Viagens de incentivo: O que sua empresa precisa saber.
pt +55 (48) 3039 1404 [email protected]

Viagens de incentivo: O que sua empresa precisa saber.

programas de incentivo

Viagens de Incentivo rendem experiências enriquecedoras e podem ser uma excelente forma de reconhecer a dedicação dos colaboradores de uma organização. Melhor ainda se for possível estender o prêmio à família ou aos amigos do profissional, proporcionando momentos de descanso, contato com a natureza e aventuras que ficarão na memória para sempre.

Pensando na importância da viagem de incentivo para a empresa e para seus colaboradores, resolvemos explicar melhor o motivo pelo qual as empresas devem investir nesse método de premiação. Para isso, vamos falar sobre seus benefícios e dicas de destinos. Ficou curioso e quer saber mais sobre o assunto? Então, não deixe de ler até o final para não perder nenhum detalhe!

Desenvolva a cultura organizacional da sua empresa. Clique aqui para baixar o nosso e-book!

O que é viagem de incentivo?

É uma maneira de premiar funcionários, fornecedores ou clientes pela performance desempenhada em relação ao negócio da empresa ou pelo cumprimento de metas.

Esse método de premiação prioriza uma experiência maior do que apenas a recompensa monetária. Com o intuito de buscar uma motivação para seus colaboradores, as companhias investem na oportunidade de oferecer uma vivência inesquecível para seus parceiros, fomentando ainda mais o laço entre a eles e a empresa.

Mas, para que isso ocorra da melhor maneira possível, é primordial contar com uma equipe especializada, capaz de oferecer uma experiência que encante e surpreenda os participantes do início ao fim.

Quais os benefícios das viagens de incentivo?

Quando uma empresa escolhe recompensar seus colaboradores ou parceiros com prêmios em dinheiro, esse valor é rapidamente incorporado nas finanças e tende a ser esquecido em um curto período de tempo. Em contrapartida, as viagens de incentivo proporcionam uma experiência duradoura e que deixam lembranças, ou sejam, a marca da empresa fica gravada na memória dos premiados.

Essa iniciativa possui inúmeros benefícios, mas separamos os principais para te ajudar a entender melhor. Veja a seguir:

Motivação

Além de oferecer bons salários, benefícios e um ambiente de trabalho agradável, é fundamental que as empresas tracem outras estratégias para que os colaboradores se mantenham motivados.

Na maioria dos casos, a definição de metas atingíveis e premiações para os profissionais de maior destaque cumprem bem esse papel. No caso da viagem, o funcionário se sente motivado principalmente porque tem a oportunidade de descansar e colocar “a cabeça no lugar” e ainda compartilhar essa experiência com alguém especial, pois, geralmente, as viagens de incentivo incluem pelo menos um acompanhante.

Integração

Se o objetivo da organização for capacitar os colaboradores e promover a integração entre eles, as viagens de incentivo também são uma excelente alternativa. Viajando em grupo, os profissionais podem aproveitar algum evento relativo à área de atuação da companhia ou participar de atividades exclusivas. Seja qual for a opção, certamente os laços serão fortalecidos.

Disposição

O ritmo de trabalho mudou bastante nos últimos anos. Atualmente, muitos profissionais têm jornadas flexíveis e, por isso mesmo, sentem dificuldade em se desligar de suas atividades nas horas de lazer ou descanso. Uma viagem pode ser um bom incentivo para que o profissional reserve um tempo só para si e retorne à empresa com mais disposição para atingir metas.

Fidelização

Esse item se refere especialmente à premiação de distribuidores ou clientes. Uma pessoa que contribuiu tanto para que o seu negócio tivesse bons resultados, obviamente merece um presente especial. E uma bela viagem tem sido a escolha preferida das empresas que querem recompensar um bom cliente.

Assim, se a viagem for de fato inesquecível, o presenteado sempre se lembrará da empresa. Para isso, as empresas especializadas em viagens de incentivo se preocupam com os detalhes e enriquecem os dias da viagem com momentos surpreendentes, que mexem com os sentimentos do viajante.

Melhor previsão dos custos

Por ser uma premiação condicionada à determinada obrigação — alcance de metas ou destaque por determinada performance, por exemplo —, os custos gerados pela viagem de incentivo já estarão calculados e embutidos no lucro gerado pelo parceiro. Ou seja, todas as despesas da viagem serão, prévia ou posteriormente, cobertas pela meta alcançada, o que reduz o risco de perda de investimento.

Assim, a empresa não precisa ter um novo gasto, que, muitas vezes, nem seria possível. Nem terá que se preocupar com seu fluxo de caixa para implementar essa premiação.

Preciso de ajuda para escolher (e preparar) a viagem?

Antes de mais nada, é preciso ter em mente que essa experiência não é uma viagem qualquer, que poderia ser feita por qualquer agência de viagem. Ela deve ser organizada de forma a garantir maior experiência e momentos memoráveis para os parceiros e colaboradores da empresa. Por esse motivo, é aconselhável contratar uma agência especializada para tornar esse momento inesquecível e não motivo de frustração ou preocupação.

Com uma equipe eficiente, os roteiros de viagens serão personalizados de acordo com o perfil da empresa e dos seus clientes, fornecedores ou colaboradores. Por exemplo, se sua empresa possui funcionários mais jovens e tem um ambiente informal e mais descolado, uma boa alternativa seria um destino menos usual e que tenha muitos eventos culturais.

É importante pensar em todos os detalhes, sempre com foco na pessoa premiada, garantindo uma programação exclusiva e uma vivência única.

Quais os destinos preferidos?

De nada adianta premiar o colaborador com uma viagem ao Pantanal se ele prefere os atrativos históricos da Bahia, não é mesmo? Portanto, é fundamental conhecer bem o profissional antes de escolher o destino. Você pode promover jogos interativos ou elaborar questionários onde ele se sinta confortável para falar sobre os seus principais interesses, por exemplo. Em um artigo neste blog, falamos sobre como escolher a melhor opção para o premiado.

Para ajudar ainda mais, listamos a seguir três destinos brasileiros muito populares.

O estado da Bahia

Um dos principais destinos turísticos do Brasil. Seu litoral é o mais extenso do país, com 932 quilômetros. Além disso, o estado se destaca por seu patrimônio histórico colonial e por ter servido como pano de fundo para as histórias de um dos seus principais filhos: o escritor Jorge Amado.

A cidade de Florianópolis

A capital de Santa Catarina reúne atrações para todos os gostos: praias exuberantes, esportes radicais e atividades culturais. Durante o dia, vale a pena tomar um gostoso banho de mar ou fazer uma trilha. À noite, a dica é provar os pratos típicos em bairros como Santo Antônio de Lisboa e Ribeirão da Ilha, principais redutos da colonização açoriana.

A região do Pantanal

O Pantanal mato-grossense é um dos principais destinos para os amantes de ecoturismo. A alta temporada vai de julho a outubro, quando há seca e fica mais fácil observar a riqueza natural da região. Outro grande atrativo é a culinária pantaneira. Vale a pena experimentar a carne-seca com banana verde e a mujica de pintado!

É possível personalizar o roteiro?

Viagens de incentivo precisam proporcionar experiências diferenciadas para os viajantes. Por isso, sua empresa deve recorrer a uma agência especializada no assunto para garantir o sucesso desse tipo de ação. Localizada em Florianópolis, a Apino desenvolve roteiros personalizados de acordo com as suas necessidades que, com certeza, encantarão seus funcionários ou clientes.

E então? Entendeu o que é viagem de incentivo e quais os benefícios? Quer investir nesse tipo de premiação? Entre, agora mesmo, em contato com a nossa equipe especializada!