O que é marketing promocional e como aplicá-lo em eventos?
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O que é marketing promocional e como aplicá-lo em eventos?

O marketing promocional é uma forma de comunicação da marca voltada a demonstrar valor ao público por meio de ações promocionais e métodos que estimulem a compra dos serviços ou produtos ou, no caso, a presença em um evento.

Como já citamos em outros artigos, ao organizar um evento corporativo, é importante que ele seja inesquecível e traga uma experiência incrível ao público. E para isso acontecer, uma das ferramentas que você pode contar é com o marketing promocional.

Se organizar eventos que realmente engajem as pessoas for um dos seus maiores desafios, fique conosco até o final deste artigo! Vamos mostrar a você os principais benefícios que o marketing promocional pode trazer para que os seus eventos tenham muito sucesso. Confira!

O que é marketing promocional?

O marketing promocional é uma forma de comunicação da marca voltada a demonstrar valor ao público por meio de ações promocionais e métodos que estimulem a compra dos serviços ou produtos ou, no caso, a presença em um evento.

Ou seja, ao contrário do que algumas pessoas costumam pensar, marketing promocional não se resume a ações de redução de preços como “somente hoje 20% de desconto na compra do ingresso”. Essa é uma das maneiras de fazer marketing de promoção, mas existem várias outras.

Como fazer marketing promocional?

Sempre vale lembrar que, ao planejar uma campanha, a primeira coisa que você precisa ter muito bem definido é o seu público-alvo e qual será o seu posicionamento de marca. É importante ter esses dois pontos muito bem esclarecidos na sua estratégia para que assim, possa realmente encontrar os investimentos certos a serem feitos.

Mas vamos lá, confira algumas das principais formas de como você pode começar a fazer marketing promocional em eventos:

1. Brindes corporativos

Nesse quesito nós temos uma dica importante: lembre-se de diferenciar o tipo de campanha de marketing promocional que você quer fazer. Você está mais disposto em investir em brindes que sirvam como um gatilho para novos clientes ou para fidelizar clientes? Vou te explicar melhor:

Bem, se o objetivo está relacionado a adquirir novos clientes, vale muito mais a pena você investir em brindes que façam referência a sua marca. Este é um tipo de ação de marketing promocional pode ser aplicado, principalmente, junto com a oferta de algum produto físico.

Como hoje as pessoas conseguem encontrar mais opções no mercado que possam atendê-las, nada melhor do que oferecer uma amostra da sua a fim de convencê-las a escolher você em vez do concorrente.

Agora, se for um brinde para os seus clientes, por que não oferecer algo que ele não poderia levar para a casa, mas que estaria para sempre em sua memória? Nesse quesito, as viagens de premiação soam um tanto quanto atrativas, não acha?

Faça uma pesquisa com a sua base de cliente, descubra para onde eles querem ir e, a partir disso, você poderá escolher um destino que eles realmente tenham interesse em conhecer. Imagina o quão impactante seria para esta pessoa receber uma viagem de brinde por ser uma parceira da empresa.

Se você acha que uma campanha de marketing promocial com foco em fidelização pode ser a estratégia que estava faltando para o seu evento, clique neste link aqui para falar com a nossa equipe de especilistas em viagens de incentivo.

2. Experiências diferenciadas

Uma boa experiência também é uma forma de promoção, pois fará com que as pessoas tenham uma boa percepção da sua marca. Neste caso, que tal oferecer uma experiência completa de engajamento com a sua marca? Nos posts sobre live marketing e ações para eventos corporativos nós já tratamos sobre esse assunto.

Se ficou curioso para saber mais, dá uma olhada nos links abaixo: O que é live marketing?4 experiências para oferecer e engajar o público!

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Quais são os benefícios do marketing promocional?

Agora, vejamos quais são as principais vantagens para fazer marketing promocional para os eventos que você organizar.

Reconhecimento de marca

Da mesma forma que quando pensamos em um refrigerante nos lembramos da Coca-Cola, a sua marca também precisa ser lembrada pelo público antes, durante e após o evento. Essa é uma característica relacionada a associação e as imagens que são geradas no subconsciente dos consumidores. E o mais importante, é um processo que acontece de forma natural e espontânea.

Por isso, lembre-se: para que os consumidores tenham uma boa percepção da empresa desde o primeiro momento, é importante que você crie um gatilho para que eles se lembrem da sua marca.

Saiba mais sobre ações de branding em eventos corporativos neste nosso artigo.

Relacionamento com o público

Uma vez que a sua marca se torne mais conhecida por conta da promoção, o engajamento com o público, consequentemente, aumenta e isso fortalece o relacionamento da empresa com ele.

As redes sociais são uma prova de que as pessoas querem se relacionar cada vez mais com as marcas em vez de simplesmente frequentar os eventos que elas realizam. Por isso, aproveite as promoções para se relacionar melhor com os seus públicos.

Bom, agora que você sabe o que é marketing promocional e porque fazê-lo, que tal informar todos os seus contatos também sobre essa importância? Compartilhe este artigo agora mesmo nas suas redes sociais!