Employee experience: entenda o que é e como desenvolver na empresa
pt +55 (48) 3039 1404 [email protected]

Employee experience: entenda o que é e como desenvolver na empresa

employee-experience

Uma parcela considerável dos esforços de marketing de incentivo está relacionada à employee experience. Isto é, incentivar os colaboradores é uma das estratégias para melhorar a experiência dos profissionais no ambiente de trabalho, afetando indicadores de satisfação, motivação, produtividade, retenção, engajamento e rotatividade.

Então, nada mais justo do que falarmos um pouco sobre essa tendência de gestão de pessoas. Você conhece a employee experience? Quais são as inciativas da sua empresa? Você acredita que essas medidas têm sido efetivas?

A seguir, reunimos as principais informações sobre o tema para esclarecer suas dúvidas e demonstrar como desenvolver esse conceito. Não deixe de conferir!

O que é employee experience?

A expressão pode ser traduzida como “experiência do colaborador”. No entanto, com o passar do tempo, a “employee experience” passou a ser utilizada também para se referir ao conjunto de esforços em prol dos trabalhadores, ou seja, as práticas internas para promover uma vivência significativa.

Como desenvolver na sua empresa?

Para promover essa vivência significativa, precisamos mapear as características das equipes e do contexto em que elas estão inseridas. Esse mapeamento pode ser realizado com pesquisas de pulso e de clima organizacional.

Na primeira, buscamos entender pontos específicos, como a satisfação com os benefícios, o relacionamento com os gerentes e o esclarecimento de um conflito interno. Já o segundo tipo revela a sensação dos colaboradores sobre o ambiente de trabalho.

No entanto, caso sua equipe seja pequena ou você prefira outra metodologia, também é possível conhecer os profissionais em abordagens mais diretas, como reuniões com os líderes e entrevistas com os colaboradores. O mais importante é que você entenda quem são as pessoas da sua empresa.

A partir de então, atuaremos nos chamados gap’s, ou seja, nas lacunas entre o que pensamos ser ideal e o que existe na prática. Veja algumas ações recomendadas para esse momento.

Fixar incentivos adequados

Recompensar os colaboradores com incentivos que, de fato, modifiquem significativamente a experiência no trabalho. Logo, enfatize menos as premiações financeiras e mais aquelas que geram experiências relevantes para o profissional, como viagens de incentivo, esportes radicais, convites para eventos, entre outras.

Transformar chefes em líderes

Identificar se as pessoas que estão à frente das equipes se valem apenas da posição hierárquica ou se realmente são capazes de influenciar e orientar pessoas. Afinal, uma parcela considerável das experiências insatisfatórias no trabalho decorre de pessoas no comando sem as habilidades para comandar. Precisamos treinar os chefes para que eles se tornem líderes.

Oferecer ambiente adequado

Atuar nos pontos do ambiente de trabalho que geram maior insatisfação nos colaboradores, tornando-o mais amigável e acolhedor. Se possível, pense até mesmo no design interior para reduzir os obstáculos à realização dos serviços e gerar uma vivência mais positiva no trabalho.

Quais são os benefícios da estratégia?

Os esforços direcionados ao colaborador apresentam uma vantagem relevante em relação a outras práticas. Isso porque, com elas, afetaremos positivamente as causas dos indicadores de desempenho, como motivação, satisfação e bem-estar no trabalho.

Sendo assim, benefícios como a redução do turnover, aumento da produtividade e otimização de resultados serão mais duradouros. Não haverá um sobe e desce dos números, e sim uma melhoria contínua.

Outro ponto importante é que a experiência positiva compõe a proposta de valor da empresa para os profissionais. Assim, ela ajuda na atração e retenção de talentos, que pensarão o ingresso e a permanência na organização com outras perspectivas.

employee experience, pelos seus benefícios,é uma estratégia indispensável para todo o gestor que tem entre sua metas o comprometimento de seus colaboradores com os negócios da empresa; e que esse comprometimento seja resultado da satisfação que cada um tem de fazer parte de um time vencedor.

Para dar os primeiros passos com total segurança, entre em contato com a nossa equipe e conheça as opções de incentivo ideais para sua empresa!