Conheça as principais viagens de aventura em Santa Catarina – Blog da Apino Turismo
ptesen +55 (48) 3039 1404 [email protected]

Conheça as principais viagens de aventura em Santa Catarina

adventure travel in santa catarina, viajes de aventura

As belezas naturais de Santa Catarina encantam o Brasil e o mundo. Por isso, as opções de viagens para turismo de aventura em terras catarinenses são muitas e todas proporcionam muita diversão e integração com a natureza.

Conheça algumas das opções para praticar turismo de aventura em Santa Catarina:

1. Cicloturismo

Um dos mais bem organizados e sinalizados caminhos é o Circuito da Araucárias em São Bento do Sul. Considerada uma viagem de longa distância, o circuito possui 250 quilômetros passando por uma sequência de 14 cachoeiras e pelo Campo Quiriri, que fica a 1500 metros de altitude com vista para o mar. O ciclista também tem a possibilidade de pegar carimbos por trechos e ao final trocar por um certificado.

Um pouco mais longo, com 300 km de distância, o Circuito do Vale Europeu passa por 9 municípios de forte cultura da colonização alemã e italiana. Considerado o primeiro roteiro turístico planejado para o cicloturismo, o caminho prioriza estradas de terra com início e fim em Timbó, perto de Blumenau. Ainda conta com grande concentração de nascentes e oferece pontos de apoio e outras opções de lazer, como rafting, rapel e caminhadas.

Mais próximo da capital Florianópolis, o Circuito Costa Verde é considerado de dificuldade moderada, possui vias conservadas, sinalizadas e sem muitas subidas. A viagem passa por cerca de 60 praias repletas de belezas naturais por todo o roteiro. O passeio pode ser complementado com mergulhos, trilhas e passeios de caiaque. Já o Caminho da Imperatriz passa por Rancho Queimado até Anitápolis, rota conhecida pela agricultura orgânica e familiar, e segue para Santa Rosa de Lima com inúmeras cachoeiras, rios e águas termais.

2. Mergulho

Santa Catarina é considerado um dos melhores pontos de mergulho da região sul. Embora existam excelentes locais para mergulhos livres- entre eles Ilha do Campeche em Florianópolis e Praia da Sepultura em Bombinhas-, é a modalidade autônoma (com uso de equipamento) que tem grande destaque. Para participar é preciso ser mergulhador certificado por cursos de mergulho reconhecidos.

Na Reserva Biológica Marinha do Arvoredo (Rebio Arvoredo), um dos melhores pontos de mergulho no Brasil,  a atividade é proibida. Isso porque a Rebio é uma unidade de conservação marinha que restringe a visitação pública e tem grande importância ecológica e científica. No entanto, ainda é possível aproveitar o potencial da região no seu limite sul na Ilha do Arvoredo.

3. Rafting

A região do Vale Europeu aparece mais uma vez  entra as opções de turismo de aventura em Santa Catarina. Intercalando corredeiras e trechos calmos, o roteiro leva em conta paisagens exuberantes e paradas para banho. Junto ao Parque da Serra do Tabuleiro, Santo Amaro do Imperatriz, com rios de águas claras, também apresenta trechos tanto para praticantes quanto para iniciantes.

4. Surfe

A fama de boas ondas em Florianópolis atrai milhares de turistas brasileiros e estrangeiros. Algumas das praias possuem tanta vocação que sediam diversas etapas de campeonatos. Esse é o caso da Praia Mole, Joaquina e Santinho em Florianópolis, a Praia da Vila em Imbituba e a Praia da Ferrugem em Garopaba.

Para os iniciantes, diversas escolas de surfe se estendem pelo litoral em praias propícias, como por exemplo, a Barra da Lagoa na capital catarinense. A modalidade de Stand Up Paddle também é uma opção para quem deseja se integrar com a natureza.

Se para você a aventura não pode ficar de fora do roteiro de viagem, Santa Catarina é o seu lugar!

Confira as opções da Apino Turismo para programar a sua próxima aventura!

AP_CTA_eBook_ValeEuropeu