A preocupação com a correta gestão de pessoas é cada vez mais latente dentro das empresas. Uma prova disso é que hoje, como nunca, uma série de ferramentas está sendo aplicada para atrair, satisfazer, entusiasmar e reter gente talentosa.
No entanto, é importante fazer um questionamento: quais são os impactos do investimento na condução do capital humano para o crescimento da empresa?
Pensando nisso, elaboramos este artigo! Hoje, você vai compreender com clareza a importância da gestão de pessoas, além de conhecer algumas pesquisas que discorrem sobre a relevância do tema. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!
Aumenta a produtividade diária
O sucesso e o crescimento organizacional dependem, em grande parte, do seu nível de produção. Quando há improdutividade, é muito mais difícil se manter no mercado.
Nesse sentido, há algumas revelações incríveis. Um estudo veiculado pela Exame afirma que apenas 39% do trabalho é realmente produtivo, algo muito abaixo do ideal.
A correta gestão de pessoas, no entanto, aumenta a produtividade. Todos os profissionais podem laborar com maior entusiasmo, envolvimento e diligência.
Uma pesquisa realizada pela Sodexo mostra que empresas que investem no bem-estar dos profissionais são, em média, 86% mais produtivas que suas concorrentes.
Gera retorno sobre o investimento e melhora a comunicação
Conhecer o retorno sobre o investimento (ROI) é essencial para a correta alocação de recursos. Assim, é possível saber quais investimentos são realmente úteis.
Nesse sentido, a Towers Watson fez uma incrível descoberta: empresas que investem em comunicação interna geram 47% a mais de retorno para seus investidores.
Aqui, é preciso lembrar que a comunicação com o público interno é apenas uma das vertentes da gestão de pessoas — eficaz para mantê-lo alinhado e informado.
Otimiza a satisfação dos clientes finais
As duas maiores obrigações de uma empresa são fazer clientes e retê-los, de forma saudável, pelo maior tempo possível. Dessa forma, é possível obter sucesso.
O problema é que a maior parte da saída de clientes é proveniente do atendimento inadequado, fruto de profissionais pouco competentes e desestimulados para atuar.
Em uma recente pesquisa da Accenture, descobriu-se que 86% dos clientes migram para a concorrência por conta do mau atendimento, gerando imensos prejuízos financeiros.
A eficaz gestão de pessoas contribui para desenvolver os profissionais, mantendo-os qualificados para atender, encantar em cada ponto de contato e fidelizar o público-alvo.
Potencializa a competitividade do negócio
Finalizando, é preciso destacar que negócios que investem na gestão de pessoas são muito mais competitivos, capazes de destacar-se de outras firmas no mercado.
Uma pesquisa veiculada pela Harvard Business Review aponta nessa direção. Segundo ela, organizações que investem corretamente na gestão de pessoas têm desempenho, em média, 51% superior em seus respectivos mercados.
O estudo foi feito ao acompanhar o desempenho acionário de grandes corporações, contudo os resultados também podem ser vistos em pequenas empresas — tornando-se até 70% mais rentáveis ao investir no bem-estar dos seus funcionários.
Como se pode observar, há inúmeras pesquisas que reforçam a importância da gestão de pessoas para o crescimento, lucro e continuidade de uma organização. Por isso, é importante investir nos funcionários, oferecer adequados induzimentos e torná-los verdadeiros promotores da sua marca.
Gostou do conteúdo? Aproveite para continuar aprendendo. Leia o nosso artigo sobre as principais causas do alto índice de turnover. Vamos lá!