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Marketing de incentivo: por que é tão efetivo para as empresas?

Marketing de incentivo
O marketing de incentivo serve como uma estratégia para motivar seus colaboradores e, consequentemente, aumentar o empenho no trabalho. Com um peso motivacional extraordinário, uma campanha de marketing de incentivo bem elaborada é uma ferramenta infalível para o desempenho ideal de cada funcionário.
Você já parou para pensar que a sua empresa pode lucrar mais com a mesma estrutura que tem hoje? Não estamos falando de grandes investimentos. A abordagem deste post será, exclusivamente, sobre como o marketing de incentivo pode render bons frutos para os seus negócios e valorizar o seu maior patrimônio: os funcionários.

Quer conhecer as principais razões para investir nessa estratégia e os benefícios que ela gera para a empresa? Então continue a leitura deste post!

7 razões para investir em marketing de incentivo

1. Para aumentar os índices de produtividade e de retenção de talentos

Oferecer um incentivo, como a possibilidade de fazer uma viagem para um destino incrível ou jantar em um restaurante badalado é uma ação que certamente promoverá a motivação dos seus colaboradores. Afinal, eles saberão que qualquer esforço extra não só é reconhecido na empresa, como também é premiado. O resultado dessa iniciativa é a potência total no trabalho dos colaboradores.

Outro benefício do marketing de incentivo é o incremento na taxa de retenção de funcionários. Quando um profissional se sente valorizado, apresenta mais propensão a solidificar sua carreira na empresa e se fidelizar ao negócio. Para a organização isso é excelente, pois além de não perder talentos para a concorrência, não precisa despender recursos (tempo e dinheiro) na seleção e no treinamento de novos colaboradores.

Tudo isso traz como consequência o aumento da produtividade, sem comprometer a qualidade dos serviços ou produtos. A explicação é bem lógica: funcionários motivados produzem mais e melhor.

2. Para catalisar o surgimento de ideias inovadoras

Outra vantagem de apostar no marketing de incentivo é que, além de mais motivados, os colaboradores também trabalham com mais entusiasmo e comprometimento com a marca/negócio.

Ambiente propício para o surgimento de ideias, não é? Afinal, funcionários valorizados se sentem mais inspirados para encontrar soluções criativas que contribuam para o crescimento da empresa — e ideias valem ouro nos dias de hoje, principalmente quando são inovadoras e pioneiras.

3. Para aumentar a lucratividade da empresa

Apesar do gasto inicial com o custeio de uma viagem de incentivo, por exemplo, os benefícios proporcionados pela concessão dessa bonificação aos funcionários são enormes. Aliás, poderíamos dizer que esse é um investimento e gera lucratividade posteriormente. Vamos explicar o porquê.

Os programas de incentivo têm como proposta estimular os colaboradores, oferecendo-lhes benefícios que, direta ou indiretamente, impactam nos aspectos de qualidade de vida e motivação profissional. Consequentemente, isso se reflete em incremento da produtividade, o que, por sua vez, propicia um clima organizacional mais agradável para os funcionários e para os clientes, impactando positivamente no lucro da empresa.

A explicação? Profissionais satisfeitos trabalham com mais afinco para fazer a conversão de clientes, incentivando-os a adquirir os produtos ou serviços oferecidos pela organização.

4. Para construir uma imagem positiva da marca

A marca é um dos ativos mais importantes de uma organização. Não é por acaso que o trabalho de branding (construção de marca) é cada vez mais valorizado. Missão, visão, valores, posicionamento e identidade visual contribuem para que a marca se destaque no mercado — e, ainda que indiretamente, a satisfação dos profissionais também.

Como diz aquele ditado: a propaganda é a alma do negócio. Quem melhor do que os colaboradores para divulgar a marca? Eles devem ser os principais embaixadores do seu negócio, e para motivá-los nesse processo, o marketing de incentivo pode ser o seu grande aliado.

Por meio de ações do tipo, cria-se uma percepção de que a empresa se preocupa com seus profissionais. Logo, eles se sentem mais orgulhosos como integrantes de uma organização comprometida com o bem-estar de seus trabalhadores — e é assim que se tornam os maiores embaixadores da sua marca.

5. Para atrair mais talentos

Os profissionais que atuam no mercado de trabalho hoje já não são mais atraídos apenas por um bom salário e pela segurança de um emprego fixo. Para conquistá-los, é preciso caprichar nos benefícios oferecidos — e não estamos falando apenas de plano de saúde e vale-alimentação.

Os incentivos oferecidos para quem se destaca na empresa mostram que o negócio reconhece e valoriza suas habilidades do profissional.

Tudo isso ajuda na construção de uma employer brand (marca empregadora) de sucesso, que ajuda a atrair outros talentos. Por fim, os próprios clientes começam a perceber que, ao fazer negócio com a sua empresa, eles adquirem não somente produtos e serviços, mas principalmente valores.

6. Para aumentar a satisfação e fidelizar clientes

Quanto mais motivados estão os profissionais, melhor é o atendimento oferecido e mais fácil se torna o processo de satisfazer e fidelizar os clientes. Os consumidores sentem mais segurança ao comprar de uma empresa que investe nos seus funcionários, pois sabem que poderão contar com um suporte adequado, além de adquirir produtos e serviços de qualidade.

Essa ação tem efeitos no longo prazo. Gradativamente, a empresa investirá cada vez menos recursos em ações para atrair e conquistar novos clientes. Assim, você poderá oferecer mais incentivo aos funcionários e investir na aquisição de ferramentas mais avançadas para que eles executem o trabalho.

7. Para estimular a cooperação e espírito de equipe

O marketing de incentivo colabora para que a experiência do funcionário no trabalho seja mais prazerosa. Isso significa que o colaborador saberá que, quando cumprir determinados objetivos, será recompensado.

Isso é importante quando falamos de estímulos para grupos. Ou seja, o time que obtiver melhor resultado ganha um prêmio para desfrutar em conjunto, como uma viagem de incentivo. Logo, a equipe viaja e participa de atividades de team building (formação de equipe), um treinamento realizado em grupo, que favorece o engajamento dos membros, estimula a cooperação e fortalece o espírito de equipe.

Como planejar uma campanha de incentivo bem elaborada

Agora que você sabe a importância e as vantagens do marketing de incentivo para sua empresa, é preciso elaborar cautelosamente a campanha. Acredite: criar estratégias que chamem a atenção e sejam verdadeiramente atrativas para que seus funcionários se sintam motivados não é uma tarefa tão difícil.

No entanto, é importante conhecer os interesses dos colaboradores, realizar pesquisas internas e elaborar metas e objetivos factíveis e possíveis de serem alcançados.

Lembre-se que toda campanha de marketing de incentivo deve ser baseada nos seguintes pilares: motivação, reconhecimento e recompensa. Para ajudar a montar uma campanha, listamos algumas dicas importantes.

Estabeleça os objetivos e as metas

Nessa parte, os gestores precisam estimar as metas para o ano, sempre tendo como base dados reais em comparação a outros períodos e a atual estimativa do mercado. É também nessa etapa que é possível avaliar os gargalos e as dificuldades, assim como as oportunidades de novos negócios.

Determine as recompensas

É fundamental ter em mente quais modelos de premiações serão utilizados. É imprescindível que a recompensa pelo trabalho seja algo motivador e que gere expectativa nos colaboradores. Mais abaixo mostraremos com detalhes os tipos de premiação mais comuns no marketing de incentivo.

Apresente a campanha de forma clara e transparente

Não adianta elaborar uma excelente campanha e não transmitir os objetivos de forma clara. É importante que a apresentação seja impecável, de forma aberta, detalhada e transparente.

Acompanhe os resultados

A campanha de incentivo deve ser monitorada durante todo o ano, e a comunicação dos resultados deve ser passada frequentemente aos funcionários participantes, independentemente da situação. Isso ajuda a motivar e impulsionar a corrida pelos objetivos.

Prêmios que são verdadeiros incentivos

Para que as ações de marketing de incentivo sejam eficientes em promover a motivação e o engajamento dos colaboradores, é essencial que sejam bem estruturadas e atrativas. Uma das dúvidas mais comuns dos empresários que decidem investir em marketing de incentivo é exatamente que prêmio oferecer. Ou seja, qual benefício será concedido ao colaborador que se destacar ou para aquele grupo que atingir uma meta desafiadora?

A escolha de um bom prêmio já é mais da metade do sucesso da ação, e isso vale para todos os tipos de incentivos citados no tópico anterior. Separamos abaixo alguns modelos de premiações de marketing de incentivo que podem ser usados por qualquer empresa. Confira!

Premiação individual

Utilizada para premiar um único colaborador. É muito comum na área de vendas, quando há metas individuais a serem batidas. Geralmente esse tipo de premiação engloba o direito a um acompanhante.

Premiação em grupo

Esse formato premia toda a equipe envolvida nos resultados, e além de ser uma excelente estratégia de incentivo, contribui para melhorar a integração dos colaboradores entre si.

Programa de treinamento

É a forma inteligente de premiação que combina o incentivo e o desenvolvimento dos funcionários. Oferecer um treinamento corporativo externo, um curso de qualificação ou a participação em algum encontro anual importante é uma recompensa de alto valor, tanto para a empresa quanto para o colaborador.

Brindes e presentes

A premiação de bens físicos é muito comum entre algumas empresas. Distribuir brindes — entre eles produtos fabricados pela própria empresa — é uma estratégia antiga, mas que ainda suscita o interesse dos colaboradores. Afinal, quem não gosta de receber presentes?

Viagens de incentivo

Sem dúvidas, a melhor forma de incentivo para os funcionários é por meio de uma premiação envolvendo viagens, ainda mais quando o destino tende a ser inesquecível.

Essa estratégia é comum em empresas de diversos setores e de diferentes portes. Em algumas ocasiões, as companhias permitem ainda que o colaborador escolha algumas opções de lugares para viajar, gerando mais motivação por parte das equipes.

Prêmios em dinheiro

Ainda muito comum nas companhias, recompensar o funcionário com uma quantia de dinheiro por alcançar seus objetivos é uma premiação que costuma agradar boa parte dos participantes das campanhas de incentivo.

Folgas extras

Simples e eficazes, as folgas são uma excelente forma de agradar seus colaboradores, permitindo mais liberdade de escolha. Esse modelo de incentivo pode ser utilizado em campanhas menores, pois são flexíveis e de baixo custo para a empresa.

Outras formas de premiação

Você também pode oferecer jantares em restaurantes badalados, ingressos para shows e peças teatrais ou até mesmo cursos de curta duração que contribuam para o desenvolvimento profissional de quem recebe o prêmio.

Seja qual for a sua escolha, acredite que o marketing de incentivo é uma aposta bastante proveitosa para os colaboradores mas também para a empresa, que ganha em qualidade, produtividade e clima organizacional participativo.

Gostou deste post? Que tal agora colocar as ideias em prática e aplicar o marketing de incentivo na sua empresa? Entre em contato conosco e conheça nossos pacotes e destinos para viagens corporativas!

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