pt +55 (48) 3039 1404 contato@apino.com.br

Descubra as principais causas do alto índice de turnover

Descubra as principais causas do alto índice de turnover
Avalie este post!

O elevado índice de turnover é um grande problema para os empreendimentos. Além de representar a perda de profissionais talentosos, evidencia custos adicionais com processos demissionais e depreciação da marca empregadora.

Por essa razão, é indispensável conhecer as principais causas para a evasão de talentos e como elas podem ser neutralizadas ou eliminadas. Logo, será possível reter os profissionais, além de atrair outros para somar esforços.

Pensando nisso, criamos um guia extremamente eficaz e objetivo. Hoje, você vai conhecer as principais causas do alto índice de turnover nas organizações. Continue a leitura e fique por dentro do assunto. Bom aprendizado!

Falta de oportunidade de crescimento

Todo profissional deseja crescer dentro da empresa, especialmente em termos de carreira. O problema é que muitas organizações não oferecem oportunidades, mantendo o mesmo profissional no mesmo cargo por muito tempo.

Isso acontece, geralmente, em empresas que possuem foco apenas no recrutamento externo, esquecendo-se dos talentos que já possui. Quando surgir um novo cargo, é preciso buscar primeiramente dentro de “casa” para depois recrutar profissionais do mercado, assim é possível gerar um crescimento mútuo.

Salários e benefícios pouco competitivos

Atualmente, sabe-se que o salário não é o maior motivador dentro da empresa. Todavia, ninguém pode negar que ele contribui para atração e retenção dos melhores profissionais. Quando os salários ou benefícios estão abaixo do mercado, há desânimo na equipe.

Não é preciso oferecer um salário maior do que o da concorrência, mas ele deve ser competitivo. Além dos benefícios tradicionalmente usados, é possível optar por outros mais inovadores: vale cultura, happy hour e horário de trabalho flexível.

Ambiente de trabalho hostil

Um fator determinante para a permanência ou saída de profissionais é a qualidade do clima organizacional. É muito difícil que um profissional queira fazer carreira em um ambiente pesado, hostil e individualista.

A falta de qualidade do clima é decorrente, muitas vezes, da falta de comunicação entre os integrantes do time. É preciso estimular a todos, especialmente os líderes, para que se comuniquem adequadamente e repassem da melhor maneira possível as informações necessárias.

Falta de reconhecimento dos profissionais

Sem qualquer dúvida, a ausência de reconhecimento implica na desmotivação dos profissionais e na saída daqueles que são realmente talentosos. Todos desejam ser reconhecidos — e recompensados — pelo trabalho bem executado na empresa.

Nesse sentido, é importante criar políticas de reconhecimento, definindo como os talentos mais dedicados serão beneficiados. A viagem de incentivo é uma das recompensas mais desejadas, capaz de deixar memórias e experiências únicas.

Propósito pouco realista ou inspirador

O propósito de atuação é cada vez mais importante para atrair e reter talentos. De acordo com a pesquisa da PWC, empresas com verdadeiros propósitos são 5.3x mais eficazes em reter os Millennials. Se não houver um propósito além do lucro, é provável que os talentos não se sintam estimulados a permanecer na empresa.

Como se pode ver, há diversas causas para o alto índice de turnover, devendo-se analisá-las com cuidado para promover melhorias. Fazendo isso, será possível tornar a empresa mais atraente para atuais e futuros profissionais.

Gostou do conteúdo? Aproveite para continuar aprendendo a respeito do assunto. Leia nosso post “Aprenda como reter talentos em sua empresa”. Vamos lá!

Inscreva-se

Viagens para eventos

Viagens de incentivo