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Branding em eventos: como fazer uma gestão de marca?

Branding em eventos: como fazer uma gestão de marca?
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Branding é um processo de gestão marca. Com uma boa estratégia de posicionamento, uma empresa consegue fortalecer a sua mensagem aos consumidores em potencial e transformá-la em um símbolo facilmente lembrado e preferido por seus consumidores.

Muitos empreendedores que querem diversificar as suas estratégias, procuram fazer isso por meio de um tipo de ação que está cada vez mais em voga: eventos corporativos.

No artigo de hoje, você vai descobrir os benefícios do branding em eventos e conhecer algumas estratégias que ajudarão a colocar a marca da sua empresa em outro patamar. Vamos lá?

Benefícios do branding em eventos corporativos:

Seja participando de um evento terceiro ou o produzindo do zero, apostar em estratégias de branding é sempre uma boa. Mas você sabe que vantagens isso pode gerar para o seu negócio? Confira nos tópicos abaixo alguns dos benefícios que o branding em eventos oferece:

Fortalecimento da marca

Um dos objetivos principais do branding é fortalecer uma marca — e a presença da sua empresa em eventos e viagens é uma ótima estratégia para fazer isso. Já ouviu aquele ditado “quem não é visto, não é lembrado”? Pois é!

Marcas que falham em obter a atenção de seus públicos raramente são a preferência deles no momento da compra. Eventos oferecem a oportunidade única de chamar as pessoas para conhecerem seus produtos, serviços e interagirem com eles — o que cria uma percepção de marca mais bem-sucedida junto ao cliente.

Quando temos a oportunidade de frequentar um stand ou de ver uma palestra sobre determinado produto/tecnologia, nos sentimos mais próximos dele. Por isso, a Apple faz eventos anuais para revelar novos produtos, sistemas e recursos. A marca atrai todos os olhares para si e torna-se protagonista do universo de tecnologia naquele dia, em que tudo gira ao seu redor e dos seus diferenciais.

Use os eventos como uma oportunidade de fazer o mesmo e de fortalecer a sua marca.

Ampliação do reconhecimento

Quantas pessoas em um evento nunca ouviram falar dos seus produtos e serviços? Provavelmente mais do que você gostaria. Eventos são oportunidades de entrar em contato não apenas com outros players do mercado, mas também com clientes em potencial.

Por isso, a participação de empresas nessas situações deve sempre ser encorajada. Os eventos fazem com que a sua identidade se torne conhecida para uma parcela do público que pode não estar nas suas redes sociais ou ler os veículos em que anuncia. Portanto, aproveite essa oportunidade para ampliar o reconhecimento da marca.

Novas oportunidades de negócio

Eventos também são chances de conhecer parceiros de negócio e de entender as expectativas que o mercado tem em relação aos seus produtos. Busque ouvir as pessoas bem nesses ambientes e faça anotações a respeito das percepções adquiridas. Elas podem ser a fonte de que você precisava para criar novos produtos e serviços inovadores ou estabelecer grandes relacionamentos com outras marcas.

Criação de confiança

Quando nos aproximamos de uma marca, a tendência é confiarmos mais nela. A participação em eventos ajuda a sua empresa a chegar onde o público está e a construir interações significativas com ele. Essas interações traduzem-se em segurança na hora de fechar negócio e aumentam a confiabilidade que a sua marca projeta.

1. Participando de um evento corporativo:

Gostou desses benefícios? Para se aproveitar deles, será preciso investir em iniciativas que destaquem o branding da sua empresa ao participar de eventos corporativos. Abaixo elencamos algumas dicas:

Conheça o público do evento que irá participar

Os eventos corporativos são uma ótima oportunidade para encontrar profissionais que atuem, de forma direta ou indireta, no mesmo segmento. Ali, é possível expandir o conhecimento por meio das vivências desses profissionais e criar novas parcerias.

Algumas técnicas de networking como procurar quem serão os palestrantes, participantes já confirmados e quais oportunidades você terá no evento, podem ser úteis na hora de montar um plano estratégico para fortalecer o branding da sua empresa ao longo do evento.

Estabeleça sua presença online e offline

Ao participar de um evento ou uma viagem, não se esqueça de criar materiais promocionais exclusivos — ou pelo menos de entregar os materiais que já existem para que eles sejam utilizados por seus funcionários.

Camisetas e materiais de escritório, além de garrafinhas e copos, são chances de fazer com que uma marca seja vista pelo máximo de pessoas possível, em situações nas quais uma identidade visual nem sempre está presente.

Aproveite esses momentos para introduzir a sua marca aos seus potenciais clientes sem precisar apresentá-la. Geralmente, isso resultará ao menos em uma pesquisa no Google para descobrir o que a empresa faz. O que é um excelente primeiro passo para conseguir uma fisgá-lo!

Por isso, estabeleça uma presença online firme, garanta que os primeiros resultados nos motores de busca sejam do seu negócio e crie um website que deixe bem claro o que a sua empresa oferece.

Crie uma hashtag

Atualmente, postamos tudo o que fazemos nas redes sociais. Por isso, criar uma hashtag exclusiva é uma boa ideia para organizar e visualizar as fotos que as pessoas tiraram durante um evento. Inclua essa hashtag em materiais impressos e no stand da sua empresa, fazendo-a conhecida pelo grande público.

Dessa forma, será mais fácil visualizar quantas pessoas foram atingidas pela sua mensagem e que tipo de conteúdo elas produziram a partir disso. Interaja com essas pessoas nas redes sociais para construir um relacionamento com elas.

Patrocine o evento em questão

Quase todos os eventos podem ser patrocinados por marcas. Em geral, uma lista de parceiros é adicionada a todos os materiais referentes ao evento e isso significa mais uma oportunidade da sua marca chegar ao consumidor.

Procure saber quanto custa patrocinar os eventos que pretende participar. Na maioria das vezes, não é tão caro quanto você imagina e esse investimento significa mais exposição para a sua organização.

2. Produzindo um evento corporativo:

Se a sua ideia é planejar um evento corporativo como uma estratégia para fortalecer o branding da sua empresa, nós separamos algumas ideias para você garantir uma experiência de sucesso para os participantes e palestrantes. Confira:

Defina o tipo de público que quer atrair

Essa é a primeira etapa de uma divulgação eficiente. É preciso entender o perfil das pessoas que estarão presentes em seu evento para focar no público exato. Lembre-se que o mais importante é trabalhar com qualidade, e não com quantidade.

Ao definir isso, você conseguirá elaborar as estratégias como quais ferramentas são as mais apropriadas para se comunicar, o tipo de linguagem a ser usada e que tipos de informação serão abordados.

Saiba mais sobre a divulgação e atração de públicos para o seu evento neste link.

Organize a sua equipe para entregar mais do que o esperado

Você sabe o que é overdelivering? Essa é uma técnica administrativa simples que se baseia no conceito de oferecer mais do que o cliente espera. Ou seja, agregar valor ao produto ou serviço visando surpreender o cliente.

Para os eventos corporativos, ela pode ser implementada ao preparar a estrutura do evento de forma que entregue mais conforto e facilidades como logística simplificada para os participantes e palestrantes, brindes e experiências que associem ao máximo a marca da empresa a um estilo de vida e perfil dos participantes.

Ao garantir que todos os pontos de contato entre o evento X participante estará perfeito, você conseguirá gerar uma percepção positiva não só sobre o evento, mas também poderá fortalecer o branding da sua empresa.

Agregue mais valor ao seu evento corporativo

Investir no branding em eventos é uma oportunidade de fazer com que mais pessoas entrem em contato com a sua marca, entendam os benefícios que ela oferece e consigam compará-la com seus principais concorrentes.

Uma empresa que aparece com mais frequência, é facilmente mais lembrada pelos consumidores quando eles precisam de determinados produtos e serviços. Por isso, seja na hora de participar de um evento ou  de criar um, coloque em prática as alternativas que citamos aqui para melhorar o branding em eventos corporativos.

Aplicar estratégias de branding em eventos corporativos é uma grande ideia para as marcas que já estão consolidadas em seus mercados e para aquelas que ainda precisam se consolidar.

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