Conheça a gastronomia de Santa Catarina
pt +55 (48) 3039 1404 [email protected]

Conheça a gastronomia de Santa Catarina

A gastronomia no estado de Santa Catarina é um espelho de sua colonização e da região Sul do Brasil. Cada região do estado tem seu sabor, suas peculiaridades culinárias e claro, uma pitada brasileira em suas receitas.

As condições climáticas e o solo catarinense contribuem para o cultivo de variados tipos de legumes, frutas e vegetais e, por isso, a utilização de produtos frescos e orgânicos é muito comum. Principalmente em sítios e fazendas familiares que oferecem refeições caseiras para os visitantes que por ali passam.

Conheça neste post as principais influências que fizeram da gastronomia catarinense uma das mais diversificadas do País.

Santa Catarina cervejeira

Os imigrantes alemães deixaram em Santa Catarina o gosto pela cerveja que continua até os dias de hoje. A região do Vale Europeu possui o maior número de cervejarias no estado, quase todas na cidade de Blumenau.

As cervejas artesanais são muito populares não só entre os catarinenses mas também por quem passa por Santa Catarina ou consome as cervejas que são exportadas para outros lugares do Brasil.

Atualmente, as cervejarias catarinenses são as principais responsáveis por ajudar a elevar a qualidade das cervejas brasileiras a nível internacional.

Vinicultura nas altitudes catarinenses

A presença das vinícolas em Santa Catarina vem fazendo com que o enoturismo (turismo de vinhos) cresça cada vez mais mais. As produtoras de vinho do estado, que ajudam a movimentar e economia de muitos municípios, abrem suas portas para visitas às vinícolas, aos vinhedos, para conhecer de perto o cultivo das uvas e também para degustar diferentes vinhos e espumantes.

Santa Catarina possui condições climáticas excelentes para o terroir, os finos vinhos de altitude.

Muitos dos vinhos produzidos no estado são premiados nacional e internacionalmente e são as estrelas de festivais como a Vindima de Altitude, que celebra a colheita da uva e reúne todas as vinícolas catarinenses. O festival já está em sua 5ª edição e acontece todo ano em São Joaquim.

A Itália e a Alemanha em Santa Catarina

A imigração italiana foi a mais massiva dentre todas as outras que ocorreram em Santa Catarina, principalmente na região Sul do estado. Os pratos mais apreciados herdados desta imigração são polenta, sopa de agnolini, pão caseiro, salame, queijo colonial e tortei.

Já os imigrantes alemães, principalmente concentrados nos municípios do Vale Europeu, agregaram a culinária catarinense com a o chucrute acompanhado dos salsichões, o eisbein, o kassler, o marreco recheado, a cuca e o strudel. Em Blumenau, todo ano acontece a Oktoberfest, festa de origem alemã que além de celebrar a cultura dos imigrantes também traz diversos pratos típicos e a querida cerveja artesanal.

Herança Açoriana

Os portugueses, em sua maioria vindos do Arquipélago dos Açores, se fixaram principalmente no litoral catarinense. Por isso, a culinária nesta região do estado é baseada em frutos do mar como peixe, camarão, marisco, berbigão, siri, polvo, lula e ostras, usualmente acompanhados de pirão de farinha de mandioca ou todos juntos em sequências e moquecas.

As ostras ganham bastante destaque em Florianópolis, a maior produtora de ostras da América do Sul.

Outros sabores da Europa

Além da Alemanha e da Itália, Santa Catarina recebeu muitos imigrantes vindos de outros países do continente Europeu, como os austríacos, húngaros e poloneses. Eles trouxeram receitas como o pierogui (pastel cozido polonês), o knödel (bolinho austríaco), o apfelstrudel (folhado de maçã austríaco) e muitos outros.

O gosto por laticínios também é muito presente no estado por causa dos imigrantes, principalmente o queijo que é produzido em várias regiões catarinenses.

Aguardentes, licores e cachaças

Em Santa Catarina, a produção artesanal destas bebidas costumava ser bem mais popular no passado. Embora muitos tenham sido destruídos com o tempo, hoje em dia ainda é possível encontrar alambiques, engenhos e destilarias que sobreviveram através das décadas, alguns com estruturas mais modernas e outros que ainda mantém as características rústicas.

Comida Campeira e Serrana

Influenciados pelos tropeiros e os vizinhos gaúchos, os pratos típicos nas regiões serranas e campeiras de Santa Catarina incluem arroz carreteiro, feijão tropeiro, churrasco, charque, entrevero e muitos outros, tradicionalmente preparados no fogão a lenha.

Roteiros gastronômicos: Aprecie a gastronomia de Santa Catarina

Gostou de saber um pouco mais sobre a gastronomia catarinense? Clique no link abaixo, conheça os nossos roteiros gastronômicos e aprecie cada pedacinho do Sul!

[su_box title=”Roteiros:” box_color=”#00b6d4″]Confira os roteiros da Apino Turismo e faça sua reserva![/su_box]