Entenda por que o clima organizacional nas empresas é importante
pt +55 (48) 3039 1404 [email protected]

Entenda por que o clima organizacional nas empresas é importante

Nas últimas décadas, os gestores perceberam a importância que o clima organizacional nas empresas tem para o sucesso de sua atividade, pois, quando ele é bom, traz um bem-estar para os colaboradores, possibilitando melhor desempenho e produtividade. Então, se tudo vai bem, o resultado é positivo e há aumento da perspectiva de êxito das tarefas.

Neste post comentamos sobre o clima organizacional, seus impactos na produtividade e na felicidade dos colaboradores. Abordamos, também, os fatores que influenciam o bom ambiente nas empresas. Continue a leitura!

Mas, afinal, o que é clima organizacional?

Clima organizacional de uma empresa é como o colaborador percebe o lugar em que desempenha sua atividade profissional. Abrange todo o envolvimento entre as pessoas de um mesmo setor, as relações entre os departamentos, o relacionamento entre líder e liderado e a convivência com os parceiros externos, como clientes e fornecedores.

Atualmente, esse conceito está cada vez mais em destaque, visto que os recursos humanos se tornaram o bem mais precioso das corporações. De nada adianta um equipamento de última geração se operado por uma pessoa desmotivada e psicologicamente abalada.

Manter seus colaboradores engajados, unidos, motivados, interessados e fisicamente bem é uma das responsabilidades dos gestores modernos. Portanto, é fundamental que todos estejam se sentindo confortáveis, à vontade e emocionalmente estáveis, para executarem suas tarefas da melhor maneira possível.

Quais são os impactos do clima organizacional nas empresas?

Alguns impactos são rapidamente observados quando se tem um bom clima organizacional. Isso independe do porte e ramo de atividade da empresa. Listamos, a seguir, alguns efeitos positivos:

  • aumento na produtividade;
  • redução das ausências e das doenças laborais;
  • diminuição dos erros e dos retrabalhos;
  • melhora nas relações interpessoais;
  • maior facilidade na comunicação interna;
  • queda do turnover;
  • aumento da autoestima.

Quais fatores influenciam no clima organizacional?

Alguns fatores internos são absolutamente imprescindíveis para que se tenha uma melhoria no clima organizacional nas empresas. Entre eles, podemos elencar os que estão citados abaixo.

Liderança

Ponto crucial é que as lideranças que consigam perceber em quais lugares podem ser feitas mudanças físicas, de segurança, comportamentais e de relacionamento. Isso tudo possibilitará uma atmosfera mais agradável a todos.

Algumas mudanças somente são implantadas quando realizadas no formato top-down, ou seja, do alto para baixo na pirâmide organizacional das empresas. E para que isso aconteça, as lideranças têm papel fundamental.

Comunicação

Ter uma comunicação interna eficiente é outro fator preponderante. Utilizar todas as ferramentas possíveis, desde o quadro de avisos a palestras e reuniões corporativas, passando por e-mails e informações na intranet. Todas as opções devem ser utilizadas, atingindo assim o maior número de colaboradores.

Meritocracia

Um fator que tem sido muito comentado se refere à meritocracia, que está vinculada ao desempenho dos colaboradores e pode ser concedida de diversas maneiras.

Nem sempre o aspecto financeiro é o mais adequado. Oferecer uns dias de folga, viabilizar uma viagem de incentivo ou mesmo fornecer equipamentos eletrônicos podem ser alternativas para ofertar aos funcionários que obtiverem destaque.

Ginástica laboral

Propiciar a realização de ginástica laboral, durante o expediente de trabalho, é um excelente fator de melhoria no clima organizacional.

Realizar parcerias com academias de ginástica também é um ponto positivo. Incentive sempre a realização de exercícios físicos para toda sua equipe.

Ambiente físico

Melhorar o ambiente físico, no que se refere à luminosidade, temperatura e ergonomia dos equipamentos, também favorece o clima organizacional. Além disso, dispor de locais de convivência e de relaxamento pode ampliar o astral.

Flexibilidade

Flexibilizar os horários de trabalho, de acordo com a legislação atual, e dar liberdade no vestuário favorecem o ambiente.  Em algumas cidades, liberar o uso de bermudas para homens, no verão, é um ótimo fator para influenciar no clima organizacional.

Outra prática que está sendo muito utilizada é o trabalho remoto ou home office. Esse é um ponto interessante a ser utilizado quando não interfere negativamente nas atividades cotidianas.

Como melhorar o clima organizacional em sua empresa?

Agora que você entende o que é clima organizacional, seus benefícios e principais fontes de melhoria, está na hora de conhecer algumas dicas práticas. Desse modo, conseguirá mudar a situação e tornar o ambiente mais agradável e produtivo. Confira!

Faça um diagnóstico do estado atual

Quando alguém está doente e vai ao médico, o primeiro passo é fazer um diagnóstico para somente depois receitar algum remédio ou tratamento. Com o clima organizacional não é diferente, tudo se inicia com uma pesquisa do status quo.

Então, aproveite para fazer uma pesquisa de satisfação com a equipe, levantar indicadores de assiduidade, turnover e produtividade diária. Todos esses itens estão relacionados ao clima organizacional, por isso devem ser levantados e analisados.

Construa um ambiente de trabalho agradável

Agora que entende o que está acontecendo, é hora de fazer melhorias pontuais e tornar o ambiente de trabalho agradável. Para tanto, há coisas realmente importantes, por exemplo, melhorar a comunicação, dar asas ao espírito de equipe e eliminar fofocas.

Construir um ambiente agradável é algo contínuo, comprado especialmente pelos líderes de equipe e alta administração. Quando o topo da empresa se compromete em deixar o ambiente melhor, é muito provável que grandes resultados sejam alcançados.

Defina metas inteligentes

Há um grande número de livros que falam sobre metas desafiadoras e quase impossíveis de atingir. Porém, esse não é o modo mais eficaz de estimular o time e construir um bom clima de trabalho. Metas impossíveis deixam os talentos cabisbaixos, abatidos.

Nesse sentido, é fundamental criar metas baseadas em resultados anteriores, fazendo com que sejam desafiadoras e atingíveis. Elas não devem ser fáceis, bem como não devem ser impossíveis. Além disso, devem ter um prazo para início e fim bem estabelecido.

Construa bons planos de incentivo

Outra dica essencial é construir bons planos de incentivo, isto é, induções capazes de impulsionar a equipe na busca por resultados exponenciais. Para tal fim, associe recompensas interessantes às metas e aos objetivos genéricos da empresa.

Nos dias de hoje, existem muitas recompensas que não são financeiras. A viagem de incentivo é uma das principais, capaz de deixar ótimas lembranças para os profissionais. Eventos corporativos também podem ser uma boa escolha, pois, além de investir no crescimento dos profissionais, permitem que se sintam mais valorizados e queridos.

Como pode ver, o clima organizacional é algo realmente importante, capaz de aumentar o desempenho, melhorar a autoestima dos funcionários e reduzir o número de erros. Para isso, faça um diagnóstico do estado atual, construa um ambiente agradável e bons planos de incentivo. Desse modo, todos da empresa serão beneficiados.

Agora que você entendeu a importância do clima organizacional nas empresas, aproveite para assinar nossa newsletter e receber nossas novidades diretamente em seu e-mail!