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Como e por que fazer a pesquisa de satisfação para eventos?

Como e por que fazer a pesquisa de satisfação para eventos?
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O sucesso de um evento precisa ser qualificado e quantificado. Ou seja, um organizador precisa contar com o feedback dos participantes para entender se eles realmente ficaram satisfeitos com o evento. Atualmente, a maneira mais eficiente de fazer isso é realizando uma pesquisa de satisfação para eventos.

Por meio dessa pesquisa, o organizador consegue ter um termômetro do que está bom e do que precisa melhorar. É ouvindo os visitantes que ele poderá qualificar o seu trabalho e também realizar mudanças para que seus eventos consigam realmente satisfazer as necessidades e expectativas do público. No entanto, uma dúvida muito comum é como fazer a pesquisa.

Por isso, decidimos elaborar um passo a passo para quem quer ouvir seu público. Confira alguns passos para realizar uma pesquisa de satisfação para eventos:

Checklist pré-evento: clique aqui para fazer o download!

Faça o planejamento antes do evento

A pesquisa de satisfação precisa ser elaborada antes do evento e deve ser enviada para os participantes um dia após a realização do mesmo, pois é nesse período que as impressões do público ainda estão preservadas e podem proporcionar feedbacks valiosos para o objetivo da pesquisa.

Dessa forma, dias antes do evento, faça um planejamento da pesquisa, elabore o questionário, programe como será enviado e deixe tudo pronto.

Crie um questionário enxuto para receber mais respostas

O público tem vontade de ser ouvido, mas não está disposto a gastar muito tempo para emitir sua opinião. Por isso, uma boa pesquisa é aquela que consegue absorver todas as informações necessárias em apenas algumas perguntas. Um questionário elaborado dessa forma otimiza o tempo e gera mais participações.

Faça perguntas para obter avaliação dos principais pontos

O ideal é que o questionário faça poucas perguntas e tenha a opção de respostas com escalas de 0 a 5. Além disso, a pesquisa deve ser realizada para obter avaliação dos principais pontos do evento. Por exemplo, pode contar com avaliações de duração, espaço, programação, palestrantes.

Outro ponto importante é que a pesquisa também tenha uma questão aberta na qual o visitante possa colocar observações que ache pertinentes sobre o evento.

Utilize o formulário de inscrição para obter parte das informações

O formulário de inscrição pode ser um aliado da pesquisa de satisfação. Por meio dele é possível obter informações importantes sobre o público como: motivo da participação do evento, idade, profissão etc. Esses dados podem ser usados depois para cruzar com as respostas da pesquisa.

Para exemplificar, vamos supor que João avaliou muito mal todos os aspectos do evento de marketing. Pegando as informações do formulário de inscrição o organizador percebeu que João só foi ao evento acompanhar sua mulher e que não tem nenhum interesse em marketing. Nesse sentido, os dados do formulário de inscrição podem oferecer informações sobre o público para contextualizar as respostas da pesquisa de satisfação.

Essencialmente, esses são os 4 passos principais para criar uma pesquisa de satisfação para eventos. Entretanto, são apenas uma etapa inicial para uma boa gestão de eventos. Veja aqui as razões para contratar uma agência de gestão de eventos.

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