Ambiente de trabalho: práticas mindfulness para as equipes
pt +55 (48) 3039 1404 [email protected]

Ambiente de trabalho: práticas mindfulness para as equipes

Com um mercado está cada vez mais competitivo, a maioria das empresas procuram por alternativas para manter o seu crescimento e diferencial. Neste cenário lidamos cada dia mais com metas, reuniões, negociações e outras tarefas que, em determinados momentos, podem gerar situações desafiadoras e que trazem à tona sentimentos como estresse, pressão e ansiedade.

Por isso, é imprescindível que os gestores e líderes dediquem uma atenção especial para a forma como colaboradores se sentem no ambiente de trabalho. Uma vez que a organização se disponibilizar a aprimorar as habilidades dos seus colaboradores dentro da própria empresa, o potencial de engajamento, produtividade e foco das equipes tende a ser elevado.

Se você ficou curioso para saber “como fazer para melhorar o meu ambiente de trabalho?” continue a leitura deste post.

Mindfulness: uma técnica que você precisa conhecer

Mindfulness, traduzido como “atenção plena”, é uma prática relacionada a meditação e tem como objetivo melhorar a qualidade do nosso estado mental. Essa prática se popularizou nas grandes empresas por ser uma alternativa para os colaboradores que buscam um alívio para o estresse do dia a dia, além de ajudar a melhorar as suas capacidades mentais e, consequentemente, a produtividade no trabalho.

Empresas como Target, McKinsey e Google por exemplo, desenvolveram programas de treinamento exclusivos focados na melhoria do seu ambiente de trabalho. Na Goolgle, por exemplo, o programa que inclui ações de mindfulness é chamado de Search Inside Yourself e é definido como “uma forma de aumentar a produtividade e o bem-estar organizacional para que as pessoas possam criar um mundo melhor para si e para os outros.”

As práticas mindfulness possuem uma relação direta com a psicologia comportamental. Isso porque, este tipo de treinamento de imersão, além de proporcionar uma experiência única para o colaborador também contribui para fortalecer o engajamento entre as equipes no ambiente de trabalho.

Benefícios do mindfulness no ambiente de trabalho

Em 2010, a empresa Mindfulness at Work foi criada com o objetivo de permitir o fácil acesso a programas de treinamento que ajudassem os colaboradores no desenvolvimento de habilidades, além de atuar no seu crescimento profissional e produtividade no ambiente de trabalho.

Os benefícios mais almejados são relacionados ao desenvolvimento de líderes mais criativos e focados, com capacidade de resistir à situações de stress e resolver problemas com mais determinação.

Esse tipo de atitude serve como um combustível motivacional inclusive para as equipes. Já ouviu a expressão “líderar pelo exemplo”? Então, uma pessoa que consegue passar confiança e segurança inclusive em situações de conflito, tende a ser vista como um bom líder e faz com outras pessoas queiram seguir o seu exemplo.

Outros benefícios diretos da prática mindfulness são:

  • Tomada de decisão aprimorada
  • Comunicação efetiva
  • Equipes e líderes mais fortes
  • Criatividade e inovação superiores
  • Engajamento aprimorado
  • Confiança em torno da mudança
  • Maior resiliência
  • Bem-estar positivo

Em suma, a prática da meditação auxilia no desenvolvimento de habilidades indispensáveis em um bom líder e pode ser realizada por qualquer um e em qualquer lugar. Depende de cada empresa como irá adaptar as condições e promover o exercício da melhor forma.

Como adaptar as práticas mindfulness na minha empresa?

Trânsito, e-mails, ligações, reuniões todas essas ações podem gerar situações de estresse constante. Ou seja, o grande desafio nos dias de hoje é saber como acalmar a mente e focar no que realmente importa.

Para melhorr o desempenho das equipes e desenvolver as habilidades que citamos acima, não basta criar somente uma ação de 20 minutos com os colaboradores e esperar que isso modifique a forma como eles interagem no ambiente de trabalho.

  • Sessões de work out

Uma boa dica para começar a implementar essas ações no ambiente de trabalho é: crie um momento de “work out” com ações de relaxamento para os colaboradores.

Uma prática disciplinada de atividades leves por 10 minutos ao dia ou três vezes por semana, são excelentes opções para melhorar a produtividade e a qualidade de vida como um todo.

Pense em encontrar um bom instrutor que possa criar essas sessões ou procure dentro da sua equipe alguém que se disponibilize a mobilizar os colaboradores a terem esses momentos. Até mesmo aplicativos de celular podem ser utilizados para essas ações.

Alguns métodos que podem ajudar a estimular uma resposta de relaxamento incluem: relaxamento muscular progressivo com ginástica laboral, massagem, técnicas de respiração, meditação e yoga.

É importante que haja uma prática regular, assim como, uma aproximação com as pessoas que possuem o mesmo objetivo e até mesmo um ambiente que favoreça esses momentos.

Atualmente, é possível encontrar empresas assim como Mindfulness at Work que ofereçam workshops, ações mobilizadoras e outros tipos de acompanhamentos para as empresas que querem garantir este tipo de benefício para o colaborador.

O importante aqui é lembrar que: um ambiente de trabalho saudável e que favoreça o crescimento pessoal e profissional do colaborador tem muito mais chances se crescer e se diferenciar no mercado. Mas, este tipo de prática precisa estar conectado a cultura da empresa e a forma como ela quer chegar a um objetivo.

Os colaboradores são as peças-chaves para o crescimento da empresa e garantir a sintonia entre as equipes é a melhor forma para fortalecer uma cultura organizacional e se diferenciar no mercado.

Outras práticas que podem melhorar o ambiente de trabalho

Se você chegou até aqui e ainda está em dúvidas sobre como aplicar estas práticas na sua empresa, não se preocupe. Reservamos uma sessão para falar sobre outras práticas que podem ser adotadas na empresa para melhorar o ambiente de trabalho e o engajamento das equipes.

  • Treinamentos ao ar livre

Essa é uma opção para aqueles que querem promover ações fora da empresa. Além de ajudar no engajamento e motivação das equipes, elas também servem como uma opção para fortalecer as equipes. Alguns exemplos são: rafting, trilhas, team-building ou outras atividades que possam ser realizadas em grupo. 

  • Viagens de incentivo

Esse método pode servir como uma forma de premiação ou uma ferramenta de engajamento de motivação. Ela prioriza a experiência das pessoas com o local e tem o intuito de oferecer uma vivência inesquecível para seus colaboradores, fomentando ainda mais o laço entre a eles e a empresa.

Saiba mais sobre este assunto no post: viagens de incentivo: o que sua empresa precisa saber.

Enfim, chegamos ao final desse artigo. Gostou do conteúdo? Se sentiu inspirado para criar novas ações para melhorar a produtividade da sua equipe? Compartilhe com a gente o tipo de ação que você já realizou na sua empresa 🙂