Aprenda como reter talentos em sua empresa | Blog da Apino Turismo
pt +55 (48) 3039 1404 [email protected]

Aprenda como reter talentos em sua empresa

como reter talentos na empresa

A palavra rotatividade — ou, se você preferir, turnover —, se tornou uma rotina nas organizações. Muitos banalizaram o termo, como se o vai e vem de colaboradores fosse a coisa mais natural do mundo.

Se esse for o seu caso, saiba que essa realidade precisa mudar, afinal, a rotatividade pode trazer uma série de problemas para a sua organização.

Em primeiro lugar, uma taxa de turnover elevada significa o mesmo que custo, na medida em que é preciso gastar dinheiro com treinamento, contratação e até demissões.

Além disso, a sua empresa pode perder ótimos talentos, algo que possui um valor inestimável para qualquer companhia. É conhecimento indo embora pela porta da frente!

Justamente por isso, no post de hoje, resolvemos trazer algumas dicas para reter talentos na sua empresa. Então, continue a leitura e confira!

Aposte em viagens de incentivo

Pode ter certeza de que, entre as estratégias que costumam dar muito certo para reter talentos nas organizações, estão as viagens de incentivo. Basicamente, estamos falando de uma prática muito comum no marketing de incentivo e que tem como objetivo promover a motivação e o engajamento dos colaboradores.

Normalmente, essas viagens acontecem depois do cumprimento de metas importantes na organização.

Trabalhe em um plano de carreira

Em muitas situações, os colaboradores deixam a empresa por não conseguirem enxergar o seu futuro na companhia. A falta de um plano de carreira definitivamente pode ser um grande problema.

Estabeleça, portanto, planos de cargos e salários, e, mais importante ainda, deixe claro quais são os critérios para que os funcionários possam conquistar promoções na empresa.

Crie um programa de educação corporativa

Alguns empreendedores acreditam que os colaboradores se desinteressam por planos de educação corporativa. Isso é um grande engano, pois essa medida auxilia a reter talentos, uma vez que o sentimento de gratidão é sempre presente, mesmo que de forma inconsciente.

O fato é que eles estão, sim, muito interessados no aprendizado, afinal, podem levar os conhecimentos adquiridos para a vida toda. Logo, esse tipo de ação pode ajudar não só a empresa a criar um time mais forte, mas também os próprios profissionais, o que é excelente para a melhoria do clima.

Desenvolva a comunicação interna

Por fim, deficiências na comunicação interna é uma das grandes características encontradas em empresas nas quais o clima organizacional é ruim.

É preciso que o gestor facilite a comunicação não só com o uso da tecnologia, mas também desenvolvendo uma cultura interna na qual todos possam se comunicar livremente.

Inspire-se nas ações que as grandes empresas realizam para reter talentos

O assunto é tão importante que as grandes empresas do mercado estão sempre preocupadas em garantir a satisfação dos colaboradores.

Como exemplo, temos o caso do Google, que oferece uma série de mimos para os profissionais. Geladeiras abertas, intercâmbio de profissionais brilhantes do mercado, incentivo às atividades físicas e suporte tecnológico são apenas alguns dos benefícios.

Outra empresa que também leva o motivacional dos colaboradores a sério é o Facebook. Além dos incentivos como salões de jogos, viagens corporativas, entre outros, a empresa também aposta em uma política de portas abertas, na qual todos são acessíveis e podem trocar ideias, do presidente ao faxineiro. Sem dúvida, um excelente caminho para a retenção de talentos.

Gostou do nosso post de hoje? Então, aproveite para conferir 4 motivos para contratar uma agência de viagens corporativas. Boa leitura!