O que não se pode esquecer ao montar um pacote de viagem personalizado? – Blog da Apino Turismo
pt +55 (48) 3039 1404 [email protected]

O que não se pode esquecer ao montar um pacote de viagem personalizado?

pacote de viagem

As operadoras de viagem são as responsáveis por criar o pacote de viagem, selecionar roteiros e serviços. Mas, no quesito garantia de que o cliente usufrua ao máximo da experiência no destino escolhido, as operadoras de turismo especializadas se destacam.

Isso porque elas possuem mais conhecimento sobre o local, opções de lazer e serviços e, assim, estão mais habilitadas para criar roteiros aliados a cada perfil de viajante.

Saiba o que não se pode esquecer ao montar um pacote de viagem

Muitas pessoas confundem quais os papéis de uma agência de viagem e uma operadora de turismo. Uma operadora, principalmente as especializadas, é habilitada a criar um roteiro de viagens ideal, levando em consideração o perfil do cliente e as opções, serviços e características do destino turístico. Já a agência de turismo é a responsável pelo contato direto com o turista, identificando o que ele busca, ouvindo suas demandas e direcionando para o pacote que melhor se encaixa com o seu perfil. Por tanto, o sucesso do planejamento de uma viagem passa pelo trabalho integrado de ambas as empresas.

Comunicação clara e fluída entre operadora de turismo e da agência de viagem

É sempre importante frisar que o trabalho da agência e da operadora é fundamental e complementar. Assim, a responsabilidade de eventuais problemas também é compartilhada por ambas. Enquanto uma está mais ligada aos serviços, a outra está ligada ao cliente, e o elo que conecta estas duas pontas é a própria viagem do cliente. Por isso, é muito importante que haja uma comunicação clara, ágil e fluída entre agência e operadora.

Estar sempre ligado nas novidades

Cada vez mais a internet e os aplicativos trazem informações sobre roteiros de viagens. Ao mesmo tempo, cada vez mais os turistas buscam experiências personalizadas e diferenciadas, que fujam do senso comum. Por isso, as operadoras de turismo não podem oferecer o básico, elas precisam ir além e encontrar soluções criativas que chamem a atenção do cliente.

Para isso, é necessário conhecer bem os destinos e estar sempre ligado nas novidades ofertadas no local. A cidade será sede de um festival específico de música? Determinado restaurante acabou de ganhar um prêmio? Uma prestadora de serviço vai começar a realizar passeios de stand up paddle em noite de lua cheia? Essas atividades são alguns exemplos que podem fazer toda a diferença em um roteiro de viagem e apenas uma empresa especializada poderá identificar estas novidades como potencial.

Surpreender o cliente com o pacote de viagem

Um serviço bem prestado é fundamental para o sucesso de uma operadora de turismo, mas surpreender o cliente de maneira positiva pode ser uma peça chave para fidelizar o cliente e agregar valor ao roteiro que uma agência vende. Algumas opções são elaborar brindes de boas vindas no hotel, fazer fotos profissionais do grupo nos passeios ou presenteá-los, ao final, com um presente bem específico que remeta a um momento especial da viagem.

A dica é criar um laço afetivo que faça com que os viajantes tenham uma lembrança boa da viagem e liguem essa lembrança a sua marca.

Explore ao máximo as possibilidades do destino

Os destinos turísticos podem ter diversos roteiros que se encaixam a diferentes perfis de turistas. Por isso, invista em pacotes personalizados que irão conferir experiências mais especiais para seus clientes. Por exemplo, o turismo religioso é um grande nicho que leva anualmente milhares de pessoas a viajar. Já os surfistas buscarão as facilidades de uma operadora especializada para encontrar as melhores ondas do local e com o suporte mais adequado para chegar até elas.

Muitos ciclistas também querem desfrutar de um roteiro com informações sobre pontos de apoio, hospedagens que guardem as bicicletas etc. Dessa maneira, todas as operadoras de turismo devem ter em mente que quanto mais especializado o roteiro, melhor a experiência do turista e melhor será o serviço prestado por sua empresa!

Quer conhecer alguns pacotes de viagem em Santa Catarina? Confira o nosso site!