Por que eventos corporativos são ótimos para networking?
pt +55 (48) 3039 1404 [email protected]

Por que eventos corporativos são ótimos para networking?

Já parou para pensar que o sucesso profissional não depende somente das suas habilidades? Talvez você questione: “quer dizer que gastei anos com capacitações e isso não valeu de nada?”. Calma! Não é bem assim. O que queremos dizer é que contar com uma rede de contatos para alavancar sua carreira, também é importante.

Provavelmente, você já deve saber disso. Entretanto, pode ser que ainda não tenha se convencido sobre como os eventos corporativos podem te ajudar, efetivamente, nessa missão.

Por isso, neste texto, citaremos alguns pontos para esclarecer como os eventos podem ajudar a promover networking. Não basta saber como um evento pode ajudar, é necessário também ter informações para saber como agir no momento certo. Ficou interessado? Continue lendo!

Saiba como os eventos corporativos podem ajudar a fazer networking

  • Encontre profissionais com interesses afins

Os eventos corporativos são ótimas chances de encontrar profissionais que atuem, de forma direta ou indireta, no mesmo segmento. Isso abre um leque de oportunidades para os participantes. Ali, é possível expandir o conhecimento por meio das vivências desses profissionais e criar novas parcerias.

  • Faça novas conexões

Como já mencionado acima, os eventos proporcionam possibilidades de contato com profissionais do mesmo segmento. Contudo, para que isso realmente se concretize é necessário estabelecer conexões. Para isso, é fundamental que o participante tenha disposição em socializar e sinta o feeling do melhor momento para isso.

Confira 6 dicas essenciais sobre como fazer networking em um evento

1. Pesquise quem serão os palestrantes

Não dá para chegar em um evento sem saber nada sobre o seu conteúdo. Alertamos que esse é um erro que deve ser evitado, pois poderá prejudicar todo o seu trabalho. Sendo assim, antes do evento, pesquise quem serão os palestrantes e procure mais informações sobre os temas abordados. Com isso, você poderá utilizar o conteúdo como uma ponte para iniciar uma conversa, por exemplo.

2. Faça uma lista de pessoas importantes

Para não “perder” tempo, tente descobrir quem irá comparecer ao evento. Uma forma eficiente de fazer isso é questionando os próprios organizadores. Caso consiga a informação, faça uma lista de profissionais que são interessantes para você. Assim, você saberá quem são contatos valiosos!

3. Tenha um discurso na ponta da língua

É fundamental que você saiba dizer de forma clara e objetiva do que trata sua empresa ou projeto. Isso facilita muito a comunicação e mostra confiança e credibilidade.

4, Procure oportunidades

Se você for uma pessoa mais comunicativa, com toda certeza, encontrará momentos que serão certeiros para entrar em contato com quem interessa. Por exemplo, pode chegar na pessoa e se apresentar.

Já quem é menos comunicativo, terá um pouco mais de dificuldade. Entretanto, saiba que não é algo impossível. Peça para algum conhecido, ou até mesmo o organizador do evento, para te apresentar a quem for do seu interesse.

5. Leve cartão de visita

Uma peça fundamental em eventos corporativos é o cartão de visita. É por meio dele que o contato se estenderá após o evento. Portanto, tenha um cartão com informações básicas como: nome pessoal, nome da empresa, telefone, e-mail e site.

6. Mantenha relacionamento após o evento

Não basta criar uma ponte, é necessário chegar ao outro lado com ela. Exemplificando: no evento você criará uma ponte, ou seja, um caminho para percorrer, e no fim do evento é a hora de seguir até o outro lado. Sendo assim, mande um e-mail para a pessoa após o evento para que o contato seja mantido.

Achou interessantes nossas dicas de como fazer networking em eventos corporativos? Então você também vai gostar deste artigo que explica como eventos podem ajudar a fortalecer sua marca.