Corporativo

Entenda por que o clima organizacional nas empresas é importante

Nas últimas décadas, os gestores perceberam a importância que o clima organizacional nas empresas tem para o sucesso de sua atividade, pois, quando ele é bom, traz um bem-estar para os colaboradores, possibilitando melhor desempenho e produtividade. Então, se tudo vai bem, o resultado é positivo e há aumento da perspectiva de êxito das tarefas.

Neste post comentamos sobre o clima organizacional, seus impactos na produtividade e na felicidade dos colaboradores. Abordamos, também, quais os fatores influenciam um bom ambiente nas empresas. Confira!

Mas afinal, o que é clima organizacional?

Clima organizacional de uma empresa é como o colaborador percebe o local onde desempenha sua atividade profissional. Abrange todo o envolvimento entre as pessoas de um mesmo setor, as relações entre os departamentos, o relacionamento entre líder, liderado e a convivência com os parceiros externos, como clientes e fornecedores.

Atualmente, este conceito está cada vez mais em destaque, uma vez que os recursos humanos se tornaram o bem mais precioso das corporações. De nada adianta um equipamento de última geração se operado por uma pessoa desmotivada e psicologicamente abalada.

Manter seus colaboradores engajados, unidos, motivados, interessados e fisicamente bem é uma das responsabilidades dos gestores modernos. Portanto, é fundamental que todos estejam se sentindo confortáveis, à vontade e emocionalmente estáveis, para executarem suas tarefas da melhor maneira possível.

Quais são os impactos do clima organizacional nas empresas?

Alguns impactos são rapidamente observados quando se tem um bom clima organizacional. Isso independe do porte e ramo da atividade da empresa. Listamos, a seguir, alguns impactos positivos:

  • aumento na produtividade;

  • redução das ausências e das doenças laborais;

  • diminuição dos erros e dos retrabalhos;

  • melhora nas relações interpessoais;

  • maior facilidade na comunicação interna;

  • queda do turnover;

  • aumento da autoestima, entre outros.

Quais os fatores que influenciam no clima organizacional?

Alguns fatores internos são absolutamente imprescindíveis para que se tenha uma melhoria no clima organizacional nas empresas. Entre eles, podemos elencar:

Liderança

Ponto crucial é possuir lideranças que consigam perceber onde podem ser feitas mudanças físicas, de segurança, comportamentais e de relacionamento. Isso tudo possibilitará uma atmosfera mais agradável a todos.

Algumas mudanças somente são implantadas quando realizadas no formato top-down, ou seja, do alto para baixo na pirâmide organizacional das empresas. E para que isso aconteça, as lideranças têm papel fundamental.

Comunicação

Ter uma comunicação interna eficiente é outro fator preponderante. Utilizar todas as ferramentas possíveis, desde o quadro de avisos a palestras e reuniões corporativas, passando por e-mails e informações na intranet. Todas as opções devem ser utilizadas, atingindo assim o maior número de colaboradores.

Meritocracia

Um fator que tem sido muito comentado se refere à meritocracia, que está vinculada ao desempenho dos colaboradores e pode ser concedida de diversas maneiras.

Nem sempre o aspecto financeiro é o mais adequado. Oferecer uns dias de folga, viabilizar uma viagem de incentivo ou mesmo fornecer equipamentos eletrônicos podem ser alternativas para ofertar aos funcionários que obtiveram destaque.

Ginástica laboral

Propiciar a realização de ginástica laboral, durante o expediente de trabalho, é um excelente fator de melhoria no clima organizacional.

Realizar parcerias com academias de ginástica também é um ponto positivo. Incentive sempre a realização de exercícios físicos para toda sua equipe.

Ambiente físico

Melhorar o ambiente físico, no que se refere à luminosidade, temperatura e ergonomia dos equipamentos, também favorece o clima organizacional. Além disso, dispor de locais de convivência e de relaxamento pode ampliar o astral.

Flexibilidade

Flexibilizar os horários de trabalho, de acordo com a legislação atual, bem como dar liberdade no vestuário favorecem o ambiente.  Em algumas cidades, liberar o uso de bermudas para homens, no verão, é um ótimo fator para influenciar no clima organizacional.

Outra prática que está sendo muito utilizada é o trabalho remoto ou home office. Esse é um ponto interessante a ser utilizado quando não interfere negativamente nas atividades quotidianas.

Agora que você entendeu por que o clima organizacional nas empresas é importante, confira mais sobre o marketing de incentivo e os motivos dele ser tão efetivo para o seu negócio!

Compartilhe!

Sobre o autor

Guilherme Eduardo dos Santos

Deixe uma resposta

Pin It on Pinterest