Os 5 melhores bairros de São Paulo para quem vai a negócios
pt +55 (48) 3039 1404 [email protected]

Os 5 melhores bairros de São Paulo para quem vai a negócios

Considerado o coração financeiro do Brasil, São Paulo é, sem dúvidas, a cidade que mais atrai turismo de negócios.

É dito que a capital paulista realiza um evento a cada seis minutos. E ela é assim reconhecida, entre outros motivos, pela ampla estrutura comercial, por possuir o maior parque hoteleiro do país e pela variedade de espaços para sediar eventos.

Considerada a líder em atração de investimentos no Brasil pela FDI Intelligence e a melhor cidade para fazer negócios da América Latina em 2013 pela America Economia, estes são apenas alguns dos muitos reconhecimentos da capital paulista no segmento do turismo de negócios.

Mas, quem frequenta os melhores bairros de São Paulo por motivos de trabalho não resiste a tantas atrações e acaba aproveitando a viagem para curtir a diversificada gastronomia, a agitada vida noturna e as possibilidades de compras da maior cidade do país.

Por isso, apresentamos agora 5 dos principais bairros que vale a pena conhecer em São Paulo, mesmo que seja entre um compromisso e outro. Confira!

1. Região da Paulista

Não é a toa que a Avenida Paulista tornou-se um dos maiores símbolos de São Paulo. Palco de eventos e manifestações, a Paulista expressa exatamente a diversidade e a riqueza da capital.

Mas, a visita na sua viagem corporativa pode e deve ir muito além da avenida, afinal, a região da Paulista não representa um bairro, mas engloba quatro: Consolação, Jardins, Bela Vista e Paraíso.

Com localização estratégica e perto do centro, o acesso é fácil — principalmente de metrô, para escapar do trânsito. Além de diversos prédios comerciais, é possível encontrar na região uma grande quantidade de teatros e cinemas.

O Museu de Arte de São Paulo (o MASP) é uma das instituições culturais brasileiras mais importantes e está localizado na Avenida Paulista, assim como o Itaú Cultural, o Centro Cultural FIESP e muitos outros.

E para descansar do agito da cidade grande, você pode escolher entre o Parque Trianon (um pedaço da Mata Atlântica no coração da cidade), o Parque Mário Covas e a Casa das Rosas — um belíssimo espaço com atrações ligadas à literatura e poesia e deliciosos jardins com sessões de cinema ao ar livre.

Se você busca agitação, siga direto para o bairro da Consolação, onde está a movimentada e badalada Rua Augusta e também a Praça Roosevelt, cheia de atividades culturais.

Os restaurantes mais chiques da cidade são encontrados no bairro Jardins. Com ruas arborizadas, o bairro fica próximo da famosa Rua Oscar Freire e suas lojas de grife.

Já a Bela Vista possui muitas opções de hospedagem e está próxima ao Bexiga, região repleta de cantinas italianas. Por fim, o bairro Paraíso é mais tranquilo e fica perto do bairro da Liberdade e Vila Madalena.

2. Pinheiros/ Vila Madalena

Nascido na metade do século XVI, o bairro dos Pinheiros é um dos mais antigos da capital paulista. Mas, curiosamente, essa tradicional e nobre região tornou-se um dos locais mais descolados de São Paulo, reduto do que é considerado cool, assim como a Vila Madalena, que completa essa área tão especial para muitos moradores e visitantes.

Quem Vai à cidade a negócios pode escolher se hospedar no grande número de hostels e hotéis presentes nos dois bairros e aproveitar no tempo livre as diversas galerias de artes, lojas de antiguidades, bares e restaurantes da moda, que dão um charme especial.

Entre as atrações culturais que merecem destaque e a sua visita estão o Museu da Casa Brasileira (considerado referência em arquitetura e design), o SESC e o Instituto Tomie Othake, que já recebeu exposições de Salvador Dalí e Joan Miró.

Para praticar atividades físicas ou apenas relaxar em meio à natureza vá ao Esporte Clube Pinheiros ou os famosos parques paulistanos Villa Lobos e Ibirapuera.

E se tiver um tempo extra, saia para explorar a região e encontrar agradáveis surpresas, como o Largo do Batata (recentemente revitalizado), o Beco do Batman — um beco repleto de grafites feitos pelos maiores grafiteiros do mundo — e a Praça do Pôr do Sol que, como o nome mesmo já diz, tem uma bela vista.

3. Itaim Bibi

Localizado próximo aos Jardins e ao Morumbi, O Itaim Bibi é uma área nobre e cosmopolita, importante tanto de dia quanto de noite.

Em horário comercial, o bairro abriga as mais modernas empresas como, por exemplo, o Facebook e o Google. E quando o expediente é encerrado, os famosos e deliciosos restaurantes são um grande atrativo para encerrar o trabalho: pode escolher entre bistrôs, hamburguerias, restaurantes japoneses e italianos — inclusive a Eataly, um verdadeiro pedacinho da Itália em São Paulo, com 4,5 mil m², 7 restaurantes e mercado de alimentos italianos com mais de 7 mil produtos à venda.

Como todo importante bairro paulista, o Itaim Bibi possui ótimas opções de shoppings centers, como o famoso e superluxuoso Iguatemi, teatros e cinemas.

Vale ressaltar que o Itaim Bibi não está conectado ao sistema de metrô, mas pode ser percorrido a pé, por ser uma região plana e com ruas paralelas, ou de bike, pelas ciclovias e ciclofaixas.

4. Brooklin (região da Berrini)

Ao lado do Itaim Bibi, na Zona Sul paulista, está o Brooklin, que é dividido entre o Brooklin Novo e o Velho.

O bairro, durante os anos, passou por diversas obras e é, atualmente, uma das áreas mais privilegiadas na cidade. E também bastante empresarial: várias empresas nacionais e multinacionais que fugiam da região da Faria Lima e da Paulista instalaram as suas sedes em volta da Avenida Engenheiro Luiz Carlos Berrini, criando um novo e imenso centro comercial.

Por esse motivo, O Brooklin concentra diversos arranha-céus das maiores empresas nacionais e internacionais e possui o pior trânsito da cidade. Até por isso o bairro é indicado como um dos melhores para os negócios, evitando o deslocamento dos hóspedes que devem permanecer na região em viagens mais rápidas.

Mas, o bairro queridinho dos executivos também tem suas atrações de lazer e cultura, como o Transamerica Expo Center, um dos mais importantes centros de convenções do Brasil; a Galeria L’oiel que, em parceria com a França, realiza diversas exposições sobre pintura, escultura, moda; e a Escola de Música Tom Jobim, além dos shoppings Morumbi e Market Place.

Para completar o charme do Brooklin, é nele que está um dos principais cartões-postais de São Paulo, a Ponte Estaiada.

5. Vila Olímpia

A Vila Olímpia é um bairro relativamente novo. Sua maior porção é comercial, por isso está cheio durante os dias de semana e mais vazio nos finais de semana.

Luxuoso, o bairro está cercado por vias de acesso importantes, como a Brigadeiro Faria Lima, a Santo Amaro, a Marginal Pinheiros e a Avenida dos Bandeirantes, mas isso não é problema para muitas das pessoas que circulam por ali: o bairro é conhecido por ter mais helipontos do que pontos de ônibus.

Para passear, aproveite o elegante shopping JK Iguatemi e todas as atrações da região que já citamos acima.

Como todos já sabem, São Paulo é um cidade que nunca dorme. A disponibilidade de serviços é enorme e capaz de atender qualquer demanda a qualquer hora. Sem dúvidas, opções não faltam para quem vai à capital a negócios. Mas, para uma estadia mais cômoda, é importante ter em mente a região onde fica o evento, evitando grandes deslocamentos, trânsito parado ou metrô nos horários de rush.

Executivos que fazem estadias semanais na cidade, na maioria das vezes, buscam se hospedar em bairros com atrativos de lazer e boa gastronomia, independentemente dos locais que eles têm de visitar durante o dia. Outros preferem ficar ao lado do escritório fixo de sua empresa. Seja qual for a sua escolha, vale a pena tentar unir o trabalho com o lazer que os melhores bairros de São Paulo oferecem.

E você, é paulistano ou conhece bem a terra da garoa? Deixe aqui nos comentários as suas dicas culturais, gastronômicas e de lugares que valem a pena conhecer por quem está na capital a negócios ou a lazer. Além de ajudar, as suas sugestões podem transformar o visitante em mais um apaixonado por esta cidade surpreendente.