Como aplicar o endomarketing na sua empresa?
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Como aplicar o endomarketing na sua empresa?

É importante saber como aplicar o endomarketing na empresa, pois isso pode potencializar o desempenho do negócio. Para ficar claro, o endomarketing consiste em um conjunto de ações de marketing com foco no público interno da empresa, em especial os funcionários.

Há alguns anos, as ações de marketing possuíam como único foco os clientes finais e o objetivo era engajar decisões de compras. Hoje, sabe-se que os colaboradores também são essenciais para o sucesso, por isso grandes empresas focam suas ações de marketing neles.

Pensando nisso, criamos um artigo para você. Nele, vai descobrir como aplicar o endomarketing na sua empresa, de forma prática e eficaz. Continue a leitura!

Pesquise a satisfação dos profissionais

O grau de satisfação dos atuais profissionais é muito importante, isto é, não adianta criar campanhas de marketing interno se a equipe está insatisfeita com o trabalho. Para fazer esse levantamento inicial, realize uma pesquisa interna.

A pesquisa pode ser feita com formulário impresso ou sistemas específicos. É necessário questionar pontos como: satisfação com o ambiente de trabalho, com os líderes e a própria função exercida. O diagnóstico final deve ser usado para promover melhorias.

Defina objetivos para a ação de endomarketing

É como aquele ditado: “Para quem não sabe para onde vai, qualquer lugar serve”. É preciso ter um objetivo claro com a ação de endomarketing, afinal, assim é possível agir de forma centrada. O objetivo pode ser aumentar o desempenho da equipe, transformar os funcionários em promotores, aumentar o nível interno de satisfação, otimizar a retenção de talentos e assim por diante.

Inspire-se em exemplos de grandes corporações

Há muito tempo as grandes companhias investem em ações de endomarketing e os retornos foram muito significativos. Conhecer alguns exemplos pode ser uma ótima forma para buscar inspiração e criar ações personalizadas, que engajem o time.

Na Fiat, os funcionários são os primeiros a realizarem o teste-drive dos lançamentos. É uma atitude simples, mas que demonstra confiança e respeito. Busque por outros exemplos.

Inicie eventos e palestras motivacionais

É interessantes fugir dos treinamentos tradicionais e apostar em palestras e eventos mais descontraídos e que motivem os funcionários. Crie, por exemplo, o “Oscar” para o melhor funcionário do ano, uma proposta inovadora para engajar o time. Também vale iniciar palestras sobre liderança, propósito e alto desempenho, assuntos que motivam.

Ofereça recompensas inusitadas

Uma boa ação de endomarketing deve apresentar recompensas inusitadas e que sejam realmente desejadas pela equipe. Nesse sentido, uma ótima opção é a viagem de incentivo. Boas viagens deixam marcas inesquecíveis nos funcionários.

Porém, para aproveitar ao máximo as viagens e não ter dores de cabeça, é importante contar com uma agência especializada no assunto. Ela tem acesso às melhores rotas, preços e prazos para pagamento. Assim, fica mais fácil investir em marketing interno.

Agora você sabe como aplicar o endomarketing na empresa. Como se pode ver, com pequenos passos é possível iniciar uma estratégia para manter a equipe muito mais motivada e comprometida com os resultados. Os benefícios serão vistos em toda a empresa.

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