Os melhores locais de Santa Catarina para cicloturismo
ptesen +55 (48) 3039 1404 [email protected]

Os melhores locais de Santa Catarina para cicloturismo

Santa Catarina para cicloturismo

Bicicleta e viagens são combinações de sucesso em muitos países do mundo. Segundo a Federação Européia de Ciclismo, este segmento movimentou, em 2012, cerca de 44 bilhões de euros na Europa, empregando em 2014 cerca de 524 mil pessoas.

Cultura de respeito à bicicleta, boas condições de estradas e trilhas, pontos de apoio, são algumas das características que atraem os cicloturistas.

No Brasil, ainda não existem dados oficiais sobre o crescimento do cicloturismo e nem o potencial econômico, mas já se nota o aumento de cicloturistas, associações, equipes etc. Enfim, a cultura da bike vem tomando espaço e junto a ela, o interesse por roteiros com belas paisagens, cultura e segurança.

Entre os roteiros mais famosos de cicloturismo no país, os circuitos de Santa Catarina ganham destaque.

Monte uma viagem personalizada com a Apino Turismo: clique aqui!

Os melhores locais de Santa Catarina para cicloturismo

Circuito das Araucárias

O Circuito das Araucárias é um dos mais bem organizados e sinalizados. O caminho passa por Campo Alegre, Corupá, São Bento do Sul e Rio Negrinho, somando 250 quilômetros, considerada uma viagem de longa distância.

Diversas atividades podem complementar os trechos com cachoeiras, gastronomia italiana, alemã e polonesa. Além disso, um grande destaque é o rapel no Morro da Igreja, um dos maiores paredões de pedra com 245 metros. Por isso, para aproveitar o máximo da viagem, recomenda-se uma estadia de seis dias.

O caminho ainda passa por 14 cachoeiras e é repleto de belas araucárias mescladas a Mata Atlântica bem preservada. Também passa pelo Campos de Quiriri, área de preservação ambiental (APA), onde em dias claros e nos pontos mais altos (entre 1300 e 1580 metros) é possível avistar o litoral norte de Santa Catarina e as cidades de Joinville e São Francisco do Sul.

Um dos destaques é a parte histórica. O circuito passa por diversos trechos originais da Estrada Dona Francisca, construída no período do Império, por volta de 1865, para ligar a Colônia Dona Francisca (hoje Joinville) ao planalto catarinense, utilizado por carroções para escoar erva-mate, madeira, couro e outros produtos. Do caminho ainda é possível acompanhar a Estrada de Ferro, que liga São Paulo ao Rio Grande do Sul, construída em 1913 e ainda em funcionamento.

Vale a pena acompanhar o calendário de festas da região e aproveitar as festas locais (regadas por muito chope e danças folclóricas), além da gastronomia e dos cafés colonias. O ciclista também tem a possibilidade de pegar carimbos por trechos e ao final trocar por um certificado.

Circuito do Vale Europeu

Com 300 km de distância, o Circuito do Vale Europeu passa por 9 municípios de forte cultura da colonização alemã e italiana. Com início e fim em Timbó, percorre Pomerode, Indaial, Doutor Pedrinho, Rodeio, Apiúna, Ascurra, Benedito Novo e Rio dos Cedros. Considerado o primeiro roteiro turístico planejado para o cicloturismo, o caminho completou dez anos e prioriza estradas de terra, apesar de também contemplar vias urbanas e vilas.

Ainda conta com grande concentração de nascentes e oferece pontos de apoio e outras opções de lazer, como rafting, banhos de cachoeira, rapel e caminhadas. Assim, indica-se uma estadia de sete dias, já que a região também é reconhecida pela gastronomia italiana e alemã, arquitetura e diversas festas típicas, como a Festa do Imigrante em Timbó, a Festa Pomerana em Pomerode, a Festa Trentina de Rio dos Cedros e La Sagra em Rodeio.

O percurso é dividido na parte baixa, que acompanha o vale dos rios, com subidas e descidas, o que requer certa experiência e condicionamento nas bikes; e a parte alta, que segue em direção às represas da região e apresenta paisagens mais isoladas que permitem a conexão com a natureza. Confira uma reportagem sobre o caminho.

Circuito Costa Verde

Mais próximo do mar, o primeiro circuito de cicloturismo no Brasil em região litorânea, o Circuito Costa Verde tem 270 quilômetros e é considerado de dificuldade moderada. Possui vias conservadas, sinalizadas e sem muitas subidas. Apesar de evitar rodovias, a dica é não planejar a viagem em férias e feriados, já que nesta época a região fica muito movimentada de turistas.

A viagem conta com 60 praias (badaladas e desertas) repletas de belezas naturais e passa pelas cidades de Balneário Piçarras, Bombinhas, Itapema, Itajaí, Navegantes, Penha, Porto Belo, Balneário Camboriú, Camboriú, Ilhota e Luís Alves. O roteiro pode ser complementado com mergulhos, trilhas, voos livres, banhos de cachoeira e passeios de caiaque. Assim, recomenda-se seis dias de imersão.

A colonização açoriana é bem marcante pelos traços culturais e culinária, momentos chave para desfrutar o passeio.

Caminho da Imperatriz / Acolhida na Colônia

A pedalada no Caminho da Imperatriz é realizada na Encosta da Serra do Tabuleiro. O percurso passa por Rancho Queimado, Anitápolis e Santa Rosa de Lima, região conhecida pela agricultura orgânica e familiar, e inúmeras cachoeiras, rios e águas termais.

Com 116 quilômetros, maior parte plana, recomenda-se cinco dias para completar o trajeto. Pode complementar o passeio com a visita ao Parque Nacional da Serra do Tabuleiro que possui entrada gratuita e, atualmente, vem sendo gerido de forma compartilhada pela OSCIP Instituto Çarakura.

Sonha em fazer uma viagem de bike inesquecível? Conheça nossos roteiros em Santa Catarina e nossos serviços!