ptesen +55 (48) 3039 1404 contato@apino.com.br

Conheça as principais viagens de aventura em Santa Catarina

adventure travel in santa catarina, viajes de aventura
Conheça as principais viagens de aventura em Santa Catarina
Avalie este post!

As belezas naturais de Santa Catarina encantam o Brasil e o mundo. Por isso, as opções de viagens para turismo de aventura em terras catarinenses são muitas e todas proporcionam muita diversão e integração com a natureza.

Conheça algumas das opções para praticar turismo de aventura em Santa Catarina:

1. Cicloturismo

Um dos mais bem organizados e sinalizados caminhos é o Circuito da Araucárias em São Bento do Sul. Considerada uma viagem de longa distância, o circuito possui 250 quilômetros passando por uma sequência de 14 cachoeiras e pelo Campo Quiriri, que fica a 1500 metros de altitude com vista para o mar. O ciclista também tem a possibilidade de pegar carimbos por trechos e ao final trocar por um certificado.

Um pouco mais longo, com 300 km de distância, o Circuito do Vale Europeu passa por 9 municípios de forte cultura da colonização alemã e italiana. Considerado o primeiro roteiro turístico planejado para o cicloturismo, o caminho prioriza estradas de terra com início e fim em Timbó, perto de Blumenau. Ainda conta com grande concentração de nascentes e oferece pontos de apoio e outras opções de lazer, como rafting, rapel e caminhadas.

Mais próximo da capital Florianópolis, o Circuito Costa Verde é considerado de dificuldade moderada, possui vias conservadas, sinalizadas e sem muitas subidas. A viagem passa por cerca de 60 praias repletas de belezas naturais por todo o roteiro. O passeio pode ser complementado com mergulhos, trilhas e passeios de caiaque. Já o Caminho da Imperatriz passa por Rancho Queimado até Anitápolis, rota conhecida pela agricultura orgânica e familiar, e segue para Santa Rosa de Lima com inúmeras cachoeiras, rios e águas termais.

2. Mergulho

Santa Catarina é considerado um dos melhores pontos de mergulho da região sul. Embora existam excelentes locais para mergulhos livres- entre eles Ilha do Campeche em Florianópolis e Praia da Sepultura em Bombinhas-, é a modalidade autônoma (com uso de equipamento) que tem grande destaque. Para participar é preciso ser mergulhador certificado por cursos de mergulho reconhecidos.

Na Reserva Biológica Marinha do Arvoredo (Rebio Arvoredo), um dos melhores pontos de mergulho no Brasil,  a atividade é proibida. Isso porque a Rebio é uma unidade de conservação marinha que restringe a visitação pública e tem grande importância ecológica e científica. No entanto, ainda é possível aproveitar o potencial da região no seu limite sul na Ilha do Arvoredo.

3. Rafting

A região do Vale Europeu aparece mais uma vez  entra as opções de turismo de aventura em Santa Catarina. Intercalando corredeiras e trechos calmos, o roteiro leva em conta paisagens exuberantes e paradas para banho. Junto ao Parque da Serra do Tabuleiro, Santo Amaro do Imperatriz, com rios de águas claras, também apresenta trechos tanto para praticantes quanto para iniciantes.

4. Surfe

A fama de boas ondas em Florianópolis atrai milhares de turistas brasileiros e estrangeiros. Algumas das praias possuem tanta vocação que sediam diversas etapas de campeonatos. Esse é o caso da Praia Mole, Joaquina e Santinho em Florianópolis, a Praia da Vila em Imbituba e a Praia da Ferrugem em Garopaba.

Para os iniciantes, diversas escolas de surfe se estendem pelo litoral em praias propícias, como por exemplo, a Barra da Lagoa na capital catarinense. A modalidade de Stand Up Paddle também é uma opção para quem deseja se integrar com a natureza.

Se para você a aventura não pode ficar de fora do roteiro de viagem, Santa Catarina é o seu lugar!

Confira as opções da Apino Turismo para programar a sua próxima aventura!

AP_CTA_eBook_ValeEuropeu

Inscreva-se

Viagens de incentivo

Viagens para eventos