que pode ser uma camisa de futebol autografada pelos seus ídolos, um salto de paraquedas ou acelerar um carro esportivo em uma pista de automobilismo.

Para equipes

Empresas que trabalham por projetos muitas vezes têm um time multidisciplinar que trabalha junto ou equipes de vendas que têm a mesma função, só que em regiões distintas.

Nesse caso, as viagens de incentivo são feitas para o time campeão, nas quais os membros vão juntos para um destino especialmente desenhado para eles e que visa promover ainda mais a integração e o trabalho em equipe.

Entre as experiências inclusas, podem estar uma descida de corredeira, a participação em uma regata ou um camarote VIP em um show. A produção cuidará de todos os detalhes, como carros personalizados, jantares de confraternização ou cestas especiais no quarto do hotel — tudo com a marca da empresa.

Para toda a empresa

No objetivo de reunir todos os colaboradores da empresa em um clima de descontração e informalidade, as viagens de incentivo para toda a equipe têm por finalidade confraternizar e aumentar o engajamento dos envolvidos — que, em muitos casos, passam o ano se falando apenas por e-mail e videoconferências.

Muitas empresas aproveitam para unir a convenção geral a esse evento, em que um dia da viagem é dedicado especialmente para apresentar os resultados da companhia, as metas do próximo exercício e realizar palestras para todo o time.

Os outros dias são destinados ao lazer e às atividades que promovam a interação, como passeios, jantares e festas especiais.

Que tal oferecer bons momentos aos colaboradores?

Como vimos em nosso artigo, as viagens de incentivo são ótimas para ocasionar maior engajamento dos colaboradores e garantir a boa produtividade de toda a equipe. Isso porque os objetivos serão buscados com mais disposição e a recompensa gerará um ambiente de trabalho melhor e mais colaborativo.

O destino da viagem, as atividades envolvidas e a duração do passeio variam de acordo com os objetivos da empresa e com o orçamento disponível para tal ação. Cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Foz do Iguaçu e Florianópolis são as opções preferidas dentro do Brasil.

É muito importante frisar que, para garantir a eficiência dessa estratégia, é fundamental contar com a ajuda de agências especializadas em viagens de incentivo. Elas se certificarão de que as melhores ações serão tomadas dentro do orçamento disponível.

E então, você está pronto para implantar as viagens de incentivo na sua empresa e buscar a motivação que faltava para os seus colaboradores? Acompanhe-nos no Facebook, no LinkedIn e no Twitter e não perca as novidades sobre viagens corporativas!