Passeio Vale Europeu | Cicloturismo – Blog da Apino Turismo
pt +55 (48) 3039 1404 [email protected]

Passeio Vale Europeu | Cicloturismo

vale-europeu

O Vale Europeu, nome dado à região catarinense localizada no Vale do Itajaí, foi colonizado por alemães, austríacos, italianos, portugueses e poloneses. É famoso por sediar a maior festa alemã das Américas, a Oktoberfest de Blumenau. O Vale Europeu possui diversas atrações como arquitetura e culinária típicas, roteiro de compras que incluem indústrias têxteis e ecoturismo.

A geografia é favorável ao cicloturismo. O lugar guarda roteiros incríveis, montanhas cobertas por matas preservadas e muitas cachoeiras. A região contém grande parte das cervejarias artesanais do estado e até hoje mantém a cultura dos antepassados, prato cheio para os turistas.

vale-europeu

Confira roteiro especial que inclui algumas cidades do Vale Europeu – Blumenau, Indaial, Timbó e Rio do Sul:

Duração: 6 dias | 5 noites

Informações:

Início/fim em Florianópolis/SC

Tamanho do grupo: mínimo de 12 pessoas

Consulte valores atualizados com a Apino Turismo clicando aqui.

Inclui:

– Alojamento: 5 noites em hotel (duplo compartilhado)

– Refeições: café da manhã e almoço

– Guias locais de língua Inglesa e portuguesa

– Veículo de apoio: bicicleta (hardtail MTB)

Não inclui:

– Passagem aérea

– Despesas com taxas e vistos

– Sobretaxa de quarto individual (caso alguém opte por ficar sozinho no quarto – entrar em contato para verificar valor)

– Seguro viagem

– Bebidas e outras despesas pessoais

vale-europeu

ROTEIRO:

Dia 1: Florianópolis

Recepção no aeroporto e transfer para um hotel no centro da Lagoa da Conceição. O restante do dia é livre, para curtir as belezas da Lagoa da Conceição e se preparar para a viagem do dia seguinte.

Dia 2: Timbó – Pomerode

Este primeiro dia de pedalada rumo ao Vale Europeu dá uma boa referência de como será o circuito, tanto em termos de beleza quanto de dificuldade: a estrada de terra que deixa Timbó atravessa a cidade de Rio dos Cedros, atravessa um morro, passa pela cidade de Rio Ada e finalmente chega a Pomerode.

Subir o monte, antes de alcançar o Rio Ada, é o maior desafio físico do dia, mas ao chegar ao topo e avistar a floresta tropical que cobre a rota, compensa o esforço.

Distância total: 45 km

Ascensão total: 510 m

Dificuldade física: média alta

Dificuldade técnica: média.

Dia 3: Pomerode – Indaial

Neste dia, o trajeto sai do asfalto e atravessa os bairros de Wunderwald (localizado no município de Pomerode) e Mulde (em Timbó). A rota é bem preenchida, com muitas casas de jardins bonitos e bem conservadas. Região com casas, riachos, pássaros e muitas árvores.
Distância total: 41 km

Ascensão total: 500 m

Dificuldade física: média alta

Dificuldade técnica: média.

Dia 4: Indaial – Rodeio

Essencialmente plano estiramento. A estrada passa pelo rio Itajaí Açú, trecho completamente diferente do resto da paisagem do circuito. O destaque desse trecho são as pontes, começando com a charmosa ponte arqueada, ainda em Indaial. Uma outra na estrada, atravessando uma ponte coberta por telhado, uma prática comum com os primeiros imigrantes trazidos para proteger a madeira. Há também uma suspensão, estreita o suficiente para passar um carro por vez. Uma luz indica o fluxo de veículos. Não é necessário atravessar a ponte para continuar no circuito, mas é muito divertido e a vista para o rio é muito bonita.

Distância total: 26 KM

Ascensão total: 170 m

Dificuldade física: fácil

Dificuldade técnica: média.

Dia 5: Sul da ilha

Neste dia, iremos visitar as mais belas praias de Florianópolis, que estão localizadas no sul da ilha, uma região onde a natureza predomina, com pequenas praias urbanizadas, muitas delas ex-colônias de pescadores que ainda preservam a história e a cultura do manézinho (como é chamado o nativo da ilha). Muitas dessas praias são caracterizadas por suas águas frias, a praia de Armação é considerada uma praia de mar agitado, Matadeiro é ideal para surfistas, Morro das Pedras possui um lindo mirante no alto, onde localiza-se um retiro de padres, sendo que nesse mirante a paisagem é espetacular.

Distancia Total: 28,9 KM

Ascensão total: 170 m

Dificuldade Física: Fácil

Dificuldade Técnica: Fácil.

valeu-europeu-cycle

Saiba mais sobre o Vale Europeu, confira outros roteiros de bike ou monte o seu:

AP_CTA_eBook_ValeEuropeu