Como fazer um bom networking? Amplie sua rede de contatos!
pt +55 (48) 3039 1404 [email protected]

Como fazer um bom networking? Amplie sua rede de contatos!

Saber como fazer networking é um importante passo para o crescimento profissional e para o amadurecimento de algumas ideias. O nome vem do inglês e representa a competência de criar uma rede de contatos, isto é, construir conexos com outas pessoas.

Atualmente, é sabido que um bom networking aumenta em 70% as chances de contratação. Além disso, se torna mais fácil expor suas ideias e atingir objetivos complexos. Porém, networking também é estar disponível e disposto para ajudar outras pessoas.

Pensando nisso, criamos um guia especialmente para você. Nele, vai descobrir como fazer um bom networking e como ampliar sua rede de contatos. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

Participe de feiras e eventos profissionais

muitos eventos, com os mais diversos focos, que são realizadas ao longo do ano. É importante se fazer presente naquelas que mais interessam à sua área de atuação. Desse modo, é possível conhecer pessoas que têm o mesmo interesse que você.

Em vez de entregar seu cartão de apresentação, como de costume, solicite o cartão da pessoa. Mostre que tem interesse pelo trabalho dela e que deseja “trocar ideias” em outros momentos. Esse é um bom começo para expandir a rede de contatos.

Reconheça o crescimento de outros profissionais

Sempre que alguém da sua rede de contatos for promovido ou reconhecido por um trabalho, aproveite para parabenizá-lo por isso. Reconhecer o crescimento de outros profissionais é uma maneira de estar próximo e mostrar que se importa. Não precisa de nenhum “textão”, apenas um sincero “parabéns por seu crescimento!” pode ser suficiente.

Utilize as redes sociais a seu favor

Também é possível fazer networking por meio das redes sociais. No Facebook, por exemplo, pode-se fazer parte de grupos que têm interesses em comum, trocar informações e contatos para que todos se mantenham atualizados.

Nesse sentido, uma das redes sociais mais úteis é o LinkedIn. É possível contatar profissionais com a mesma formação ou que trabalham na mesma área. Além disso, é possível se manter atualizado sobre sua rede de contatos e eventos da sua área de atuação.

Participe de ações e projetos voluntários

Outra dica para conhecer pessoas novas e da sua área de atuação é participar de projetos voluntários, como aquelas que buscam arrecadar brinquedos no Natal ou ajudar vítimas de desastres. Além de beneficiar as pessoas carentes — que por si só é muito gratificante —, é possível fazer conexos com profissionais que têm interesses parecidos.

Esteja disponível para ajudar outros da rede de contatos

Um dos maiores erros de quem busca fazer networking é contatar a rede apenas no momento que está precisando de uma “ajuda”, como uma indicação profissional. É importante entregar valor para a sua rede, mantendo-se disponível para ajudar outros profissionais.

Veja, agora você está por dentro do assunto! Ao aplicar as dicas aqui citadas é possível maximizar sua rede de contatos e construir vínculos ainda mais fortes com outros profissionais. Por consequência, pode-se atingir ótimos resultados na vida profissional.

Gostou do conteúdo? Sabe como fazer networking? Agora, compartilhe nosso artigo com seus amigos por meio das suas redes sociais. Dessa maneira, poderá fortalecer sua rede de contatos. Vamos lá!