Gamificação nas empresas: saiba como motivar sua equipe
pt +55 (48) 3039 1404 [email protected]

Gamificação nas empresas: saiba como motivar sua equipe

Hoje em dia, é imprescindível acompanhar as tendências tanto tecnológicas quanto na gestão de pessoas para alcançar resultados cada vez mais incríveis. Por isso, tem sido cada vez mais frequente encontrar empresas promovendo atividades de engajamento e integração de equipes. 

Quando as pessoas escutam “gamificação nas empresas”, logo imaginam jogos criados para fins comerciais. Mas o objetivo da gamificação no contexto empresarial não é o de criar algo novo. Trata-se de ampliar o efeito de uma experiência já existente, aplicando as técnicas motivacionais que tornam os jogos tão envolventes. 

Nesse post, queremos te apresentar o conceito de gamificação nas empresas e como essa estratégia tem sido cada vez mais usada por gestores e suas equipes para potencializar o seu desempenho profissional. Vamos lá?

O que é gamificação?

A gamificação nas empresas nada mais é do que uma simulação de jogos virtuais em ambientes reais, sempre com algum objetivo em comum. Ou seja, uma espécie de vídeo game, no qual os participantes são seus colaboradores e as fases são as metas a serem alcançadas em conjunto. 

Como citamos anteriormente, essa é uma estratégia que visa ampliar o efeito de uma experiência, aplicando as técnicas motivacionais e os estímulos que recebemos por meio dos jogos. Ao aplicar essas ações em treinamentos, viagens de incentivo e dinâmicas corporativas, você consegue criar interações de alto valor tanto com clientes, quanto com colaboradores e parceiros.

Dessa forma, é possível mobilizar equipes inteiras em busca de determinado resultado, superando limites e adquirindo conhecimentos de uma forma muito mais divertida e leve do que os treinamentos convencionais.

Qual o impacto da gamificação nas empresas?

Toda empresa busca melhorar resultados, capacitar e motivar seus colaboradores. Até aí, nenhuma novidade. O que diferencia uma boa ação de incentivo de um acontecimento normal na empresa, são justamente as atividades que compõem a sua programação. 

Ou seja, a gamificação nas empresas é algo que suscita a curiosidade do participante, motiva o seu engajamento e o ajuda a interagir com outros colaboradores e com outras áreas da empresa. Além disso, essa ideia de um “jogo da vida real” está ligada diretamente a um novo conceito de liderança e, por isso, desperta também um espirito de cooperação e competitividade, podendo promover habilidades individuais e coletivas. 

No nosso conteúdo sobre team building, por exemplo, nós listamos uma série de ideias para você aplicar na sua empresa como: dinâmicas de grupo, gastronômicas, rafting, entre outros. Essa estratégia, quando bem assessorada, tende a trazer diversos benefícios e vantagens incontáveis para o negócio como o desenvolvimento de lideranças, o engajamento entre as equipes e .

Como a gamificação nas empresas é aplicada?

Essa estratégia já faz parte da rotina de muitas empresas e ela pode ser aplicada de diferentes formas. Um exemplo de sucesso é o caso da Gerdau, referência nacional em siderurgia. O grupo decidiu substituir os treinamentos teóricos de segurança do trabalho por atividades muito mais interessantes e com resultados ainda mais superiores. Ao invés da sala de aula e projetores, os gestores distribuem óculos de realidade virtual e jogos de conhecimentos gerais para as equipes.

Outra excelente ideia, é usar a gamificação em eventos especiais. Por exemplo, caso sua empresa promova uma viagem de incentivo para treinar as equipes de venda, criando atividades de competição com pontos, títulos, troféus etc. A ideia é que cada um entre no jogo com o mesmo objetivo e gere resultados em um ambiente descontraído e saudável.

Sem dúvidas, essa é uma excelente estratégia de engajamento que pode ser o grande diferencial para motivar a sua equipe, incentivar seus colaboradores a alcançarem suas metas de uma forma mais interessante e despertar, cada vez mais, esse espirito cooperativo.

Curtiu o post? Quer mais dicas e ideias do que implementar em seus eventos? Então segue a gente no Facebook e no Linkedin, pois sempre compartilhamos os melhores conteúdos por lá!