Como influenciar positivamente e melhorar o desempenho de seus funcionários?
pt +55 (48) 3039 1404 [email protected]

Como influenciar positivamente e melhorar o desempenho de seus funcionários?

Motivar uma equipe não é tarefa das mais simples. Fórmulas prontas e padronizadas, — como o oferecimento de bonificações, prêmios ou aumentos salariais —, existem às dezenas.

Mas, se o objetivo é causar um impacto duradouro na qualidade de vida no trabalho —   indicador do grau de satisfação no ambiente profissional é uma das técnicas mais importantes para melhorar o desempenho de funcionários, a meta se torna um desafio.

É preciso, antes de tudo, uma análise complexa da dinâmica das atividades, do perfil das pessoas envolvidas e sobretudo das expectativas delas. Trata-se de uma das atribuições mais árduas para um líder, por envolver questões profundas e  multidisciplinares, mas encontrar uma forma eficaz de estimular uma equipe é uma das maneiras mais impactantes de influenciar nos resultados de uma empresa.

Neste post, abordamos como fazer isso de um jeito infalível. Confira!

Crie e mantenha atualizado um plano de carreira

Essa é a uma das formas mais efetivas e práticas de estimular funcionários a planejarem seu próprio desenvolvimento profissional e de incentivar uma cultura de melhoria permanente dentro da empresa.

Com o suporte de um plano de carreira bem elaborado, o trabalhador consegue estabelecer suas próprias metas de crescimento no curto e no médio prazo. Essas perspectivas de evolução são grandes ferramentas para a automotivação de um time e também funcionam como um importante fator de retenção de talentos.

Estabeleça um círculo virtuoso de influência positiva

Uma cultura organizacional baseada em atitudes saudáveis e entusiasmo é uma das melhores práticas a serem adotadas na rotina empresarial. E abraçar essa postura é essencial quando se trata de um líder.

Escutar, ser transparente, interagir de uma forma mais próxima, saber elogiar, ter tato para criticar, criar uma rotina de feedbacks e ter empatia com os membros do time são os primeiros passos para que esses comportamentos naturalmente se incorporem ao cotidiano do ambiente de trabalho.

Nunca esqueça que o sorriso, a cortesia, o cuidado com o outro e o reconhecimento de fraquezas são atitudes facilmente multiplicáveis dentro de um grupo. Portanto, seja você o exemplo.

O engajamento dos funcionários é uma das chaves para a motivação

Essa é uma das formas de influência que demanda mais atenção, poder de percepção e necessidade de avaliação permanente dos membros da equipe.

Antes de tudo, é preciso uma análise atenta sobre cada um deles, a fim de identificar os arquétipos em que eles se encaixam. Traçado esse perfil, é hora de pôr em prática os chamados 3 pilares do engajamento:

  • a autonomia, baseada no princípio da tentativa e do erro para dar ao funcionário liberdade de atuação e de escolher a melhor forma de executar os processos da empresa sob sua responsabilidade;
  • o crescimento, fundado na prática permanente de incentivar o desenvolvimento e melhorar o desempenho dos funcionários por meio de treinamentos, promoções e concessão de benefícios;
  • a contribuição, que consiste em criar meios para que o próprio funcionário enxergue e entenda sua importância para a empresa e tenha consciência do quanto impacta outras pessoas.

Incentive a qualificação dos seus colaboradores

Ter um time atualizado e antenado com as tendências do mercado não é mais um diferencial para as empresas. Nos dias de hoje, manter colaboradores alinhados com as inovações da área em que eles atuam é questão de sobrevivência empresarial.

Portanto, promover treinamentos in company, enviar funcionários para congressos, capacitações, feiras e eventos corporativos é uma maneira de garantir a reciclagem e a formação continuada desses profissionais.

Além disso, viagens corporativas podem funcionar como estímulo para a motivação e a produtividade, tanto de forma individual quanto grupal, e como oportunidade de quebrar a rotina e de aproximar os membros da equipe.

Embora pareça um processo complexo, instituir uma política de estímulo e adotar práticas capazes de influenciar os colaboradores de uma empresa são medidas bastante viáveis e necessárias na rotina corporativa.

Pequenas mudanças nas atitudes e na gestão institucionais são capazes de causar impactos notáveis no desempenho de funcionários e, por consequência, nos resultados da empresa. Para começar, basta ter boa vontade e mentalidade aberta para inovações e novos paradigmas.

Para saber mais sobre os principais fatores capazes de impactar o desempenho de funcionários, acesse nosso post preparado especialmente sobre o tema!