Como definir o budget de marketing para campanhas de incentivo? – Blog da Apino Turismo
pt +55 (48) 3039 1404 [email protected]

Como definir o budget de marketing para campanhas de incentivo?

O budget de marketing, ou orçamento de marketing, é um tipo de documento onde se definem quais são os ganhos e perdas de uma empresa. A partir desse documento, os gestores podem fazer uma previsão das receitas e custos da organização, para então, definir novas metas e estratégias.

Por exemplo, as ações de marketing de incentivo aos colaboradores são cada vez mais comuns e vantajosas para as empresas por servirem como um catalizador motivacional para as equipes. Mas, antes de organizar uma campanha, é de suma importância que a empresa tenha um orçamento bem definido para trazer resultados mais realistas e objetivos.

Você conhece as melhores estratégias para elaborar o budget de marketing e reservar uma parcela para as campanhas de incentivo? Preparamos este post exclusivamente para dar algumas dicas para quem pretende montar um orçamento e motivar as equipes internas. Vamos conferir?

Definindo o budget de marketing

Elaborar um orçamento de marketing não é simplesmente escolher um número aleatório. Não adianta querer chegar à primeira reunião e falar “este ano, nossa empresa vai dedicar R$ 50 mil para campanhas”. É imprescindível que esse número faça algum sentido e esteja baseado em análises e estudos anteriores.

Para isso, você pode levar em consideração alguns fatores como os gastos inclusos no seu orçamento, tamanho da empresa, etc. Veja alguns exemplos:

  • avaliação do mercado externo, tendências e cenário financeiro;
  • definição dos canais de comunicação e seus gastos (impressões gráficas, etc.);
  • investimentos em marketing digital;
  • gastos com treinamentos e capacitação;
  • participações em eventos corporativos;

Após esta análise, verifique se os números fazem sentido para a realidade e tamanho da sua empresa. Uma pesquisa publicada na revista Entrepreuner aponta que essa “matemática do marketing” é simples: empresas que possuem até 5 anos de mercado, o ideal é manter uma faixa de 12-20% da sua receita total para o marketing. Já empresas estabilizadas no mercado e que possuem um posicionamento de marca bem definido, o ideal seria manter um investimento de 6-12%.

Essa diferença de valores acontece porque as empresas que estão começando a se relacionar com o mercado, normalmente, possuem custos mais elevados para fazer um jump inicial na sua estratégia. Por isso, é sempre importante lembrar que cada empresa terá gastos diferentes, mediante à sua realidade.

Agora, você deve estar se perguntando: como direcionar uma parte dessa verba para ações de incentivo internas e que gerem resultados de alta qualidade? Para entender melhor, leia o próximo tópico.

Budget de marketing para campanhas de incentivo

Já é mais do que sabido que o marketing de incentivo é fundamental para promover melhorias para qualquer empresa. Além de ser a forma mais eficiente de valorizar, engajar e integrar, as campanhas de incentivo também servem como um “catalizador” da motivação e desejo por resultados.

Saiba mais sobre as campanhas de incentivo: leia o conteúdo 8 principais benefícios de criar campanhas de incentivo nas empresas.

Por isso, é de suma importância separar uma parcela do orçamento de marketing para esse tipo de estratégia. Quando há um planejamento, fica muito mais fácil para os gestores preverem e organizarem as formas de premiações a serem oferecidas.

Por exemplo, um colaborador que alcançou a meta mensal de vendas pode escolher um destino nacional para viajar ou participar de algum congresso importante, já a equipe que obteve o melhor desempenho durante o ano, tem direito a uma viagem internacional, etc.

As opções são inúmeras, porém esses possíveis gastos precisam ser estipulados com antecedência. Até porque, um outro ponto que deve ser estudado mais detalhadamente é: como fazer para garantir o melhor tipo de premiação e que esteja de acordo com o budget definido inicialmente?

Ideias para aproveitar o seu budget para campanhas

Ao longo da escolha da premiação, características como o perfil do(s) colaboradore(s) e o objetivo da campanha precisam estar muito bem esclarecidos. Até porque, não existe um único tipo de premiação ideal para uma campanha de incentivo, e é importante saber exatamente como será a ação para viabilizar esforços necessários como: agências parceiras,  produção da campanha, etc.

Confira algumas ideias de como aproveitar o seu budget:

Até de R$ 5.000,00 — Premiação individual

Se for definido um budget mais limitado para a campanha de incentivo, o ideal é que a empresa possa ajudar o colaborador a aproveitá-lo da melhor forma possível. Confira algumas ideias:

  • viagem de fim de semana para um destino nacional;
  • passeios de barco com alimentação inclusa;
  • viagem ou passeio com acompanhante;
  • ingressos para eventos ou shows.

Aproveite para conhecer o nosso guia com 15 ideias criativas para viagens de incentivo. Faça o download!

Mais de R$ 10.000,00 — Premiação para grupos de colaboradores

Aqui existe uma excelente oportunidade para explorar a criatividade e fortalecer o engajamento dos grupos. Campanhas de premiações coletivas podem ser feitas tanto ao ar livre, quanto em ambientes corporativos e podem contar com diversas opções para ser uma ação de sucesso!

Saiba como montar uma campanha de incentivo a vendas e confira alguns exemplos de premiação neste conteúdo aqui.

Se você está se perguntando por que terminamos o tópico anterior falando da importância de estudar mais detalhadamente a questão da premiação, a resposta é simples. Tudo isso demanda trabalho, atenção e muita dedicação e quando se conta com uma assessoria especializada, tanto o aproveitamento do budget quanto os resultados são muito melhores!

Terceirizar agências e prestadores de serviço para a criação das ações de premiação ou viagens de incentivo pode, com toda a certeza, te ajudar a economizar tempo e recursos.

Enfim, essas foram algumas dicas para ajudar a você a definir o budget de marketing para a sua empresa e como é importante separar uma fatia dessa verba para investir em seu público interno. Caso queira saber mais sobre como elaborar uma viagem de incentivo, basta clicar neste link aqui.