Turismo em Santa Catarina: história e cultura da região catarinense – Blog da Apino Turismo
ptesen +55 (48) 3039 1404 [email protected]

Turismo em Santa Catarina: história e cultura da região catarinense

Apesar dos principais segmentos turístico do estado serem voltados para a natureza, o patrimônio histórico e cultural de Santa Catarina é muito rico. A influência europeia que sobrevive até hoje é um dos pontos mais marcantes e é expressa por meio da arquitetura, costumes e até mesmo na culinária local.

No último post (leia aqui O que fazer em Santa Catarina?), nós demos algumas dicas sobre as melhores atividades para você fazer no estado catarinense, como: ecoturismo, mergulho, trilhas e viagens de aventura.

Mas, para terminar esta sequência de posts inspirada no turismo em Santa Catarina, nós listamos alguns locais que remetem a história e cultura em Santa Catarina. Confira no post e deixe seu comentário sobre o que achou!

Monte sua viagem com a Apino Turismo. Clique aqui e faça sua solicitação!

História e cultura em Santa Catarina: Memórias

A colonização de vários países resultou em arquitetura e costumes diversos que permanecem até hoje. Confira alguns dos locais históricos e culturais mais visitados no estado de Santa Catarina.

Florianópolis

Museu Histórico de Santa Catarina

Localizado no Palácio Cruz e Sousa, o museu funciona desde 1986 mas a construção do local é datada do século XVII. O museu já recebeu visitas ilustres como a de D. Pedro I em 1826 e de seu filho D. Pedro II em 1845 e novamente em 1865. Foi palco da Revolução Federalista em 1891 e em 1979 presenciou a Novembrada. Hoje em dia o museu conta com um acervo de mobilia, utensilios, obras de arte de seus governantes passados e recebe algumas exposições.

Museu de Arqueologia Costão do Santinho

É um museu ao ar livre, aberto ao público e situado no costão da Praia do Santinho. As inscrições rupestres gravadas datam de aproximadamente 4 mil anos atrás e são vestígios de civilizações pré-históricas.

Santo Antônio de Lisboa

O bairro fica localizado na região norte e é o mais antigo da ilha. A freguesia ainda preserva a arquitetura colonial tradicional do século XVIII e o povo local ainda mantém os costumes e o clima tranquilo das pequenas vilas do século XIX.

Ribeirão da Ilha

Ribeirão também possui freguesia à beira mar, com uma preservada arquitetura colonial dos séculos XVIII e XIX. É o segundo bairro mais antigo da cidade, depois de Santo Antônio, porém hoje em dia é considerado o bairro mais tradicional. O Ribeirão é referência nacional no cultivo de moluscos.

Fortaleza de São José da Ponta Grossa

Situada entre a praia do Forte e a praia de Jurerê, norte de Florianópolis. Construída em 1740 para proteger Florianópolis, a fortaleza foi ocupada por espanhóis em 1777 e desocupada no ano seguinte. Na Revolução Federalista foi ocupada por rebeldes e abandonada no final do século XIX. Hoje em dia está restaurada, tombada e aberta diariamente à visitação pública.

Mercado Público de Florianópolis

A origem do Mercado Público se deu nas feirinhas e quitandas nos anos 1790. Após muitas reviravoltas e troca de lugar, a primeira ala do Mercado Público ficou pronta em 1899 e a segunda somente em 1931. Hoje em dia conta com variado comércio de vestuário, alimentos, utensílios, artesanato, uma praça de alimentação com música ao vivo e um centro de atendimento ao turista (CAT).

Casa da Alfândega

Localizada ao lado do Mercado Público, a Casa da Alfândega segue o estilo arquitetônico neo-classico e foi construída 24 anos antes do Mercado Público. Hoje em dia abriga a Associação dos Artesãos da Casa da Alfândega, que vende e expõe artesanatos no local.

Ponte Hercílio Luz

Em estilo Art déco, a ponte foi a primeira ligação entre a ilha e o continente. É a maior ponte pênsil do Brasil, inaugurada em 1926 e principal cartão postal de Florianópolis. Está fechada para reforma desde 1991, com previsão de finalização no segundo semestre de 2018. Próximo ao Parque da Luz há um mirante de onde dá para ver a ponte e a Beira-Mar Norte.

Catedral Metropolitana de Florianópolis

A Catedral é dicada a Nossa Senhora do Desterro. Começou a ser construída em meados de 1750 mas após várias reformas somente em 1908 tomou a forma dos dias de hoje. A Catedral foi construída no mesmo lugar da Igreja de Nossa Senhora do Desterro, onde o fundador do povoado de Florianópolis, Francisco Dias Velho, foi assassinado por piratas ingleses em 1687.

 

Governador Celso Ramos

Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim

A fortaleza ergue-se na ilha de Anhatomirim, próxima a Governador Celso Ramos. Foi construída em 1739 para proteger Florianópolis, mas também foi importante em vários episódios da história brasileira como na invasão espanhola em 1777, na Guerra do Paraguai (1865-1870), na Revolução Federalista (1892-1895) onde foi ocupada por rebeldes, na Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e na Revolução Constitucionalista em 1932. Hoje em dia possui atividades culturais e recebe milhares de turistas anualmente.

Blumenau

Museu da Cerveja

O museu é um dos principais pontos turísticos de Blumenau e está incluído na Rota das Cervejas. Em seu acervo conta com peças, equipamentos utilizados na fabricação de cerveja, fotografias, documentos e textos que contam a história das cervejarias da região, como por exemplo a antiga cervejaria Feldman. O acervo da Brahma também pode ser encontrado lá.

Museu da Família Colonial

Este museu foi planejado pela sobrinha-neta do fundador da cidade, o Dr. Blumenau, e é constituído por três casas datadas do século XIX e tombadas como Patrimônio Histórico do Estado de Santa Catarina. No acervo encontra-se móveis, utensílios e objetos pessoais dos primeiros colonizadores da cidade.

Teatro Carlos Gomes

O teatro foi fundado em 1939 e hoje em dia, além de teatro, funciona como escola de ballet, música, orquestra e centro de convenções. Tem capacidade para até 1500 pessoas e atrai turistas devido a sua arquitetura e por ser símbolo cultural em Blumenau.

Parque Vila Germânica

O Parque Vila Germânica possui um amplo centro de eventos, restaurantes, diversas lojas de souvenirs, produtos regionais, artesanato típico e é aberto ao público o ano inteiro. É famoso por sediar anualmente a Oktoberfest, a maior festa alemã das Américas.

Joinville

Museu Nacional de Imigração e Colonização

O museu é situado no casarão Maison de Joinville e foi construído em 1870. Até hoje guarda memórias, histórias e objetos relacionados a imigração no Sul do Brasil.

Estação da Memória

É a antiga Estação Ferroviária de Joinville. Construída em 1906, este é um importante edifício ferroviário no Brasil. Hoje em dia funciona como área de lazer, cultura e educação. Mensalmente sedia o “Sábado na Estação”, com mercado de pulgas, feira de arte, artesanato e apresentações culturais. Sua arquitetura é em estilo enxaimel.

Treze Tílias

Museu Ministro Andreas Thaler

Construída nos anos 30, a construção também é conhecida como “Castelinho” e sua arquitetura é um marco da imigração austríaca. O acervo do museu é variado, contando com objetos, peças de arte, utensílios de trabalho e ambientes que mostram como era a vida em 1930.

Jaraguá do Sul

Museu Wolfgang Weege

O museu faz parte do Parque Malwee, que também conta com restaurantes, quiosques, aréas para esportes, lagoa onde pode-se praticar esportes aquáticos e andar de pedalinho, trilhas e muita natureza. O complexo Museu Wolfgang Weege incluí o Museu II, uma casa no estilo enxaimel de 1938 com acervo indígena e fragmentos aqueológicos, o Museu I, uma casa em estilo colonial de 1945 com acervo de moedas, cédulas, equipamentos do desenvolvimento da telefonia e informática e o Espaço de Cultura Popular Bertha Weege, que abriga peças do século XIX e início do século XX.

São Francisco do Sul

Museu Nacional do Mar

O museu valoriza a cultura da pesca, ainda muito presente no litoral de Santa Catarina. No acervo conta com vários modelos de embarcações e peças de modelismo. Em sua estrutura conta com auditório, loja de artesanato, cafeteria, restaurante, estaleiro e biblioteca.

Pomerode

Museu Casa do Imigrante Carl Weege

A arquitetura do local é enxaimel e decoração típica da colonização alemã. O museu conta com exposição de móveis e utensílios antigos, roda d’água, rancho com moenda e cana-de-açúcar, prédio da atafona (engenho de moer grão) e a Praça Lauro Guenther.

Portal Sul

O Portal Sul é um portal turístico para dar boas vindas aos visitantes. Símbolo da cidade, lá funcionam a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Pomerode e o Centro de Informações Turísticas. É possível tirar fotos usando os trajes típicos alemães e comprar artesanato local.

Rota do Enxaimel

A Rota do Enxaimel, em Pomerode, é uma das maiores desse tipo de construção fora a da Alemanha. São 50 construções em uma rota de 16 km, cercadas por belezas rurais. Na Rota encontra-se residências, meios de hospedagem, restaurantes, city tours e muito mais!

Itajaí

Mercado Público de Itajaí

Inaugurado em 1917, também é conhecido como Mercado Velho. É o principal centro turístico e de entretenimento da cidade, com gastronomia típica, música popular brasileira e produtos artesanais. O Mercado Público é muito procurado por quem gosta de um estilo mais boêmio.

Paróquia Santíssimo Sacramento

Foi inaugurada em 1955, construída em estilo neo-gótico e romântico. Em sua estrutura conta com vitrais com temas eucarísticos e pinturas de artistas italianos.

Roteiros e escapadas: conheça os melhores destinos de Santa Catarina

Os locais históricos e aspectos culturais de Santa Catarina vão muito mais além, mas estes apresentados são os mais populares entre os turistas.

No nosso site você encontra as melhores opções de roteiros para conhecer a História de Florianópolis, aproveitar a Serra Catarinense e conhecer as cidades de Urubici, Praia Grande, entre outros destinos maravilhosos.  Ou, caso se interesse em ter uma viagem montada personalizada e sob medida, preencha este formulário que nós criamos o seu roteiro ideal!

Aproveite também para seguir o nosso instagram e facebook para ver as nossas atualizações semanais!