Viagens de Incentivo: Escolhendo a melhor opção para o premiado
pt +55 (48) 3039 1404 [email protected]

Viagens de Incentivo: Escolhendo a melhor opção para o premiado

Viagens de Incentivo

As viagens de incentivo nem sempre precisam ser planejadas como uma atividade em conjunto, elas podem ser bonificações individuais, ou viagem de incentivo individual.

Assim como a viagem em grupo, esta é uma modalidade de incentivo financeira indireta e tem como objetivo o reconhecimento, a auto-estima, qualidade de vida, liberdade e autonomia do funcionário que apresentou um bom desempenho.

As mudanças na sociedade vêm mostrando que cada vez mais as pessoas buscam por experiências. E não é diferente com os colaboradores. Se afastar das atividades cotidianas e se reconectar com seus hobbies faz com que as pessoas consigam enxergar melhor outras possibilidades, além de recarregar a energia. Diversas empresas vêm alcançando bons resultados por entender o benefício de pausas do trabalho e que momentos de descontração aumentam a produtividade, além de estimular a criatividade e ideias novas.

Conheça seu funcionário

Para planejar uma viagem de incentivo individual é fundamental conhecer o funcionário, afinal, seu colaborador não ficará nem um pouco motivado se o seu destino não tiver nenhuma atração da qual ele goste. Além disso, o roteiro programado será apenas um sucesso se houver aquele elemento que ficará para sempre na memória do beneficiado. Mas, como identificar os interesses do funcionário?

1. Jogos interativos

Realizar jogos interativos é uma ótima maneira de transformar o ambiente num espaço mais lúdico e deixar seus colaboradores a vontade para expressarem seus interesses. Através de algumas atividades sua equipe poderá identificar os desejos e alguns deles poderão até ser realizados pela sua empresa. Por exemplo, um comentário sobre a paixão por automobilismo poderá virar um viagem para uma competição, ou uma reclamação de uma dor nas costas podem ser o ponto de partida para a definição de um roteiro com spa.

2. Direto ao ponto

Uma maneira de não errar na opção de benefício é por meio de questionário. Uma vez já tendo as opções de destino, pergunte diretamente qual seria a escolha preferencial do colaborador caso ele venha a bater suas metas.

3. Ofereça atividades regularmente

A oferta de atividades vinculadas à empresa, além de ser uma forma de engajamento, também funciona como um leque de opções para que seu funcionário demonstre quais atividades ele tem mais interesse. Colaboradores que se organizam em times de futebol, por exemplo, já demonstram seu interesse em esportes. Abra espaço para que eles também deem ideias.

4. Viagem com a família

Uma viagem de incentivo que inclua a família não significa bancar as férias do seu funcionário. Na verdade, a estratégia é criar um roteiro de incentivo que possa incluir o cônjuge e até os filhos. Por exemplo, uma palestra sobre a área de atuação da sua empresa poderá não ser um atrativo para que seu funcionário possa incluir a família, mas um jantar da empresa já cria a possibilidade de incluir o parceiro ou parceira do colaborador.

Esta é uma maneira de reforçar os laços familiares, muitas vezes desgastados na correria do dia a dia e na rotina de trabalho. Uma empresa que reforce este vínculo se mostra mais humana.

Conheça outras dicas para criar a rota de viagem ideal para os funcionários.

Tome cuidado!

Nas modalidades de incentivo individuais, para evitar comentários entre os funcionários não premiados, é imprescindível deixar claro o motivo da bonificação. Antes de estabelecer as metas, é importante também que todos estejam cientes que a premiação é válida para a equipe inteira.

Na hora de elaborar as metas, lembre-se que os incentivos não devem ser dados a desempenhos que saíram de um nível baixo para um mediano, mas que devem objetivar o status superior do trabalho do colaborador (com vistas a um resultado excelente).

Assim como as viagens de incentivo em grupo, as individuais podem trazer ótimos resultados para a empresa e para o engajamento da equipe. Para isso é importante saber qual das duas será mais eficiente para sua estratégia. É fundamental contar com uma empresa especializada para criar os roteiros como uma empresa de turismo.

Quer contar com a ajuda de uma empresa especializada para criar roteiros de viagem de incentivo individual? Entre em contato com a Apino!

ap_cta_apresentacao_corporativo