Como comprovar o ROI de uma campanha de incentivo?
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Saiba como comprovar o retorno de investimento de campanhas de incentivo

Existem inúmeras formas de promover uma campanha de incentivo, mas, saber como comprovar o retorno de investimento dessas campanhas — sejam elas tangíveis ou intangíveis — é de extrema importância para que novas ações possam surgir no ambiente de trabalho.

Apesar de conhecerem as vantagens das campanhas de incentivo, uma dúvida muito comum que surge nesses casos é: como fazer para comprovar o retorno de investimento da campanha? Afinal, essa ação também envolve custos à empresa.

Tendo em vista essa dúvida, preparamos algumas dicas para você entender, de vez, como calcular o ROI das suas ações de incentivo e enxergar os resultados de uma forma muito mais clara. Continue a leitura e tome nota!

Como calcular o retorno de investimento da sua campanha de incentivo?

A forma mais comum de calcular o ROI é subtrair da receita gerada o valor que foi investido na campanha e, depois, dividir o resultado pelo valor do investimento. Para que isso fique mais claro, vamos a um exemplo.

Suponha que a sua empresa separe R$ 2.000,00 para investir em mídia paga ou criação de materiais em uma campanha de vendas, que, ao final, gera R$ 7.000,00 de receita. Nesse caso, com base no cálculo sugerido, a conta deve ser feita assim:

Lucro (7.000 – 2.000) / investimento inicial (2.000)

5.000 / 2.000 = 2,5

Isso significa que, a cada real dedicado à campanha de incentivo, foi gerado R$ 2,50 como retorno de investimento.

Essa lógica é válida quando a meta da ação é gerar mais resultados ligados às vendas. No entanto, podem haver campanhas com objetivos diferentes, que não, necessariamente, visam dinheiro. É o que veremos mais à frente.

Como mensurá-lo para resultados intangíveis?

Imagine que a sua empresa realiza uma viagem com o intuito de melhorar a integração dos colaboradores. Com certeza, isso traz resultados financeiros para o negócio. A ideia principal, no entanto, é avaliar e mensurar se essa ação está trazendo benefícios intangíveis — como a satisfação dos funcionários, por exemplo.

Em um primeiro momento, isso pode parecer difícil, mas a verdade é que é totalmente possível calcular o retorno de investimento nesses casos.

Uma das formas é realizar pesquisas, antes e depois da viagem. Assim você consegue gerar, de forma quantitativa mesmo, dados que podem ser analisados e estudados posteriormente, além de servirem como base para os próximos investimentos.

Como avaliar os resultados do ROI e onde aplicá-los?

Ao final do período estipulado para a campanha, é hora de entender os resultados e conferir se houve ou não sucesso. Para isso, o ideal é trabalhar com planilhas e gráficos que facilitem todo o processo.

Como exemplo, imagine que, depois de um treinamento corporativo, sua equipe de vendas tenha aumentado o faturamento em 30%, quando a meta era de 25%.

A princípio, tudo está perfeito, certo? Ainda assim, com um relatório detalhado, é possível enxergar o desempenho individual de cada participante e definir as próximas decisões. Então, a depender desses números, o lucro será ou não aplicado em alguma outra ação da empresa.

Muitas vezes, o valor é destinado a premiações aos colaboradores, o que faz todo sentido dentro de uma campanha de incentivo. Afinal, essa é uma das estratégias mais eficientes para promover a motivação do funcionário e o engajamento profissional — e, consequentemente, alcançar de forma mais fácil os objetivos da empresa.

Enfim, estas foram algumas dicas sobre como comprovar o retorno de investimento das suas campanhas de incentivo — sejam elas tangíveis, sejam intangíveis. Como vimos, sempre é possível calcular e mensurar os resultados, tomando-os como base para as próximas ações.

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