10 lugares incríveis para viagens de aventura
pt +55 (48) 3039 1404 [email protected]

10 lugares incríveis para viagens de aventura

aventura

Se você procura um estado que reúna uma boa variedade de opções interessantes para quem curte turismo de aventura, Santa Catarina é uma excelente dica. O estado guarda belíssimas paisagens – desde o seu litoral até as regiões serranas – e o que não faltam por lá são passeios indicados para aventureiros!

Conheça 10 passeios em Santa Catarina ideais para quem procura turismo de aventura

Trilha na Lagoinha do leste

As trilhas que levam à  Lagoinha do leste, em Florianópolis, são excelentes opções de passeios para quem procura passar um dia em contato com a natureza. Uma bela praia que, além do mar, oferece uma lagoa de água morna que aguarda a quem termina o percurso.

Para chegar à praia Lagoinha do leste, é preciso ir de barco ou seguir por uma destas duas trilhas: a que inicia no Pântano do sul (trilha mais rápida, mas com mais dificuldades no caminho) ou a que tem início no Matadeiro (trilha mais longa, mas feita em terreno mais plano).

Rapel na Cachoeira da ressurreição

Em Água Mornas, um bom destino para os aventureiros é a Cachoeira da ressurreição. Lá é comum a prática de rapel. Os 35 metros de altura do paredão que forma a cachoeira oferecem uma ótima experiência para quem está começando no esporte.

Mergulho na Ilha do arvoredo

Bombinhas é um município conhecido como a capital do mergulho brasileiro. De fato, a região oferece ótimos cenários para os adeptos do esporte e a Ilha do arvoredo é um excelente exemplo. As águas claras do local permitem que os mergulhadores tenham uma excelente visibilidade de espécies marinhas, como corais, tartarugas e arraias. O passeio pode ser feito para quem está em Florianópolis, visto que existem operadoras de mergulho que saem do norte da ilha.

Voo livre no Caminho dos cânions

Araranguá é um dos destinos catarinenses que guardam boas surpresas para quem pratica voo livre. O município faz parte do roteiro turístico conhecido como Caminho dos cânions. Além das belíssimas paisagens proporcionadas pelas formações rochosas com milhões de anos, a área possui algumas possibilidades de rampas para iniciar um voo. O Morro dos conventos (a 80 metros de altitude) e o Morro mãe Luzia (a 230 metros de altitude), ambos em Araranguá, são duas ótimas escolhas.

Subida até o Morro da igreja

A serra catarinense também traz algumas boas possibilidades de turismo para quem busca aventura. É em Urubici, por exemplo, que estão o Morro da igreja e a Pedra Furada. O trajeto até o morro já vale a visita: belas paisagens compõem o cenário do local. Vale a pena parar no caminho para fazer uma visita à Cascata véu de noiva.

Vale dizer ainda que o Morro da igreja é o ponto mais alto habitado da região sul – são mais de 1800 metros de altitude. A visão das formações rochosas, que se tem lá de cima, é de tirar o fôlego!

Observar baleias em Garopaba

A temporada de observação das baleias-francas vai de junho a novembro. É nessa época que a espécie vem da Patagônia em busca de águas mais aquecidas. Garopaba é uma das regiões catarinenses que oferece passeios de barco para observação das baleias – que frequentemente chegam perto das embarcações.

Off-road em Itapema

Que tal desvendar as paisagens da bela Itapema a bordo de um 4×4? Isso é possível graças aos roteiros de off-road disponíveis na região. Trilhas sem asfalto, cercadas por muita natureza é o que espera os turistas que escolhem fazer o passeio que tem como destino o Morro dos Macacos.

Passeio pela Serra do Rio do Rastro

Uma estrada cheia de curvas, com cerca de 12 quilômetros de extensão, aguarda os turistas que vão a Bom Jardim da Serra. A exemplo de outras regiões serranas do estado, o visual do local também é um espetáculo à parte. No alto da estrada, a quase 1500 metros de altura, há um mirante no qual é possível parar para ter uma visão completa da Serra do rio do rastro. Para quem tem disposição, pode subir todo o trajeto de bicicleta. Já no topo da serra, é possível visitar os Cânions à cavalo ou a pé, os mais conhecidos são o Cânion do Funil e das Laranjeiras.

Rafting no rio Itajaí-Açu

Descer as corredeiras em um bote em alta velocidade é uma ideia interessante de passeio para você? Então, Santa Catarina pode ser uma ótima escolha de destino. No alto do vale do Itajaí, por exemplo, está localizado o rio Itajaí-Açu, considerado um dos melhores lugares do Brasil para a prática do rafting. O rio e seus afluentes oferecem diferentes níveis de corredeiras – da classe II a V.

Sandboard nas dunas da Joaquina

Uma variação do snowboard é o sandboard – esporte praticado na areia. Se você tem curiosidade para saber como é a experiência, Florianópolis, cidade de origem da atividade, é uma ótima opção. Na Joaquina, as dunas chegam a atingir 60 metros. Já pensou descer as montanhas de areia desta charmosa praia em uma prancha a uma velocidade de até 60 km/h?

Que outros lugares incríveis você incluiria nessa lista? Deixe a sua participação nos comentários!

AP_CTA_eBook_SerraSC

Crédito das fotos: imagens cedidas pela Embratur