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7 ideias para planejar eventos corporativos mais criativos

7 ideias para planejar eventos corporativos mais criativos
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Realizar eventos corporativos é uma estratégia que gera ótimos resultados para a empresa, além de fortalecer o networking e ajudar na integração das equipes. Entretanto, é recomendado buscar inovações para que esses momentos sejam sempre motivadores e agucem o interesse de seus participantes.

Quer conhecer algumas ideias para eventos corporativos criativos? Nesse post, separamos 7 dicas infalíveis para você aplicar em sua empresa. Confira!

1. Crie convites mais atraentes e interativos

O primeiro contato de seu evento com o futuro participante ocorre no momento em que ele visualiza o convite. Para isso, aposte nas tecnologias. Por meio da internet, é possível criar convites interativos e enviá-los por e-mail, mobile ou até pelas redes sociais. Há muitas ferramentas que permitem incluir links, imagens, gifs, vídeos, mapas e uma infinidade de atrativos que, com certeza, vão chamar muito mais a atenção do convidado.

Mesmo que você prefira investir em convites impressos, ainda assim é possível utilizar a tecnologia para agregar ainda mais informações ao evento. Por exemplo, a inclusão de um QR Code ou de hashtags específicas permite ao participante encontrar mais informações de forma on-line. Afinal de contas, hoje em dia quase todo mundo anda com um smartphone com acesso à internet no bolso.

Essas estratégias costumam causar mais impacto e facilitam na hora de as pessoas lembrarem do compromisso, além de serem muito atraentes visualmente.

2. Diferencie-se na estrutura do evento

Montar o cenário do lugar onde vai ser realizado o evento pode não ser uma das tarefas mais fáceis, mas, sem dúvida, faz toda diferença e desperta reações do público.

Aposte em uma estrutura criativa e coerente com o objetivo do evento. Então, prepare espaços interativos, agradáveis e com atividades diferenciadas, para que o participante se sinta à vontade no ambiente. Lounge com sofás confortáveis, estações de venda de lanches rápidos ou mesmo um serviço de massagem são ótimas opções para grandes eventos.

Os antigos formulários de recepção, check-in, lista de presença, entre outros, podem ser substituídos por tablets ou totens eletrônicos, nos quais o participante pode fazer o seu cadastro de maneira “self-service”, diminuindo consideravelmente as filas.

Esses são elementos básicos e necessários em qualquer tipo de evento, mas que podem dar um ar de modernidade e agilizar os processos logo na entrada.

3. Busque inovar nas apresentações

Eventos com palestras, workshops ou qualquer outro tipo de apresentações que demandem mais tempo devem ser devidamente planejados para evitar que fiquem muito longos, e consequentemente, cansativos.

O ideal é intercalar os formatos com falas, vídeos, fotos e, principalmente, atividades participativas com o público presente. Realizar sorteios e anunciar premiações e novidades que reflitam diretamente no interesse do participante pode ajudar a quebrar o gelo durante as apresentações.

Uma boa maneira de buscar inspiração é assistir algumas palestras do tipo TED Talks, que trazem expositores para contar sua experiência sobre os mais variados temas em menos de 20 minutos. Claro, você não precisa limitar tanto assim as participações dos palestrantes do seu evento. Mas se inspirar no formato direto e interativo do TED é muito interessante.

4. Transmita seu evento ao vivo pela internet

Hoje em dia, contamos cada vez mais com ferramentas on-line que podem ser utilizadas das mais variadas formas. Uma das ideias criativas para eventos é realizar transmissões ao vivo por meio das redes. Dessa forma, outras pessoas que não puderam comparecer podem participar em tempo real das apresentações.

Porém, saiba que se essa é a ideia, é preciso realizá-la com qualidade. Uma transmissão básica, com imagens e áudios ruins, costuma ser cansativa. Colocar mais de uma câmera em posições diferentes, bons microfones e, se couber no orçamento, contratar drones e profissionais do ramo, são algumas escolhas que podem tornar sua transmissão cada vez mais real.

5. Seja sustentável

Se tem uma coisa que está na boca de todo mundo hoje em dia é a sustentabilidade. Consumidores buscam, cada vez mais, produtos ecologicamente corretos e que não agridam o meio ambiente, respeitando a natureza.

Pensando nisso, simples ações (como incentivar o uso de canecas retornáveis, ao invés de copos de plástico) podem trazer para o seu evento um ar de modernidade e consciência ambiental. Algumas cidades do Brasil já trazem, em lei, a proibição do uso de canudos plásticos. Se esse não é o caso da sua cidade, porque não inovar e já trazer essa novidade para o seu público? Sem dúvidas, você mostrará bastante consciência e proatividade!

6. Ofereça brindes on-line

Antigamente, era muito comum que participantes de congressos e eventos corporativos recebessem brindes como canetas, bloquinhos de anotação e garrafinhas de água. São boas ações, mas que tem sido executadas ano após ano — às vezes, com o mesmo brinde para o mesmo evento!

Uma possibilidade mais atual é investir em brindes digitais. Um e-book com o detalhamento da palestra que o participante acabou de assistir, um minicurso on-line, cupons de desconto em lojas virtuais, aplicativos exclusivos, entre outras opções, são ótimas ideias para inovar nesse sentido. Além do mais, é possível personalizar esses brindes para cada participante, gerando um engajamento e a constante manutenção do contato de todos os envolvidos.

7. Invista em comida de qualidade e criativa

Grandes eventos necessitam sempre de pontos de comida espalhados pelos locais onde acontecem. Como os participantes passarão horas assistindo palestras e cursos, apenas um cafezinho não basta. É preciso pensar na logística de almoço, com uma praça de alimentação de qualidade.

Mas isso já está presente em praticamente todos os grandes eventos que acontecem hoje em dia. A venda de alimentos não é nada interessante, porém existem opções. Imagine a surpresa dos participantes ao encontrar, espalhados por todo o centro de convenções onde acontece o seu evento, bares de drinks personalizados, chefs ao vivo ou um ponto exclusivo de doces. Não há quem não se surpreenda quando o assunto é uma boa apresentação de alimentos de qualidade!

Não é difícil inovar e organizar eventos corporativos criativos. Basta pensar um pouco fora da caixa e procurar entender o que seu público espera do seu evento. E, principalmente, como você pode surpreendê-lo e superar as expectativas. Entretenimento, tecnologia e personalizações são ferramentas perfeitas para transformar o seu evento corporativo em algo que ninguém jamais se esquecerá!

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