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Tipos de eventos corporativos que ajudam a fortalecer a marca

Os eventos corporativos se tornaram grandes aliados de empresas que buscam se aproximar de seus públicos, atrair novos clientes, motivar colaboradores e, consequentemente, fortalecer sua marca no mercado.

Investir em um evento bem planejado e executado é uma oportunidade de criar uma grande identificação com o público, seja pela impressão de exclusividade que eles criam nos participantes ou pela experiência única que eles são capazes de produzir.

Ficou interessado em saber mais sobre esse tipo de evento? No post de hoje, reunimos as vantagens em realizá-los e os tipos mais comuns para você colocar em prática na sua empresa. Confira!

Vantagens dos eventos

Uma das principais vantagens em realizar um evento corporativo é poder transmitir a sua mensagem de maneira estreita e pessoal para um determinado grupo. O resultado desse trabalho minucioso é, naturalmente, o crescimento da influência da sua marca no mercado.

O evento pressupõe uma preparação. Data, horário e local específicos. Isso faz com que o participante tenha contato com a sua marca por bastante tempo. Ele irá para comentar com outras pessoas antes, compartilhar os momentos que acontecem durante e repercutir amplamente depois.

A espera por aquele momento e a expectativa são elementos que naturalmente aumentarão o envolvimento das pessoas. Além disso, durante o evento você terá a atenção dos participantes e a disposição deles em absorver o que você pretende transmitir de uma forma absolutamente única. Eles estarão muito mais dispostos e com ânimo de ver a sua marca de forma positiva.

Será também nesse evento que o participante terá contato em primeira vão com o seu produto. Isso faz com que ele tenha a percepção de exclusividade e o sentimento de ter sido escolhido. Assim ele se torna um embaixador da sua marca, espontaneamente e com muito engajamento.

Independentemente de qual seja o objetivo da sua empresa, há uma série de estratégias de marketing disponível para fidelizar o seu público. Vamos então apresentar algumas delas e explicar como elas podem ajudar a sua marca a ter mais alcance.

Tipos de eventos corporativos

Agora que você percebeu a importância e decidiu investir em eventos corporativos, precisa conhecer alguns tipos de eventos e saber quais se encaixam com os objetivos pretendidos com essa ação. É importante considerar aqui o seu público-alvo e buscar escolher aquela modalidade que mais se adapta a ele.

Não se preocupe com o tamanho. Todas as modalidades podem ser realizadas para qualquer quantidade de público envolvido. O importante é aproveitar a oportunidade para criar um marco no tempo e alterar o estado de espírito dos participantes para que eles sejam envolvidos.

Veja então algumas das modalidades de eventos corporativos disponíveis e saiba como cada uma delas funciona e como elas podem te ajudar a criar uma experiência marcante:

1. Workshops

Os workshops são recomendados para empresas que precisam passar algo relevante ao seu público-alvo e a sua dinâmica prática se torna eficaz tanto para o público interno quanto para o externo.

Para as equipes, os treinamentos fortalecem os valores da empresa e reforçam o sentimento de pertencimento em cada colaborador.

Já para os clientes, os workshops não só apresentam novos produtos, como são excelentes oportunidades de geração de novos negócios.

2. Feiras

Se o objetivo da sua empresa é colocar a marca em evidência, captar novos leads e conquistar novos clientes, a feira é a estratégia de marketing ideal. Eventos de grande porte chamam a atenção da mídia — o que já coloca a sua marca em evidência — e atraem uma quantidade considerável de pessoas.

Além disso, as feiras são locais ideais para o marketplace, funcionando como ponto de encontro entre parceiros, vendedores e compradores que querem fazer negócios. Também estimula novos associados a conhecer e comprar de fornecedores locais.

Tudo isso possibilita um rico intercâmbio de experiências, o estabelecimento de novos contatos e, principalmente, uma análise do mercado que servirá de base para novas estratégias de marketing.

3. Lançamentos

Eventos de lançamento, como o próprio nome sugere, são ideais para lançar no mercado um novo produto ou serviço desenvolvido pela sua empresa.

É importante que, antes de divulgar o lançamento ao público externo, os colaboradores da empresa já estejam cientes e familiarizados com a novidade. Afinal, eles são peças fundamentais para o crescimento do negócio e para o sucesso desse tipo de evento.

Para ampliar o alcance do lançamento para outras localidades, o recomendado é realizar uma transmissão via streaming, pois além de cumprir a função de informar grupos diversificados separados geograficamente, possui um custo mais baixo em comparação à realização do evento em si.

4. Simpósios

Basicamente, os simpósios são reuniões para discutir as impressões sobre um determinado tema que é colocado em debate. O formato é composto por oradores debatendo em uma mesa com a participação de um público no auditório.

A intenção do simpósio não é apresentar algo e tirar dúvidas, mas sim propor um debate entre as partes. Por isso, o objetivo da empresa ao realizar um evento desse tipo deve ser compatível com o fomento da discussão.

5. Palestras

As palestras são muito procuradas por pessoas que têm um interesse específico. Convidar uma autoridade ou uma influenciador atrai muitas pessoas e aumenta o alcance da sua marca. Principalmente por criar uma conexão muito particular entre o tema abordado e a imagem da sua empresa.

Por meio desta modalidade é possível criar muito valor para a marca e conquistar o respeito de pessoas que já conhecem a sua empresa, além de ampliar o alcance da sua marca, seja em razão do tema abordado ou do palestrante escolhido.

6. Eventos esportivos

Já pensou em associar a sua marca a um evento esportivo? Empresas investem cada vez mais em esportes como corrida de rua e ciclismo pela boa aceitação do público e pela grande visibilidade da marca durante todo o processo de divulgação e após a atividade.

Muitas marcas são conhecidas também pela sua representatividade em apoiar causas que não estejam diretamente ligadas aos seus produtos e serviços. Por isso, investir nesse tipo de evento pode fazer com que a sua empresa seja exposta para cada vez mais pessoas.

7. Convenções

Tratam-se de reuniões com profissionais da mesma empresa ou de empresas diferentes com o intuito de estimular ideias, criar metas e diretrizes para novos negócios.

O formato pode variar de acordo com a proposta do evento, se é um lançamento de algum produto ou uma comemoração, por exemplo. Grandes empresas costumam fazer encontros de líderes com a participação de palestrantes motivacionais, oficinas, dinâmicas, passeios e jantares especiais.

8. Gincanas

As gincanas são um tipo de competição em que os participantes são divididos em equipes e enfrentam desafios físicos ou intelectuais para pôr a prova as suas habilidades.

Um exemplo atual é a utilização de aplicativos para smartphones onde os pontos conquistados individualmente pelos membros de uma determinada equipe são somados.

Ganha aquela equipe que ao final tenha o maior número de pontos. Esse modelo tem a vantagem de aumentar o engajamento, fazendo com que os membros da equipe sejam motivadores dos seus colegas.

9. Viagens de incentivo

A viagem de incentivo é uma eficiente ferramenta para fidelizar clientes e impulsionar as vendas. Ela funciona como uma premiação oferecida aos colaboradores, clientes e distribuidores que ganharam destaque por obterem resultados positivos em determinados períodos.

É, portanto, uma estratégia de marketing motivacional, uma vez que as pessoas que ainda não foram premiadas têm um motivo a mais para cumprir as metas e superar as expectativas. Empresas que investem na estratégia são bem-vistas no mercado, garantindo o fortalecimento da marca.

10. Congressos

Esta modalidade é aquela em que são reunidos diversos especialistas em um assunto para deliberar sobre um tema específico. É escolhido um assunto e essas autoridades são ouvidas sobre ele, discorrendo e analisando minuciosamente os principais pontos. A reunião de pessoas capacitadas e de notório conhecimento traz muita credibilidade, que acaba sendo emprestada a sua marca.

Escolher um assunto que tenha muita relevância no momento e que ainda não tenha sido amplamente discutido atrai a atenção de muitas pessoas e faz com que a sua marca seja vista como participante na vanguarda do conhecimento.

E então, conseguiu perceber como os eventos corporativos são importantes para ajudar a sua empresa a se destacar no mercado? Diante de tantas possibilidades, uma delas, com certeza, vai atender suas necessidades. Você pode combinar as opções ou escolher apenas uma.

Tenha a certeza de que nenhum tempo ou recurso gasto na realização de um evento corporativo será desperdiçado pois eles criam uma experiência única o que faz com que a sua marca fique presente por muito mais tempo na memória daquelas pessoas.

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