Turismo em Santa Catarina é para todos: O Sul é meu destino
ptesen +55 (48) 3039 1404 [email protected]

Turismo em Santa Catarina: O Sul é meu destino

O turismo em Santa Catarina ganhará mais projeção com a nova campanha publicitária “O Sul é meu destino”, lançada pelo Ministério do Turismo.

As campanhas, que estão sendo transmitidas nos principais veículos de comunicação e até mesmo entre youtubers, tem o objetivo de divulgar os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul para todas as faixas etárias e tipos de público.

Conheça agora os motivos pelo qual Santa Catarina está entre os estados com maior número de destinos turísticos no Mapa do Turismo Brasileiro. São 184 municípios divididos em 12 regiões turísticas. Confira:

Turismo em Santa Catarina é para todos

Os contrastes culturais e paisagísticos de Santa Catarina fazem a visita ao estado ser uma experiência marcante. Cada região e cidade agrega um pouco ao mosaico de atrativos dos destinos turísticos catarinenses e não é preciso ir muito longe para se surpreender, a próxima aventura pode estar no próximo km.

Rotas Turísticas

Caminhos do Alto Vale

Esta região é mais nova do turismo em Santa Catarina. Com seus vales, cânions e rios, a região é perfeita para o ecoturismo e para a pratica de esportes de aventura. O agroturismo também tem seu espaço através da culinária local. Os cafés coloniais e almoços caseiros são feitos com os produtos cultivados nas propriedades rurais locais.

Fotos: Santur

Caminho dos Cânions

Lar do Parque Nacional de Aparados da Serra e da Serra Geral, a região dos cânions é muito procurada pelos ecoturistas. O Caminho dos Cânions se estende até o litoral, com praias e dunas de beleza ímpar. Porém, o destaque fica com o Morro dos Conventos, um dos principais pontos turísticos de Santa Catarina.

Fotos: Santur

 

Caminho dos Príncipes

Combinando história, cultura, natureza, litoral e recantos rurais, a região turística é a mais diversificada do turismo em Santa Catarina. A cultura europeia é predominante, com destaque para a alemã e a italiana, mas conta também com influência dos húngaros, noruegueses, poloneses, suíços, tchecos, ucranianos e até mesmo da cultura asiática, por parte dos japoneses.

Fotos: Santur

Caminhos da Fronteira

A diversidade cultural dessa região tem influências dos estados com quem faz fronteira, Rio Grande do Sul e Paraná, e da Argentina, com quem também é limítrofe. As tradições dos imigrantes alemães, italianos e poloneses igualmente se fazem presentes. Apesar de ser pouco conhecida no turismo em Santa Catarina, a região é promissora em ecoturismo devido a sua natureza selvagem.

Fotos: Santur

Costa Verde e Mar

Suas cidades vão de movimentadas até tradicionais vilas de pescadores, passando por praias de água verde esmeralda perfeitas para a prática de mergulho. A região conta com infraestrutura turística de qualidade, englobando comércio e serviços variados, parques, hotéis de renome e um terminal marítimo. É aqui onde se encontra o maior parque temático da America Latina, o Beto Carrero World.

Fotos: Santur

Encantos do Sul

Cidades históricas, natureza, praias, lagoas e estâncias termais são os Encantos do Sul. A região é querida entre os adeptos do ecoturismo e dos esportes de aventura. O litoral é berçário das baleias-francas no inverno, que podem ser observadas das praias ou em passeios de barco. A cultura italiana e a alemã são predominantes.

Fotos: Santur

Grande Florianópolis

Uma das mais visitadas de Santa Catarina, a Grande Florianópolis é onde está localizada a capital catarinense, Florianópolis, e suas cidades vizinhas. A região conta com estâncias de águas termais, cenários rurais, belíssimas praias, dunas, lagoas, rios e variada opção de entretenimento. Aqui se encontra a maior influência da herança dos imigrantes açorianos no Brasil.

Fotos: Santur

Grande Oeste

A paisagem campeira da região é cercada por cascatas e cachoeiras. As atrações variam entre estâncias de águas termais, turismo rural, gastronomia, festas típicas e ecoturismo.

Fotos: Santur

Serra Catarinense

Florestas de araucárias, montanhas, cânions e as cachoeiras são os componentes principais de uma das paisagens mais incríveis do Brasil. Apesar do turismo rural e o enoturismo (turismo de vinhos)  serem os principais segmentos turísticos do local, a região atraí turistas todos os anos no inverno pois é a única parte do país onde neva com frequência.

Fotos: Santur

Vale das Águas

A água é o principal atrativo desta região. As águas termais possui benefícios para a saúde e o Rio Uruguai é aproveitado para passeios de barco. O turismo religioso também marca presença através das igrejas antigas e de eventos que atraem fiéis do Brasil inteiro.

Fotos: Santur

Vale do Contestado

O Vale do Contestado possui varios locais históricos em memória à Guerra do Contestado, ocorrida na região entre 1912 e 1916. Há outras atrações como cachoeiras, vales e planaltos de vegetação preservada. A influência cultural se dá pelos imigrantes austríacos, japoneses, italianos e alemães.

Fotos: Santur

Vale Europeu

Os principais atrativos do Vale Europeu se dão pela herança cultural dos alemães, austríacos, italianos, poloneses e portugueses. A região é famosa no turismo em Santa Catarina pela Oktoberfest, a maior festa alemã das Américas, e pela rota da cerveja. Os roteiros de compras, o ecoturismo e o turismo rural também tem grande relevância.

Fotos: Santur

Vendo assim, o estado catarinense é claramente um tesouro para o turismo, unindo de tudo um pouco e um pouco para cada perfil de visitante. Na segunda parte deste post, traremos dicas imperdíveis do que fazer em Santa Catarina. Até a próxima!

_________________________________________________________________________

A Apino Turismo faz assessoria em viagens de lazer e de negócios, operando receptivo internacional e doméstico, DMC, viagens corporativos, eventos e viagens de incentivo. Veja mais no site apino.com.br!