Como as Viagens de incentivo contribuem para a produtividade
pten +55 (48) 3039 1404 [email protected]

Como as Viagens de incentivo contribuem para a produtividade

Viagens de incentivo

Aumentar a produtividade e o engajamento entre os colaboradores é o desejo de todo gestor. A camaradagem entre as pessoas proporciona um clima agradável na empresa que reflete na qualidade do trabalho de sua equipe. Desenvolver esse engajamento é possível com a criação de programas de viagens de incentivo em grupo. Nesta modalidade de incentivo, empresas oferecem viagens e eventos especiais como forma de retribuição pelo bom desempenho da equipe.

Empresas que já adotaram essas medidas sabem dos benefícios das viagens de incentivo como motivação, engajamento e aumento na produtividade.

Os recursos investidos para viagens de incentivo sempre voltam

A viagem de incentivo é conhecida como um investimento self payed, cujos custos são cobertos pelo lucros obtidos quando se atinge os resultados planejados, ou seja, é um investimento que está vinculado ao orçamento de marketing, uma ferramenta motivacional que gera resultados mensuráveis.

Quem participa de um bom programa de incentivo não quer perder o próximo, o que o incentiva a buscar cada vez mais bons resultados. Já aqueles que ficaram sabendo por fotos e relatos, se motivarão para bater as próximas metas.

Satisfação do colaborador

Um prêmio em dinheiro é mais facilmente esquecido pelo premiado, já uma viagem de incentivo tende a ser memorável, fazendo com que o participante se lembre por mais tempo daqueles bons momentos que foram proporcionados pela empresa.

Relações interpessoais

Além da satisfação pessoal, as viagens de incentivo em grupo, desenvolvem a camaradagem entre os colaboradores, que passam um bom tempo juntos e em muitos casos participam de atividades como o team building. Atividades assim fora do trabalho reflete diretamente nas relações entre colaboradores e desempenho no dia a dia.

Ideias de viagens de incentivo em grupo

As viagens de incentivo podem ser planejadas de diversas maneiras de acordo com os objetivos da empresa para determinada ação.

Pode ser em uma premiação para uma pequena equipe, as vezes incluindo um acompanhante para cada colaborador. É uma viagem de lazer entre amigos, com atividades e passeios em conjunto e opções exclusivas como camarotes em um show, um passeio de veleiro, assistir uma partida esportiva de um local privilegiado ou até mesmo jantar em um restaurante renomado. Esse tipo de viagem de incentivo é feita para premiar um time de vendas ou desenvolvimento ou até mesmo pelo sucesso de um projeto específico, de um modo geral o grupo varia de 5 a 20 participantes.

Algumas empresas fazem encontros gerais, que podem ser anuais ou bianuais. As convenções internas contam com atividades corporativas como apresentação de resultados e metas, lançamento de produtos, workshops e palestras, mas incluem também momentos de diversão como passeios e jantares temáticos. Em alguns casos, são adicionados à programação, atividades de team building, cujas dinâmicas trabalham competências como o espírito de equipe, confiança, auto estima e pró atividade por exemplo. Em um único evento, que pode variar entre 5 e 8 dias, a empresa consegue comunicar as ideias da empresa, promover interação entre os colaboradores, identificar perfis de comportamento para auxiliar na formação de equipes e motivar pessoas.

Reunir parceiros comerciais, clientes e franqueados também geram valor para as empresas, para isso os encontros corporativos são outra modalidade de viagem de incentivo que tem como objetivo premiar os parceiros, clientes ou franquias que mais deram resultados para a empresa. As programação de eventos como esse incluem palestras com nomes de peso, apresentação de resultados, novos produtos, mini treinamentos e proporcionam networking. Podem ser organizados eventos exclusivos como jantares de gala e shows ou no casa de um número pequeno de participantes, um espaço reservado em um grande show ou evento esportivo.

Viagens de Incentivo: Escolhendo a melhor opção para o premiado!

Quais os passos para uma viagem de incentivo de sucesso?

Saber escolher a data é primordidal, é sempre bom consultar os meses de clima favorável, mas que não sejam de alta temporada, pois encarece o valor do programa e diminui o número de boas opções de hospedagem e serviços exclusivos. Busque hospedar o grupo em unidades sem muita diferença de padrão. Determine as metas e desafios de forma clara para os colaboradores saberem o que ganharão e o que deverão fazer para ganhar. Programe o resultado dos vencedores para o fim de ano e a viagem para o primeiro semestre, o ano já começa com sua equipe motivada. Coloque metas desafiadoras, mas premiações satisfatórias, assim o colaborador verá que todo esforço é válido.

Para elaborar uma viagem de incentivo que realmente ficará marcada na vida do se colaborador é fundamental fugir do trivial e planejar uma programação marcante. Para isso tenha em mente uma pitada de criatividade e o apoio de uma empresa especializada em viagens de incentivo, capaz de criar roteiros personalizados, realizar as ideias da equipe de marketing dentro do orçamento previsto.

Saiba também os 7 benefícios da viagem incentivo para os profissionais de TI!

Quer saber mais sobre viagens de incentivo? Entre em contato com nossa equipe!

AP_CTA_eBook_ViagensEventos