Marketing de experiência: o que é e como fazer em sua empresa
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Marketing de experiência: o que é e como fazer em sua empresa

Se pararmos para analisar a evolução de comportamento das pessoas, facilmente notaremos que existe uma valorização muito maior por experiências e momentos quando comparado com as gerações anteriores. Essa tendência tem sido observada por diversas empresas ao longo dos anos, por meio de um conceito chamado marketing de experiência.

Essa estratégia ganha cada vez mais força no mercado e é utilizada de forma externa e interna nas empresas, ou seja, tanto para fidelizar clientes como para motivar funcionários.

Quer saber ainda mais como algumas marcas têm se destacado com marketing de experiência? Então, confira algumas dicas importantes para aplicar no seu negócio.

Explore as sensações e emoções de seu público

Na era da propaganda e do consumo, a sociedade valoriza mais e mais a subjetividade no momento de compra. Isso significa que o comprador se importa mais com o que o produto representa do que com seu valor em si.

Por isso, é importante trabalhar ao máximo estratégias que consigam mexer com sentimentos e emoções, no intuito de fazer os clientes defenderem sua empresa com experiências positivas.

Aposte em tendências, estilo de vida e viagens

Um dos objetivos do marketing de experiência é conseguir associar ao máximo a imagem da empresa a um estilo de vida e perfil de seus consumidores. Com isso, é imprescindível estar ligado às tendências atuais de como essas pessoas são ou como gostariam de ser.

Atividades esportivas, viagens inesquecíveis, vida mais saudável, entre outros, são alguns exemplos do que as companhias costumam explorar, atualmente, para transmitir experiências.

Invista nas redes sociais

Hoje, não há caminho mais curto para conectar marcas e clientes do que as redes sociais. Com as pessoas online praticamente o dia todo, essas ferramentas são essenciais para refletir sensações e momentos capazes de motivar qualquer um.

Nada mais eficiente para realizar o primeiro contato com o cliente do que mostrar alguma experiência que ele sonhe vivenciar. Por exemplo, uma foto incrível de um destino paradisíaco de uma viagem que ele gostaria de fazer.

Fique atento ao engajamento negativo

É importante planejar cautelosamente a campanha de marketing de experiência. Atualmente, os clientes são menos tolerantes a determinadas coisas e podem criar uma aversão à empresa. Campanhas que envolvam estratégias com assuntos mais delicados, que por diversos motivos possam gerar algum tipo de polêmica, devem ser altamente estudadas.

Logo, muito cuidado para não transmitir uma experiência ruim a seus consumidores.

Aposte no inusitado

Quando analisamos os principais cases de sucesso de marketing de experiência, vemos que boa parte surgiu de ideias inusitadas das empresas.

Um exemplo famoso é o da empresa Nivea, que ao perceber que o público infantil tinha certa aversão em passar o protetor solar, montou um enorme escorregador na praia que borrifava o produto ao mesmo tempo em que as crianças se divertiam.

Independentemente do porte de sua empresa ou das limitações financeiras, sempre haverá espaço para investir em marketing. O segredo é usar e abusar da criatividade e conhecer a fundo os gostos e desejos de seu público-alvo.

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