O que é overdelivering e como aplicá-lo em eventos corporativos?
pt +55 (48) 3039 1404 [email protected]

Overdelivering em eventos: você sabe o que é e como aplicar?

Apesar do estrangeirismo no nome, que pode remeter a algo complicado, o overdelivering é uma técnica administrativa simples. Ela se baseia no conceito de oferecer mais do que o cliente espera. Ou seja, agregar valor ao produto ou serviço visando surpreender o cliente.

Por conta dos resultados satisfatórios, a técnica é amplamente utilizada por empreendedores. Eles descobriram, por exemplo, que o overdelivering proporciona um alto nível de relacionamento com o cliente e, como consequência, promove a fidelização. Nesse sentido, a técnica pode ser empregada em eventos para oferecer mais satisfação para os visitantes.

Saiba como aplicar overdelivering em eventos

Utilizar overdelivering em eventos não é uma tarefa difícil, mas é importante considerar a diversidade do público. Geralmente, uma empresa emprega a técnica pensando em atender aos gostos e as necessidades de um público específico.

Nesse sentido, um organizador de evento deve pensar nas especificações de cada público a partir do tema do evento. Somente assim será possível superar as expectativas e promover o overdelivering com sucesso. Dito isso, vamos ao que interessa. Confira como promover um evento que supere as expectativas do público.

Passo 1 — Ofereça conforto ao público

Garantir o conforto dos convidados é um dos principais requisitos para ter um evento de sucesso. Por isso, é importante que o organizador faça o que for necessário para que os visitantes tenham conforto físico, mental e emocional. Isso requer, por exemplo, pensar no local, na infraestrutura, na climatização do ambiente e na programação do evento.

Ofereça ao visitante um lugar realmente aconchegante, que proporcione uma sensação diferente e que gere lembranças satisfatórias. Para isso, é de suma importância oferecer um espaço amplo, com iluminação adequada, uma música ambiente agradável, banheiros limpos, estacionamento, mesas confortáveis e palestras com horários bem organizados, de forma que não fique cansativo.

Passo 2 — Capriche nos detalhes da decoração

Uma boa decoração é indispensável para passar uma mensagem de sucesso. Nesse sentido, pensar em todos os detalhes é fundamental. O organizador do evento pode personalizar a decoração com informações da marca ou do evento para promover mensagens estratégicas.

Lembrando também que é essencial contar com uma decoração criativa. O efeito visual deve promover uma sensação de felicidade e conforto aos visitantes, pois isso garante que eles tenham sentimentos satisfatórios e boas lembranças.

Passo 3 — Planeje bem a estrutura do evento

Quando o assunto é planejar de forma adequada a estrutura do evento, é necessário pensar em diversos pontos.  Alguns deles são: nomes renomados para ministrar palestras, conteúdo inovador e agregador, uso de tecnologia para gerar interatividade, programação com horários bem definidos e com tempo para coffee break ou networking.

Todos os detalhes devem ser pensados de forma estratégica para atender a necessidade do público e também surpreendê-lo.

Passo 4 — Entregue brindes

Os brindes são um atrativo que gera um alto grau de satisfação no público. Desta forma, investir em produtos realmente impactantes proporciona ótimos resultados. Vale a pena investir tanto em brindes simples, como entrega de caderneta, caneta e squeeze, quanto em brindes mais valiosos, como sorteio de hospedagem, passeios etc.

Passo 5 — Promova descontos

Outra ação que gera ótimos resultados são os descontos. Faça parceria com as empresas que patrocinam o evento ou com aquelas que têm algum interesse no público para conseguir oferecer descontos em produtos e serviços que são de interesse dos participantes.

Com o passo a passo finalizado, você pode esperar um resultado realmente satisfatório. Contudo, é necessário lembrar que as dicas devem ser aplicadas de forma estratégica, ou seja, de acordo com o tipo de evento e especificação do público-alvo.

Agora que você já tem conhecimento sobre overdelivering em eventos, que tal passar ele para sua rede de contatos? Compartilhe este texto nas suas redes sociais!